quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Informe do Consup

Rede Federal na Finlândia
O reitor Cláudio Ricardo representará o Conif para divulgar a rede federal de Educação Profissional e Tecnológica em viagem internacional à Finlândia – país destaque com a melhor educação do mundo. Na oportunidade, visitará universidades e empresas locais para intercâmbio de experiências em gestão e divulgação da rede.

Conselho aprova projeto pedagógico de mestrado em Alimentos
Projeto pedagógico do curso de mestrado em Tecnologia em Alimentos, do campus de Limoeiro do Norte, obtendo aprovação dos conselheiros.

Aprovação de projetos pedagógicos de cursos
Foram aprovados os projetos pedagógicos dos cursos técnico em Instrumento Musical (campus de Fortaleza), bacharelado em Turismo (campus de Fortaleza) e especialização lato sensu em Segurança Alimentar (campus de Limoeiro do Norte).

Alteração da alínea “a” do artigo 79º do ROD
Proposta de alteração da alínea “a” do artigo 79º do Regulamento de Organização Didática (ROD) foi aprovada. O dispositivo passará a ter a seguinte redação: “ministrar aulas de acordo com o disposto no edital regulador do respectivo concurso ao qual o docente se submeteu”.

Regulamentos do PIBIC, PIBIC Júnior e PIBITI aprovados
Os regulamentos dos programas institucionais de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Júnior) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) foram apresentados e aprovados em votação.

Progressão docente
O presidente destacou a prudência do Conselho em submeter a questão da progressão docente à análise do MPOG que diz: “as progressões por desempenho acadêmico continuam ocorrendo com o cumprimento pelo docente no interstício de 2 (dois) anos, porém, não haverá progressão por titulação, de uma classe para outra, por não existir na nova estrutura exigências de níveis de escolaridades distintos para cada classe”. A notificação está de acordo com o parecer nº 252 da Advocacia Geral. A submissão do Conselho para essa análise legal foi ressaltada como positiva pelo presidente.

Informes...
...do Presidente
- O presidente do Conselho, reitor Cláudio Ricardo, participou como expositor no Seminário Educação Profissional Técnica de Nível Médio para Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, visando à criação de políticas públicas para promover a oferta de cursos de nível técnico na área da saúde. A rede federal conta com 108 campi que ofertam cursos deste gênero, com destaque para o curso de recuperação de dependentes químicos;
- O presidente do Conselho participou de audiência no Senado Federal que discutiu proposta de destinação de 50% do Fundo Social, resultados do pré-sal, para a educação básica, superior e tecnológica;
- Em reunião do Conif, nos dias 5 e 6 de setembro, foi discutido o Programa Ciência sem Fronteiras, o qual ofertará 15 mil bolsas de intercâmbio para a Rede Federal;
- O Conif intermediou reuniões entre o comando nacional de greve e o Governo, cujas propostas tratadas serão encaminhadas para as bases com o intuito de discuti-las em plenárias.
...dos Conselheiros
- O conselheiro Nunes Holanda, um dos representantes da entidade dos trabalhadores, informou que no dia 12 de setembro haverá assembléia do sindicato para discutir as propostas sobre a greve;
- Roberto Henrique, um dos representantes dos docentes, solicitou que os cursos que sofrerem algum tipo de modificação passem pelo Conselho Superior;
- João Bráulio, um dos representantes dos egressos, solicitou informes sobre a rede CERTIFIC.
- O conselheiro Cícero Moura, um dos representantes do setor público, informou que a Petrobrás realizou uma palestra no IFCE, no dia 11 de setembro, sobre o projeto profissões do futuro, com o intuito de divulgar carreiras técnicas do setor de petróleo e gás.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário