sábado, 15 de setembro de 2012

Docentes do campus de Acaraú do IFCE têm aprovados projetos de iniciação científica

Professores Rafaela e Pedro Hermano, em feira na
Escola Thomaz Pompeu, em Acaraú

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o resultado final do Programa de Bolsas de Iniciação Científica, com a relação dos projetos que serão financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e  Funcação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Três docentes do campus de Acaraú tiveram seus projetos aprovados.
A professora Rafaela Maia, da área de Biologia, aprovou o projeto “Produção de serapilheira e o papel do macrodetritívoros na sua degradação em bosques de mangue com diferentes níveis de perturbação antrópica”. O professor Pedro Hermano, por sua vez, aprovou o projeto “Determinação de hidrocarbonetos policlínicos aromáticos em amostras de águas de produção petrolífera por micro-extração em fase sólida”.
Já os professores Nizomar Gonçalves e Henrique do Nascimento Camelo, ambos da área de Física, tiveram aprovados respectivamente os projetos “Síntese de nanopartículas de ferritas de níquel e de cobalto pelo método sol-gel proteico e sua caracterização”; e o projeto "Comparação de Potencial Eólico em Regiões Geograficamente distintas do Estado do Ceará".
Concorreram 113 projetos de professores de vários campi do IFCE, sendo selecionados 90 projetos que serão financiados pelo CNPq e Funcap, instituições de fomento de pesquisa. Os professores cujos projetos foram aprovados deverão entregar a Documentação na Pró-Reitoria, em Fortaleza até o dia 24 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário