terça-feira, 27 de setembro de 2011

Embaixada dos EUA garante agilidade na concessão dos vistos de estudante

As 4 mil bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) oferecidas pelo CNPq às instituições brasileiras de ensino devem ser implementadas no máximo até março de 2012. A fim de evitar atrasos que possam vir a comprometer o cumprimento desse prazo, todos os candidatos devem estar cientes dos preparativos necessários para suas viagens ao exterior. Na expectativa de que o interesse em estudar nos EUA seja grande, a obtenção do visto de entrada naquele país é uma das etapas a ser cumprida por boa parte desses candidatos.

Com a preocupação de inteirar-se sobre os procedimentos envolvidos, a equipe do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq esteve reunida ontem (13/09) com o corpo consular da Embaixada do Estados Unidos em Brasília. De acordo com o Vice-Cônsul Joseph Geraghty, os brasileiros que pretendem estudar nos EUA têm prioridade no agendamento das entrevistas, podendo marcá-las para a Embaixada em Brasília ou para qualquer um dos consulados norte-americanos no Brasil (em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) normalmente com até duas semanas de antecedência . Caso haja necessidade de uma agilidade maior, o estudante pode fazer o agendamento por meio do "Serviço de Emergência", adiantando ainda mais a entrevista. Após a aprovação do visto, o passaporte é entregue no endereço de residência do estudante, em poucos dias.

Informações mais detalhadas sobre as modalidades de visto destinadas aos estudantes estão disponíveis na página da Embaixada, por meio dos seguintes endereços:

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/students.html
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/exchange.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário