sexta-feira, 21 de setembro de 2012

IFCE, UMA INSTITUIÇÃO VISIONÁRIA

Monteiro de Souza
Autor do artigo


Há exatamente cento e três anos, precisamente no dia vinte e três de setembro de 1909, o Presidente da República, Nilo Peçanha, através do decreto número7566, num momento de extraordinária lucidez e quase mediunidade, plantou a semente que mais tarde revolucionaria o ensino profissionalizante no Brasil.
Essa prodigiosa iniciativa permitiu que muitos jovens, como eu, oriundos das camadas mais sofridas da sociedade brasileira, pudessem romper os grilhões da miséria, abrir portas para a conquista da dignidade, da esperança, do respeito, e mais que isso, proporcionou o preparo do cidadão, para que pudéssemos participar efetivamente da construção de um país mais justo e igualitário.
Referência em educação profissionalizante no país, respeitado pela comunidade empresarial e reconhecido como uma das poucas entidades públicas de ensino que cumprem plenamente a sua missão educativa, o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, é motivo de orgulho para todos os brasileiros, e particularmente, para nós cearenses.
Sua trajetória no Ceará começa com a Escola de Aprendizes Artífices (1909), Escola Industrial de Fortaleza (1942), Escola Técnica Federal do Ceará (1968), Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (1999), e finalmente, em 2008, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
Ao longo dos seus cento e três anos de existência, arraigou-se no cerne desta instituição, em todo o Brasil, uma cultura de preservação de princípios e valores que a tornou líder em educação, admirada por todos, deixou marcas indeléveis no nosso país, gerou um sem número de personalidades, passou por vários ciclos de vida, e com resiliência superou todas as tentativas de desvio da sua vocação primeira, tornando-se um exemplo a ser seguido para redenção da educação brasileira.
Iniciei a minha vida profissional a partir da conclusão do curso de telecomunicações na antiga Escola Técnica Federal do Amazonas. Projetei-me profissionalmente e socialmente graças à formação técnica e cidadã recebida do hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Como se não bastasse, tive a honra de dar minha humilde contribuição como professor, e hoje como diretor do Campus Avançado de Tianguá, pertencente a esta visionária instituição, colaboro para transformar em realidade o sonho de muitos jovens do interior cearense.
Aqui no Ceará tive o privilégio de participar da transformação da Escola Técnica Federal do Ceará, em Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, enriquecendo o meu currículo com o exemplo de dedicação e obstinação de ex-alunos, que com seus talentos e devoção à instituição dedicam suas vidas para a manutenção da excelência do ensino profissionalizante no Ceará, numa prova irrefutável de que as instituições nada mais são do que as pessoas que delas fazem parte.
Claudio Ricardo, Samuel Brasileiro, Mauro Oliveira, Antonio Moisés, Gilmar Lopes, Amilton Nogueira que se tornaram dirigentes desta admirável instituição, são apenas uma pequena  amostra, de inúmeros, ex-alunos que estão entre os 894 professores e 679 técnicos administrativos que com suas competências e denodo, conduzem esta irreversível revolução do ensino tecnológico em nosso Estado, nos 18 CAMPI ( seis em implantação ), 11 CAMPI AVANÇADOS, 50 CENTROS DE INCLUSÃO DIGITAL, 2 NÚCLEOS DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA e dos 20 POLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, numa prova inequívoca de talento e comprometimento de todos que fazem esta vitoriosa instituição de ensino.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. HÁ MAIS DE UM SÉCULO FORMANDO PROFISSIONAIS CIDADÃOS PARA O CEARÁ.
    
 Monteiro de Souza.
 Professor / Consultor
 Diretor do IFCE - Campus Avançado de Tianguá
 E-mail: monteiro@ifce.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário