quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Docente do IFCE em Acaraú aprova projeto no CNPq



Professora Rafaela Maia, que elaborou o projeto


A professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia do campus de Acaraú do IFCE, foi contemplada no Edital Universal N º 14/2011 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A docente teve aprovado o projeto “Influência de ostras e da competição intraespecífica na distribuição e morfologia da concha de Littoraria Angulifera”. O projeto foi tipificado na faixa A do Edital e receberá o valor de R$20 mil para sua execução.

O principal objetivo do projeto, que será executado na região de Acaraú, é determinar a variação da densidade de Littoraria angulifera em função da complexidade topográfica do ambiente, verificar a influência de ostras Crassostrea rhizophorae e da competição intraespecífica na variação morfológica da concha de L. angulifera, explicou a professora Rafaela Camargo, autora do projeto.

Na execução do projeto, as atividades a serem coordenadas pela professora Rafaela, incluirão os alunos do Laboratório de Ecologia de Manguezais, composto pelos alunos do campus de Acaraú do IFCE. O projeto deve iniciar a ser executado no primeiro semestre deste ano. “O projeto deverá ser iniciado tão logo o recurso financeiro seja liberado pelo CNPq ”, informou a professora Rafaela.

A docente defendeu que o projeto é muito importante para a região, uma vez que os dados obtidos neste estudo, podem fornecer maiores subsídios para "compreender a dinâmica das populações de L. angulifera e para monitorar a recuperação de áreas degradadas, pois esta espécie possivelmente responde plasticamente às mudanças ambientais, explicou a Rafaela Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário