sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Confira mais um vídeo institucional do campus de Acaraú do IFCE

Segue mais um vídeo! Vale a pena conferir!
Veja depoimento do diretor do campus de Acaraú do IFCE, Prof. Amilton Nogueira, e do Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, no primeiro processo seletivo do campus, sobre a importância da implantação deste equipamento educacional para a região.

Informe da Comissão Coordenadora de Concursos do IFCE

A Comissão de Concursos do IFCE informa que, em virtude da greve dos bancários, os candidatos ao Exame de Seleção 2012-1, inscritos até sexta-feira (30/09/2011) e com boletos a serem pagos no Banco do Brasil, deverão aguardar nova data para pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO: O prazo para inscrição não será prorrogado (30/09).

Campus de Acaraú continua a realizar confirmações de inscrição

         “Eu me inscrevi no exame de seleção para o curso Técnico em Pesca para aperfeiçoar meus conhecimentos e conquistar uma vaga no mercado de trabalho”. Essa frase foi dita por Nágila de Sousa Gomes, de 21 anos, na confirmação da sua inscrição ao exame do campus de Acaraú do IFCE nesta sexta-feira (30/9).
         A candidata, que reside na Ilha dos Coqueiros (Acaraú-CE), diz que a economia do local é baseada na pesca e que com os conhecimentos a serem adquiridos na sede do IFCE, pretende ajudar sua comunidade. “Meu pai é pescador há mais de 32 anos, e como ele, há muitos que dependem da pesca para sobreviver”.
         Nágila é uma dos candidatas que veem no IFCE a oportunidade de adquirir uma formação profissional e tecnológica de qualidade para mudar a sua realidade. Hoje é o último dia de inscrição para os cursos técnicos em Pesca, Aqüicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar. As inscrições são realizadas por meio do site qselecao.ifce.edu.br. Podem inscrever-se candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam cursando o 3º ano. Os cursos são públicos e gratuitos.
         Em virtude da greve dos bancários, os candidatos ao Exame de Seleção com boletos a serem pagos no Banco do Brasil, deverão aguardar nova data para pagamento da taxa de inscrição. As inscrições não serão prorrogadas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682. Na imagem, Nágila fazendo sua confirmação de inscrição com o Coordenador de Controle Acadêmico, Geraldo Júnior.

Pré-Técnico beneficia alunos da rede pública de Acaraú

Melhorar o nível de conhecimentos dos alunos que ingressarão nos cursos técnicos do IFCE, além de permitir ao aluno das licenciaturas, familiarizar-se com a prática docente. Esses são os principais objetivos do Pré-Técnico, que será ofertado pelo campus de Acaraú do IFCE a alunos do 3º ano do Ensino Médio da região. Esses estudantes serão preparados para ingressarem nos cursos do IFCE, assistindo aulas das disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Química. Os alunos assistirão às aulas do Pré-Técnico no contra-turno em que estudam no ensino regular.
As aulas serão ministradas por oito graduandos dos cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE, que receberão, cada qual, uma bolsa de trabalho, no valor de meio salário mínimo. São ofertadas quatro turmas de 25 alunos, sendo duas pela manhã e duas pela tarde. O curso terá duração de três meses (12 semanas).
As aulas das primeiras turmas iniciam já na próxima semana, e estão sendo beneficiados nesta fase de implantação do projeto os alunos do Liceu de Acaraú e da Escola de Ensino Médio Vicente de Paula da Costa, em Juritianha (distrito de Acaraú). As aulas acontecem no prédio do campus e na escola de Juritianha.
Segundo o coordenador do projeto, o professor Eugenio Pacelli, o Pré-Técnico dá suporte aos alunos de Acaraú e região na busca de uma melhor preparação para quem aspira ingressar num curso técnico do IFCE. “A expansão do IFCE criou vagas para estudantes do interior que antes não tinham nenhuma perspectiva de continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio em sua própria cidade e é importante prepará-los para serem capazes de preencherem essas vagas”. Para maiores informações sobre o Pré-técnico: (88)3661.1682. Na imagem, o professor Eugênio Pacelli, coordenador do projeto.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nota de esclarecimento

         O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Acaraú, vem a público para reforçar aos candidatos do exame de seleção aos cursos técnicos para o semestre 2012.1 que as inscrições no processo seletivo serão realizadas impretererivelmente até o dia 30 de setembro, no site qselecao.ifce.edu.br. Os candidatos não serão prejudicados pela greve deflagrada pelos bancários do Banco do Brasil, onde deve ser paga a Guia de Recolhimento da União (GRU). No campus, situado vizinho ao Fórum de Acaraú, as documentações dos candidatos estão sendo recebidas das 8h às 12h e das 14h às 17h. Maiores esclarecimentos: (88)3661.1682 - Falar com Geraldo (Coordenação de Controle Acadêmico).

Nota de esclarecimento

         O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) esclarece que a paralisação das atividades letivas decorrente do movimento grevista não acarretará prejuízo ao corpo discente no que tange ao cumprimento da carga horária e ao conteúdo programático previsto para o semestre. Terminada a greve, as atividades serão imediatamente retomadas, com base no novo calendário acadêmico a ser elaborado pelas diretorias de ensino dos campi, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

IFCE destacou-se em evento na Finlândia

O perfil sócio econômico, as possibilidades e os desafios do Brasil - sétima economia do mundo - chamaram atenção de universidades europeias durante Conferência das Universidades de Ciências Aplicadas da União Européia (UE), realizado na Finlândia, este mês. Considerado país emergente, o Brasil foi apresentado pelo reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Cláudio Ricardo Gomes de Lima, que representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif) durante o evento.

O IFCE, representado pelo pró-reitor de Extensão, Gutenberg Albuquerque Filho, foi a única instituição de fora da Europa a participar da conferência, por meio de convite do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A apresentação realizada pelo reitor traçou o panorama brasileiro retratando como a educação pode contribuir para o crescimento social e econômico, especialmente a partir de o processo de expansão em rede experimentado pelos Institutos Federais do país nos últimos anos.

A exposição abordou os resultados de promover uma interiorização da educação profissional e tecnológica, que há bem pouco tempo era concentrada nas capitais brasileiras. A conferência rendeu ao IFCE o intercâmbio com entidades européias, tendo sido bastante procurado por membros da Rede de Universidades de Ciências Aplicas da União Européia (UASNET) com o intuito de conhecer in loco a estrutura dessa estrutura de educação em rede realizada no Brasil.

De acordo com o pró-reitor Gutenberg Filho, “países como Irlanda, Holanda, França, Portugal e Finlândia mostraram interesse de imediato em estabelecer laços com o Brasil o que gera desdobramentos como visitas técnicas e parcerias em projetos e pesquisas”. Oportunamente, Gutenberg conheceu universidades politécnicas europeias de ciências aplicadas, trazendo experiências como o processo de patenteamento utilizado que viabiliza parcerias para a mercantilização do que é produzido no meio acadêmico.

Em encontro com o embaixador do Brasil na Finlândia, o reitor e o pró-reitor do IFCE receberam total apoio da embaixada no que diz respeito à aproximação da Rede Federal de Educação Profissional brasileira às instituições finlandesas. Para o reitor Cláudio Ricardo, os resultados obtidos na missão à Finlândia são práticos. "Nos próximos dias, será assinado um memorando de entendimento entre a UASNET e a Rede Federal, por intermédio do Conif. O memorando incluirá a cooperação científica e tecnológica, além da mobilidade de estudantes e professores", afirma.

Professora do campus de Acaraú participa de Congresso em Recife

A professora Amaurícia Lopes, da área de Turismo e Eventos do campus de Acaraú do IFCE participou do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), ocorreu de 2 a 6 de setembro, em Recife, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).  
O congresso reuniu pesquisadores brasileiros e do exterior em um fórum científico interdisciplinar para refletir sobre o tema “Quem tem medo da pesquisa empírica?” Foram abordados temas relevantes e emergentes da área de Comunicação, por meio de conferências, seminários, simpósios, comunicações livres e Grupos de Pesquisa.
 A professora Amaurícia Lopes, do campus de Acaraú, participou do Grupo de Trabalho (GT) “Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local”. Além disso, realizou uma exposição sobre pesquisa experimental intitulada “promoção de eventos e desenvolvimento local: o caso do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga”.
A participação da professora Amaurícia foi oportunizada pela Direção Geral do campus, por meio da liberação de diárias que ajudaram na estadia da professora em Recife. A direção também autorizou a sua liberação para participação no Congresso.

Nota de esclarecimento

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem a público lembrar aos candidatos isentos e não isentos inscritos no exame de seleção aos cursos técnicos referente ao semestre 2012.1, que devem realizar suas inscrições no site qselecao.ifce.edu.br, imprimir protocolo de inscrição e entregar comprovante no prédio do campus do IFCE, situado vizinho ao Fórum de Acaraú. O não comparecimento do candidato indeferirá sua inscrição, impossibilitando-o de submeter-se a prova de conhecimentos gerais e redação. Com a greve, apenas as aulas da unidade estão paralisadas, mas o atendimento ao público externo e os serviços essenciais continuam a ser realizados normalmente.

Comunicação e Eventos
IFCE/ Campus de Acaraú

Confira o edital aqui!

Embaixada dos EUA garante agilidade na concessão dos vistos de estudante

As 4 mil bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) oferecidas pelo CNPq às instituições brasileiras de ensino devem ser implementadas no máximo até março de 2012. A fim de evitar atrasos que possam vir a comprometer o cumprimento desse prazo, todos os candidatos devem estar cientes dos preparativos necessários para suas viagens ao exterior. Na expectativa de que o interesse em estudar nos EUA seja grande, a obtenção do visto de entrada naquele país é uma das etapas a ser cumprida por boa parte desses candidatos.

Com a preocupação de inteirar-se sobre os procedimentos envolvidos, a equipe do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq esteve reunida ontem (13/09) com o corpo consular da Embaixada do Estados Unidos em Brasília. De acordo com o Vice-Cônsul Joseph Geraghty, os brasileiros que pretendem estudar nos EUA têm prioridade no agendamento das entrevistas, podendo marcá-las para a Embaixada em Brasília ou para qualquer um dos consulados norte-americanos no Brasil (em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) normalmente com até duas semanas de antecedência . Caso haja necessidade de uma agilidade maior, o estudante pode fazer o agendamento por meio do "Serviço de Emergência", adiantando ainda mais a entrevista. Após a aprovação do visto, o passaporte é entregue no endereço de residência do estudante, em poucos dias.

Informações mais detalhadas sobre as modalidades de visto destinadas aos estudantes estão disponíveis na página da Embaixada, por meio dos seguintes endereços:

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/students.html
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/exchange.html

sábado, 24 de setembro de 2011

IFCE inscreve para Ciência Sem Fronteiras

            A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFCE informa que estão abertas as inscrições e pré-seleção de alunos que desejam candidatar-se ao Programa “Ciência Sem Fronteiras – Graduação - sanduíche nos Estados Unidos”. Por meio de chamada pública da CAPES Nº 01/2011. O objetivo do programa é oferecer oportunidade de estudo a discentes brasileiros em universidades de excelência, bem como oferecer a possibilidade de estágio programado de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade.
Podem inscrever-se alunos de graduação do IFCE, com prioridade nas seguintes áreas:
. São prioritárias as seguintes áreas e temas de estudo para que os alunos
realizem disciplinas e/ou estágio nos Estados Unidos da América:
a) Engenharias e demais áreas tecnológicas;
b) Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências;
c) Ciências Biomédicas e da Saúde;
d) Computação e tecnologias da informação;
e) Tecnologia Aeroespacial;
f) Fármacos;
g) Produção Agrícola Sustentável;
h) Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
i) Energias Renováveis;
j) Tecnologia Mineral;
k) Biotecnologia;
l) Nanotecnologia e Novos materiais;
m) Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
n) Biodiversidade e Bioprospecção;
o) Ciências do Mar;
p) Indústria criativa;
q) Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
r) Formação de Tecnólogos.

         As inscrições serão recebidas, exclusivamente, no período de 19 de agosto a 23 de setembro de 2011, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Pró-reitoria de
Pesquisa e Inovação, na Reitoria do IFCE, na avenida Treze de Maio, Nº 2081, bairro Benfica, em Fortaleza. Os alunos selecionados receberão uma bolsa da CAPES no valor de US$ 1.800 mensais.


Dúvidas: (85) 3307. 3729

Campus de Maracanaú inscreve para eventos científicos

         
     De 9 a 11 de novembro, o campus de Maracanaú do IFCE será palco do X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE, o X Encontro de Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica e o V Simpósio de Inovação Tecnológica. Três eventos muito importantes a instituição e a toda a Comunidade Acadêmica. Os eventos têm por objetivo promover a integração entre discentes e docentes do IFCE e de outras instituições de pesquisa mediante a apresentação e divulgação dos trabalhos de pesquisa de iniciação científica e tecnológica e de pós-graduação e projetos considerados de inovação tecnológica, de maneira a contribuir para a ampliação das oportunidades de aprendizagem e fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. As inscrições serão realizadas no período de 4 de outubro a 5 de novembro. No dia 28 de setembro, serão divulgados os trabalhos aprovados.

      Podem participar pessoas com os seguintes perfis:

  • ·         Professores pesquisadores do IFCE e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), professores da educação básica, integrantes ou não de grupos de pesquisa já consolidados.
  • ·         Professores do IFCE e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), atualmente cursando pós-graduação: LATO ou STRICTO SENSU.
  • ·         Estudantes do IFCE e de outras Instituições de Ensino Superior(IES), pertencentes aos cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas, bem como estudante de graduação de outras IES.
  • ·         Empresários estado do Ceará do diversos setores da economia com foco em inovação tecnológica para seus produtos e/ou processos. 

                   Confira aqui maiores informações!

IFCE completa 102 anos com entrega do campus de Crateús

Na mesma data em que o Instituto Federal do Ceará (IFCE) completou 102 anos, a comunidade do município de Crateús recebeu oficialmente mais uma unidade da instituição. O campus de Crateús, já em plena atividade, foi entregue nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, às 16h, em comemoração ao aniversário do IFCE.

Participaram da solenidade o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, o diretor-geral do campus de Crateús, Francisco Charles Teixeira de Vasconcelos, o senador José Pimentel, o prefeito do município, Carlos Felipe Saraiva Beserra, outras autoridades e convidados.

O campus de Crateús, que hoje atende a 226 alunos, oferece os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas áreas de Química e de Edificações. O curso superior oferecido é a Licenciatura em Matemática, estando prevista a implantação de outras graduações nos próximos anos.

O terreno da unidade do IFCE no município totaliza 60.083,60 m², com área construída de 6.838 m². O espaço é composto de sete laboratórios, dez salas de aulas, quadra polierportiva, blocos de ensino e de administração, auditório, biblioteca, restaurante universitário e cantina.

Inaugurado oficialmente e de forma virtual no dia 29 de novembro de 2010 pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, simultaneamente com outros Institutos Federais, o campus de Crateús representou investimentos na ordem de R$ 11,8 milhões.

Terceira fase 

A expansão dos institutos federais já está em sua terceira fase, com anúncio recente feito pela presidenta Dilma Roussef. A ampliação contemplou o Ceará com mais seis unidades, que serão instaladas nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru. O IFCE que comemora 102 anos de existência, passará a ter 29 unidades (entre campus e campus avançado) espalhadas pelo Estado do Ceará, atendendo a todas as regiões, de acordo com a vocação de cada uma. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sobre o amigo Vicente. Vítima de nós mesmos

Independe de ter conseguido o que se chama de "sucesso", Vicente já era um vencedor: era humano, simples, sem arrogância e prepotência - estes últimos, atributos de muitos que conseguem um passinho qualquer na tão sonhada "escalada profissional". Creio que essa vaidade não estava nos planos de nosso querido amigo - antes, fazia parte do "seguir a vida, lutando". Digo, nesse caso, lutando com esperança n'alma e sorriso nos lábios - era essa a caricatura que Vicente a mim transmitia.

Injustamente, matamos Vicente. A sociedade matamos Vicente. Somos tod@s assassinos de Vicente. Não fomos nós quem puxou o gatilho, mas foi nossa omissão que deixou isso acontecer. A violência se anuncia há muito tempo. E o que fazemos? Trancamo-nos em nossas salas, a desenvolver nossos projetos e pesquisas, esquecendo que do lado de fora há fome e um mundo entregue à sorte - melhor, digo, pior, ao azar - de muitos.

Mas, há um momento, no transcorrer de casa para o trabalho, que entramos em contato com esse "mundo cruel" - que é também mundo nosso e nosso mundo. Talvez, culpados não por atos, mas por omissão. Continuo com a máxima "se houve violência, antes, em algum momento, houve injustiça". E quem deveria ter mantido a justiça?

Fico pensando: será que estaríamos tão indignados, se a vítima fosse um cidadão desconhecido a tod@s nós? Será que nossa indignação não é, também, o mero individualismo que nos caracteriza? Será que, de modo análogo, a triste partida de nosso amigo Vicente interessa a quem não teve o prazer de conhecê-lo tão de perto? Será que a vítima do amanhã, caso não seja de nosso convívio, nos comoverá?

No momento, nos cabe o conforto aos familiares e preces pela alma do bom amigo. Que Deus tenha piedade de tod@s nós. Amém.
 
Prof. Davis Macêdo - IFCE
Homenagem ao Prof. Vicente, do IFCE/ Campus Sobral, assassinado nesta quarta-feira (21/9) na Praça da Gentilândia, em Fortaleza.

Convocação dos alunos!

         Desde já, convocamos os alunos de todos os campi do IFCE, para participarem das assembléias dos servidores e professores. A presença de todos é de fundamental impotância para a contribuição e aprimoramento das metodologias de combranças prestadas ao Governo Federal, e as atividades educacionais requeridas pelo corpo discente, em especial o de ACARAÚ !!!!!!
POR: Leandro Oliveira (aluno do curso de Licenciatura em Física - IFCE/ Campus de Acaraú)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Artigo. A culpa não é da carcinicultura

       A busca por um modelo de produção sustentável que integre geração de emprego e renda, otimização do uso do capital e dos recursos naturais e desenvolvimento humano é o grande desafio do setor primário brasileiro. Integra-se a este setor, o cultivo de camarões marinhos no Brasil que apareceu nos meados da década de 70 e consolidou sua escala de produção e maturidade no início dos anos 2000 no Nordeste Brasileiro, e em especial, no Estado do Ceará.
      O debate sobre a sustentabilidade ambiental da carcinicultura marinha brasileira encontra-se ideologizado há pelo menos dez anos, e sem dúvida tem sido um dos grandes responsáveis no impedimento da racionalização desse debate entre os grupos de interesse envolvidos, em detrimento da utilização de fundamentação técnica e científica para subsidiar acusações e defesas destes grupos, o que acarreta diretamente no comprometimento da gestão executiva pelo poder público dos recursos naturais onde a carcinicultura está inserida, além de confundir a opinião pública.
     Estudos técnico-científicos recentes têm mostrado, claramente, que temos novas informações que além de qualificarem para melhor esse debate, excessivamente, ideologizado por preservacionistas e conservacionistas, trazem conclusões e evidências que comprovam que os impactos de natureza ambiental da carcinicultura não indicam comprometimento das funções ambientais dos ecossistemas que a própria atividade depende para seu sucesso. Tanto nos padrões de ocupação das áreas desses ecossistemas quanto na qualidade de águas dos estuários que recebem os efluentes, em função da pequena proporção do seu volume e vazão comparados com os volumes de renovação de marés diários, além da magnitude do aporte de outras atividades econômicas tradicionais, e de efluentes domésticos de áreas urbanas e industriais.
   Tais evidências científicas contrapõem o estigma ou mito criado de “grande vilão” da zona costeira do Ceará e do Brasil que foi ideologicamente transferido para a atividade sem a devida fundamentação. Numa discussão de cunho técnico e científico é importante distinguir entre posicionamentos técnicos e opiniões leigas, e observarmos com atenção as referências e critérios utilizados para a avaliação correta dos reais impactos da atividade sem cairmos em generalizações.
   Para concluir, é importante que busquemos nesse processo de consolidação da aquicultura, em especial, da carcinicultura, uma cultura periódica de identificar problemas potenciais relativos à atividade que existem e podem ser minimizados, em consonância com a busca de soluções sustentáveis com informações técnico-científicas na vasta bibliografia que existe sobre o assunto para podermos aproveitar nosso potencial ambiental e desfrutar com prudência e desenvolvimento essa reconhecida atividade produtiva em nossa zona costeira cearense.

Artigo escrito pelo Prof. Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas - IFCE/ Campus de Acaraú, publicado no jornal O Povo na segunda-feira (19/9)

Nota de pesar


A Direção Geral e a Comunidade Acadêmica do Campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem prestar solidariedade à família e entes queridos do Professor Vicente de Paulo Miranda Leitão, do Campus de Sobral do IFCE, falecido nesta quarta-feira (21/9). E elevar a memória do docente, que tão prestimosa contribuição trouxe a esta Instituição.

Atenciosamente,         

Prof. Amilton Nogueira de Vasconcelos
Diretor Geral
IFCE/ Campus de Acaraú

IFCE. Comemoração dos 102 anos de existência

        
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará comemorou nesta terça-feira (20/9), 102 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizado na data, no campus de Fortaleza  no auditório Iran Raupp, uma missa de ação de graças, seguida de uma homenagem aos servidores aposentados do IFCE.
O Campus de Acaraú parabeniza a Instituição e todos os alunos e a comunidade acadêmica dos seus 22 campi pela data, reafirmando o desejo da perpetuação desse trabalho tão importante desenvolvido no Estado do Ceará, oportunizando Educação Profissional e Tecnológica de qualidade, com um ensino público e gratuito de excelência.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Inscrições para exame de seleção iniciam na próxima segunda-feira

         O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o edital para o exame de seleção aos cursos técnicos referente ao semestre 2012.1. O edital pode ser conferido pelo endereço http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1320 e também está disponível no prédio do campus, situado vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú. Para o turno da manhã, há vagas para os Cursos Técnicos em Pesca e Construção Naval; já para o turno da noite, Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar. São ofertadas 30 vagas por curso, que são públicos e gratuitos, não sendo cobradas taxas de matrícula nem mensalidades. 
         As inscrições, que são realizadas pelo endereço do qselecao do IFCE. iniciam na próxima segunda-feira (19/9) e seguem até o dia 30. Podem inscrever-se candidatos com Ensino Médio concluído ou que estejam cursando o 3º ano. A taxa de inscrição (para candidatos não-isentos) é no valor de R$ 40,00. Candidatos beneficiados ou não pela isenção da taxa devem inscrever-se pelo site e entregar os comprovantes de inscrição e de pagamento na sede do campus, situada vizinho ao Fórum Judiciário. A não entrega da documentação implicará no indeferimento da inscrição do candidato.
         A prova de conhecimentos gerais e redação está prevista para ser aplicada no dia 20 de novembro. O resultado final, deverá ser divulgado no dia 22 de dezembro, e as matrículas ocorrem em janeiro do próximo ano. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682.

Confira o edital:
http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1320

Endereço do IFCE/ Campus de Acaraú
Avenida Desembargador Armando de Sales Louzada, s/n - bairro Mons. Edson Magalhães
(Vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú)
Telefone: (88)3661.1682

Alunos do campus de Acaraú farão reunião sobre a greve dos servidores

    Os alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus de Acaraú, promoverão uma reunião na próxima terça-feira (20/09) no auditório do campus às 17h. O assunto a ser tratado será a greve dos servidores.
    Dúvidas, procurar a bolsista Maiara Farias do Gabinete, no período da tarde.
    Telefone: (88)3661.1682

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

IFCE participa de O Povo nas Universidades

Na segunda quinzena de outubro (18/10), o Instituto Federal do Ceará receberá palestra sobre os cursos de tecnologia oferecidos pela instituição, ação que faz parte do projeto-piloto “O Povo nas Universidades”, organizado pelo grupo de comunicação O Povo, em parceria com o IFCE. Nessa etapa do projeto, a palestra no IFCE dará ênfase especial aos cursos da área de telecomunicações.
A iniciativa consta de um ciclo de palestras sobre temas relacionados aos cursos oferecidos em universidades públicas e particulares, por meio de debates sobre as várias áreas de interesse dos universitários. O IFCE é uma das quatro instituições selecionadas para dar início ao projeto-piloto. As outras instituições são UFC, FA7 e FIC. A articulação do IFCE com o grupo O Povo está a cargo da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Comunicação Social.

A palestra no IFCE, a ser proferida pelo analista de TI da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), professor Vasco Furtado, levará aos participantes esclarecimentos sobre as formações tecnológicas, o campo de atuação e o mercado de trabalho dos alunos dos cursos tecnológicos. A diretora-presidente da cooperativa Pirambu Digital, Jocilda dos Santos, na mesma ocasião, ministrará palestra, retratando o impacto positivo que ações bem planejadas podem gerar nas comunidades.

Aberta ao público, a palestra ocorrerá às 19h, no auditório do campus de Fortaleza, com a presença do reitor do IFCE, professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima. Está sendo discutida pelos organizadores do evento a possibilidade de promover a participação de estudantes do interior do Estado no projeto.

IFCE inscreve para aperfeiçoamento em Inglês

O IFCE receberá, no dia 20 de setembro, representante do consulado americano, de Recife/PE, para tratar sobre o programa Summer Work & Travel 2011/2012, realizado pelo governo dos Estados Unidos. A oficial consular Maura M Keniston abordará as propostas do programa, em palestra no auditório Castelo Branco, do campus de Fortaleza, às 9h.

O Summer Work & Travel é destinado para estudantes universitários que desejam melhorar o inglês, vivenciando experiências de trabalho nos Estados Unidos, por uma temporada de três meses, coincidente ao período de recesso das universidades. Um dos pré-requisitos para participar do programa é estar devidamente matriculado para o semestre seguinte à viagem.

Representantes de agências de intercâmbio também estarão presentes para esclarecer aos interessados os procedimentos exigidos pelo governo dos Estados Unidos para participação no programa. A coordenadora de Relações Internacionais do IFCE, professora Sarah Virginia Ribeiro, articuladora de convênios de intercâmbio da instituição, também participará do evento.

Mais informações:
Coordenadoria de Relações Internacionais
Instituto Federal do Ceará - IFCE
Telefone: (85) 3307-3785

Campus de Acaraú divulga lista de beneficiados com isenção

         Foi divulgada a relação dos candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 referente à inscrição para o exame de seleção dos cursos técnicos para o semestre 2012.1 do campus de Acaraú do IFCE. A listagem pode ser conferida no endereço http://qselecao.ifce.edu.br/ ou na sede do campus, vizinho ao Fórum Judiciário do Município, no bairro Mons. Edson Magalhães. No total, 47 candidatos foram beneficiados.
         As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (19/9) até o dia 30, por meio do site do qselecao do IFCE, onde será divulgado o edital , que dispõe de cronograma, conteúdo de estudo e documentação, entre outras informações importantes ao candidato. Para o turno da manhã, são ofertados os cursos Técnicos em Pesca e Construção Naval e para o turno da noite, Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar. Serão preenchidas 30 vagas para cada curso, que são públicos e gratuitos. Para inscrever-se é necessário que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio ou esteja matriculado no 3º ano.

Confira a relação dos isentos:


NOME
NOME DA MÃE
RESULTADO
ANA ALICE FURTADO VASCONCELOS
IMACULADA CONCEIÇAO FURTADO
ISENTO 50%
ANA MEURY DE PAULO
MARIA DO SOCORRO DE PAULO
ISENTO 100%
ANGELICA MARILIA NASCIMENTO RIOS
MARIA DA CONCEICAO NASCIMENTO RIOS
ISENTO 100%
ARTHUR VASCONCELOS DE SOUZA
MARIA DE LOURDES VASCONCELOS
ISENTO 100%
CELINA MARIA FERNANDES
GERALDA MARIA DA SILVEIRA
ISENTO 50%
CLAUDIO ANAZIO MARQUES DA GUIA
IRENE MARQUES DA GUIA
ISENTO 100%
DERLANDIA CINTIA DE ARAUJO
FRANCISCA EVANITA DE FREITAS ARAUJO
ISENTO 100%
EDSON FABIO SANTOS
MARIA IVONETE RODRIGUES DOS SANTOS
ISENTO 100%
ELIANE MARIA DA SILVEIRA
RAIMUNDA MARIA DE FREITAS
ISENTO 50%
EMANOEL ALVES DE MELO
MARIA DO SOCORRO ALVES
ISENTO 100%
FABIA MARIA DA SILVA
MARIA JOSE DA SILVA
ISENTO 100%
FERNANDA RAYANE MIRANDA
MARIA VERONICE MESSIAS
ISENTO 100%
FRANCISCA BARBIELE DOS SANTOS
ANTONIA GONCALVES DOS SANTOS
ISENTO 100%
FRANCISCA LUANA ALVES DOS SANTOS
SANDRA MARIA ALVES BARBOSA
ISENTO 100%
FRANCISCA PATRICIA DE OLIVEIRA
MARIA DAS DORES ALVES DE OLIVEIRA
ISENTO 100%
FRANCISCA RAILA SHEILA DE PAULO
RITA CORDOLINO DE PAULO
ISENTO 100%
FRANCISCA RAQUEL DE PAULO
MARIA DO SOCORRO DE PAULO
ISENTO 100%
FRANCISCO CARLOS DE JESUS
MARIA VALERIA DE JESUS
ISENTO 100%
FRANCISCO CLEITON SANTOS DE SOUSA
MARIA ISEUDA DOS SANTOS
ISENTO 100%
FRANCISCO GABRIEL ALVES DE OLIVEIRA
MARIA TERESA ALVES
ISENTO 100%
FRANCISCO GLEISON FREITAS
AILA MARIA DE PAULO
ISENTO 100%
FRANCISCO IGOR DOS SANTOS
MARIA REJANE DOS SANTOS
ISENTO 100%
FRANCISCO ROMULO PAIVA
MARIA SOLANGE DOS SANTOS
ISENTO 100%
GEOVANI OLIVEIRA
MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
ISENTO 100%
HENRIQUE CESAR DE LIMA SOUSA
MARIA CLOTILDE DE LIMA SOUSA
ISENTO 100%
IRAN CESAR GUILHERME DA SILVA FILHO
ANA DE SOUZA BARBOSA
ISENTO 100%
JOAO LENO ARAUJO MONTEIRO
SILVIA HELENA ARAUJO MONTEIRO
ISENTO 100%
JOAO VICENTE DOS SANTOS ALVES
MARIA NOELIA MARQUES DOS SANTOS
ISENTO 100%
JOEL JORGE DO NASCIMENTO
MARIA HELENA LEITE NASCIMENTO
ISENTO 50%
JOSE ERASMO NASCIMENTO
MARIA LUCIMAR DOS SANTOS
ISENTO 100%
JOSE LIDEMBERGUE NASCIMENTO DA SILVA
MARIA IVANILDA NASCIMENTO DA SILVA
ISENTO 100%
KEIANE MARIA DE SOUSA SILVA
HELENA ROSA DE SOUSA SILVA
ISENTO 100%
LUCAS GUILHERME SILVA
RITA DE CASSIA SILVA
ISENTO 100%
MARCELIO PEREIRA NEVES
MARIA DO SOCORRO SOBREIRA PEREIRA
ISENTO 100%
MARIA DE SOUSA GOMES
SILVIA DOMINGOS DE SOUSA
ISENTO 100%
MARIA DEJANE BRAGA
FRANCISCA MAVIR ALVES
ISENTO 100%
MARIA EVANEIDE CARVALHO ALVES
RITA DE CASSIA CARVALHO
ISENTO 100%
MARIA GILVANA DE SOUSA
MARIA NECI DE LIMA
ISENTO 50%
MARIA GISELLE MARCAL FRANCO
RAIMUNDA MULATO MARCAL
ISENTO 100%
MARIA JANIELE FREITAS DE PAULO
MARIA DOS SANTOS FREITAS
ISENTO 100%
NAGILA DE SOUSA GOMES
SILVIA DOMINGOS DE SOUSA
ISENTO 100%



NOME
NOME DA MÃE
RESULTADO
NAYARA PEREIRA DE SOUSA
ROSA PEREIRA DE SOUSA
ISENTO 100%
PEDRO ROMARIO DOS SANTOS
MARIA SANDRA DOS SANTOS
ISENTO 100%
PRISCILA MARIA DA COSTA SANTOS
ILA MARIA DA COSTA SANTOS
ISENTO 100%
RAFAEL JOSE DO NASCIMENTO
MARCIA STELA ALBUQUERQUE
ISENTO 100%
RITA CASTELA COSTA PESSOA
MARIA ROSA DA COSTA PESSOA
ISENTO 100%
ROSANGELA LIMA DE SOUSA
MARIA NECI DE LIMA
ISENTO 100%