Muito lixo foi coletado e retirado do ecossistema |
Cerca de 10 alunos do campus de Acaraú do IFCE, que compõem o Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), realizaram, no dia 20 de dezembro, um mutirão de limpeza do estuário do Rio Acaraú. Essa ação é parte do projeto de Recuperação de Áreas de Manguezal na Região de Acaraú, protagonizado pelo Ecomangue.
Conforme a professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia do campus de Acaraú, e que coordena as atividades do grupo Ecomangue, a região do Baixo Acaraú vem sofrendo muito com o acúmulo de lixo, especialmente de resíduos provenientes da região portuária do município além de cortes indiscriminados da vegetação. “Essa situação pode levar à fuga e morte da fauna associada e lixiviação, isto é, a retirada de componentes minerais do solo”, explicou.
Os alunos do Ecomangue reúnem-se semanalmente com a professora Rafaela para realizar o replantio de espécies vegetais em áreas de manguezal impactadas no estuário do rio Acaraú. Além disso, o grupo monitora áreas replantadas, a fim de garantir o sucesso do processo de recuperação. O Ecomangue ainda dá subsídios para ampliação do projeto de reflorestamento para as demais regiões de manguezal impactadas no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário