Na mesma data em que o Instituto Federal do Ceará (IFCE) completou 102 anos, a comunidade do município de Crateús recebeu oficialmente mais uma unidade da instituição. O campus de Crateús, já em plena atividade, foi entregue nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, às 16h, em comemoração ao aniversário do IFCE.
Participaram da solenidade o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, o diretor-geral do campus de Crateús, Francisco Charles Teixeira de Vasconcelos, o senador José Pimentel, o prefeito do município, Carlos Felipe Saraiva Beserra, outras autoridades e convidados.
O campus de Crateús, que hoje atende a 226 alunos, oferece os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas áreas de Química e de Edificações. O curso superior oferecido é a Licenciatura em Matemática, estando prevista a implantação de outras graduações nos próximos anos.
O terreno da unidade do IFCE no município totaliza 60.083,60 m², com área construída de 6.838 m². O espaço é composto de sete laboratórios, dez salas de aulas, quadra polierportiva, blocos de ensino e de administração, auditório, biblioteca, restaurante universitário e cantina.
Inaugurado oficialmente e de forma virtual no dia 29 de novembro de 2010 pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, simultaneamente com outros Institutos Federais, o campus de Crateús representou investimentos na ordem de R$ 11,8 milhões.
Terceira fase
A expansão dos institutos federais já está em sua terceira fase, com anúncio recente feito pela presidenta Dilma Roussef. A ampliação contemplou o Ceará com mais seis unidades, que serão instaladas nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru. O IFCE que comemora 102 anos de existência, passará a ter 29 unidades (entre campus e campus avançado) espalhadas pelo Estado do Ceará, atendendo a todas as regiões, de acordo com a vocação de cada uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário