terça-feira, 27 de setembro de 2011

IFCE destacou-se em evento na Finlândia

O perfil sócio econômico, as possibilidades e os desafios do Brasil - sétima economia do mundo - chamaram atenção de universidades europeias durante Conferência das Universidades de Ciências Aplicadas da União Européia (UE), realizado na Finlândia, este mês. Considerado país emergente, o Brasil foi apresentado pelo reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Cláudio Ricardo Gomes de Lima, que representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif) durante o evento.

O IFCE, representado pelo pró-reitor de Extensão, Gutenberg Albuquerque Filho, foi a única instituição de fora da Europa a participar da conferência, por meio de convite do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A apresentação realizada pelo reitor traçou o panorama brasileiro retratando como a educação pode contribuir para o crescimento social e econômico, especialmente a partir de o processo de expansão em rede experimentado pelos Institutos Federais do país nos últimos anos.

A exposição abordou os resultados de promover uma interiorização da educação profissional e tecnológica, que há bem pouco tempo era concentrada nas capitais brasileiras. A conferência rendeu ao IFCE o intercâmbio com entidades européias, tendo sido bastante procurado por membros da Rede de Universidades de Ciências Aplicas da União Européia (UASNET) com o intuito de conhecer in loco a estrutura dessa estrutura de educação em rede realizada no Brasil.

De acordo com o pró-reitor Gutenberg Filho, “países como Irlanda, Holanda, França, Portugal e Finlândia mostraram interesse de imediato em estabelecer laços com o Brasil o que gera desdobramentos como visitas técnicas e parcerias em projetos e pesquisas”. Oportunamente, Gutenberg conheceu universidades politécnicas europeias de ciências aplicadas, trazendo experiências como o processo de patenteamento utilizado que viabiliza parcerias para a mercantilização do que é produzido no meio acadêmico.

Em encontro com o embaixador do Brasil na Finlândia, o reitor e o pró-reitor do IFCE receberam total apoio da embaixada no que diz respeito à aproximação da Rede Federal de Educação Profissional brasileira às instituições finlandesas. Para o reitor Cláudio Ricardo, os resultados obtidos na missão à Finlândia são práticos. "Nos próximos dias, será assinado um memorando de entendimento entre a UASNET e a Rede Federal, por intermédio do Conif. O memorando incluirá a cooperação científica e tecnológica, além da mobilidade de estudantes e professores", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário