segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aluno francês acompanhado de estudantes de Pernambuco visitam Acaraú

      Cerca de 12 alunos do curso de Zootecnia do Instituto Federal - Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE), campus de Petrolina, visitaram Acaraú, sob a coordenação do professor Francisco Messias Alves Filho, da área de produção e nutrição de não-ruminantes. O grupo visitou a fazenda de camarão e estaleiro em Acaraú acompanhados pelos professores Márcio Bezerra e Max William, de Recursos Pesqueiros e Aquícolas e Geórgia Lima, de Turismo, ambos do campus de Acaraú do IFCE.
      No período da manhã, o grupo visitou um estaleiro particular da região, no bairro Camboa, às margens do Rio Acaraú, onde o professor Max William explicou os materiais em que são fabricadas as embarcações de pesca, motores utilizados, artefatos usados (como manzuás) na pesca, o custo na fabricação e de venda dos barcos. O grupo foi repeccionado por Tatiane, esposa do proprietário do estaleiro.
      No período da tarde, foi visitada a fazenda de camarão Joli Aquicultura, situada próxima a Praia de Arpoeiras (Acaraú), o professor Márcio Bezerra, do campus de Acaraú, explicou os procedimentos operacionais do cultivo, as análises realizadas, o mercado de camarão em nível nacional e estadual, bem como as técnicas utilizadas nos processos de engorda da carcinicultura na região.
      O professor Max William explicou que a experiência por que passou o grupo de Zootecnia foi enriquecedora a sua formação profissional, uma vez que “nunca tinham estado numa fazenda de cultivo de camarão, além de terem oportunizado o contato dos alunos com uma nova realidade”. No grupo estava presente o aluno francês Máxime Bolle pertence a uma escola de ensino profissionalizante européia. Sua visita faz parte de uma cooperação técnica internacional entre os institutos federais do Brasil e da França. “Ter conhecido a aqüicultura no Brasil e, em especial, no Ceará, foi uma experiência fantástica”, afirma Máxime, que até aproveitou para velejar de caiaque dentro dos viveiros de produção da fazenda simulando uma oferta de ração aos camarões.
      Além disso, o professor Márcio Bezerra, do campus de Acaraú, que também é coordenador de extensão e relações empresariais, firmou uma parceria com o professor Francisco Messias Alves Filho do campus de Petrolina do IF Sertão-PE, por meio do qual será oportunizada a visita dos alunos do campus de Acaraú aos campi de Petrolina e Paulo Afonso do IFPE, para que os discentes tomem contato com as pesquisas e realidades na área. Na imagem, fachada do campus do IFCE em Acaraú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário