quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visita técnica e palestras integram segundo dia de atividades


Soltura de tartaruga do Tamar ao mar assistido pelos alunos

      Em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, no segundo dia de atividades, aproximadamente 25 alunos do campus de Acaraú do IFCE realizaram hoje (02/06), sob coordenação da professora de Biologia da casa, Rafaela Camargo, uma visita técnica ao Projeto de conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar), em Almofala, distrito de Itarema. Além disso, alunos participaram de corrida de orientação e de palestra sobre a sustentabilidade ambiental aplicada à Aquicultura e a Pesca, bem como sobre o desenvolvimento de medicamentos.
      A geógrafa do projeto Tamar, Lilian Mourão, trainee, explicou todos os equipamentos disponíveis de estudo e recuperação das tartarugas. Os alunos fizeram uma visita guiada, onde puderam conferir o museu da Aruanã (espécie de tartaruga), onde lhes foi explicado a alimentação, reprodução e os principais problemas que os répteis enfrentam. "Muitas vezes essas tartarugas ingerem lixo, como restos de rede de pesca, corda de nylon, papel de bombom, entre uma infinidade de outras coisas, que acabam colaborando para a mortandade dessas tartarugas." No espaço, também encontram-se expostas carapaças enormes dos répteis e fotografias, além de amostras de ovos. Para o espaço, são encaminhadas as tartarugas debilitadas para tratamento para depois serem soltas ao mar. No Tamar, os alunos também puderam ver alguns tanques com algumas espécies de tartaruga, além de discutir com a geógrafa acerca dos hábitos das mesmas. Os alunos prestigiaram a soltura de uma tartaruga que estava em tratamento no Projeto ao mar.
      Conforme a aluna do curso de Pesca, Eliete Costa de Oliveira, a visitação ao Tamar foi bastante importante, uma vez que "vi pela primeira vez uma tartaruga e como é importante a preservação destas para o equilíbrio ambiental."
Palestra com Prof. Rodrigo de Salles
      No campus, foi realizada uma corrida de orientação, sob coordenação da Professora de Educação Física, Samara Taveira. Pistas eram fornecidas aos alunos por meio de mapas  e bússolas, e a cada acerto, uma palavra era encontrada. Quem conseguisse formar a frase relacionada a conscientização ambiental recebia brindes institucionais do IFCE. A equipe ganhadora foi composta pelos alunos Francisco Carlos, Breno, Henrique e Anderson.
      Para Francisco Carlos, aluno do 1º semestre docurso Técnico em Aquicultura, a competição foi importante, uma vez que "ajuda a conscientizar a respeito da necessidade da preservação do meio ambiente de uma forma global e local, estimulando-nos como futuro profissionais atuarmos de forma sustentável e comprometida com o meio ambiente."
Palestra do Prof. Dr. Carlos Alberto
      O dia também foi repleto de palestras. O professor Rodrigo de Salles, da área de Pesca, ministrou palestra sobre sustentabilidade na área; o professor Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas, discorreu sobre a sustentabilidade aplicada na Aquicultura; o professor biólogo convidado Carlos Alberto Machado da Rocha, do Laboratório de Ciências do Mar relatou seu projeto de pesquisa que visa a descoberta de substâncias marinhas para manipulação e desenvolvimento de medicamentos anti-cancerígenos.



Serviço
Projeto Tamar - visitação pode ser feita todos os dias de 8h as 11h30min e de 13h30min as 17h (aos domingos funciona no intervalo do almoço).
Visitação gratuita.
Fone: (88)3667.2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário