quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Técnico de Laboratório do IFCE em Acaraú participa de videoconferência com alunos de Guaiuba

Experiência profissional foi passada através do computador
O Técnico de Laboratório da área de Aquicultura do campus de Acaraú do IFCE, Tárcio Gomes da Silva, participou, no dia 23 de dezembro, no prédio do campus, de uma videoconferência com 40 alunos do curso Técnico em Aquicultura da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante José Ivanilton Nocrato, em Guaiuba, na região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, Tárcio discorreu sobre a sua atuação profissional, enquanto técnico em Aquicultura e os alunos puderam conhecer mais sobre a área.  Tárcio e os alunos contaram com a colaboração do professor Thiago Andrade, da Escola Profissionalizante de Guaiúba, de quem foi a iniciativa da videoconferência. 
Entre os assuntos tratados por Tárcio com os alunos, foi abordada a trajetória profissional, formação e experiência do Técnico em Aquicultura, mercado de trabalho do profissional de nível técnico, demanda de profissionais, campos de atuação, entre outros temas.
Para Tárcio Gomes, o conhecimento da realidade de trabalho do técnico em Aquicultura aos que estão querendo atuar na área, é de suma importância, pois desta forma os alunos podem “se espelhar e se animar a continuar o curso. É importante os alunos conhecerem a realidade da cadeia produtiva e tecnologias da Aquicultura tanto a nível estadual, bem como nacional”, defendeu.
Tárcio reforçou que o mercado de trabalho necessita de profissionais, estando a área de atuação em ascensão. Segundo ele, o consumo per capita de pescado no Brasil aumentou de 40% em seis anos, para 9,03 quilos anuais por habitante em 2009, mas segue muito abaixo da média mundial e do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12 quilos per capita, segundo fontes oficiais. Tarcio explicou que “para aumentar 1 Kg de pescado por pessoa/ano no Brasil, deve-se produzir aproximadamente 190 milhões de quilos de pescado, o que exige, para tanto, um número maior de profissionais”.
O curso Técnico em Aquicultura é ofertado gratuitamente pelo campus de Acaraú e apresenta uma duração de dois anos. O critério de ingresso de dá por intermédio do exame de seleção semestral. Informações como matriz curricular e área de atuação, podem ser esclarecidas por meio do site http://www.ifce.edu.br/ ou pelo telefone (88)3661.1682

Nenhum comentário:

Postar um comentário