segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PAPMEM iniciou hoje no IFCE em Acaraú


Participantes assistindo à videoconferência
Iniciou-se nesta segunda-feira (23) o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio realizado no campus de Acaraú do IFCE. O PAPMEM é uma iniciativa de formação continuada para professores do Ensino Médio, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, ministrado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A capacitação inclui aulas e dinâmicas e é transmitida por meio de videoconferência. No IFCE em Acaraú, as atividades do PAPMEM contam com a coordenação dos professores de Matemática do campus, Maikon Livi e Renato Targino. 

Uma das participantes do PAPMEM, realizado nesta semana, no campus de Acaraú do IFCE, é a professora Maria Ionete Alves, da Escola Municipal Hermínia Franklina da Silveira, em Acaraú. Há mais de 12 anos no magistério, a docente defendeu que há uma necessidade muito grande de haver mais capacitações como essa. “O professor de Matemática necessita bastante de capacitações como essa para aperfeiçoar seus conhecimentos”, afirmou.

Para o estudante Cleudes, o PAPMEM ajuda no currículo
O estudante do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, Cleudes Silva, acredita que a participação no Programa seja muito importante a sua formação, além de contar como atividade extra-curricular, necessária para a conclusão de seu curso. Além disso, reforçou que “o Programa colabora para aperfeiçoar minha visão do ensino, atividade-fim buscada num curso de licenciatura”, defendeu

O evento conta com o apoio da Diretoria Geral do campus de Acaraú, que tem incentivado ações como essa, que “aperfeiçoam o conhecimento na ciência matemática de profissionais que já atuam na área e aos que pretendem atuar, demonstrando mais uma vez a preocupação do nosso campus com a disseminação do saber”, defendeu o Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, professor Amilton Nogueira.

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde.
    Participei da primeira aula da capacitação para professores de Matemática do Ensino Médio e espero poder concluí-las com o maior aproveitamento possível de todos os conteúdos abordados no curso. A experiência de grandes matemáticos como os professores Elon Lages e Luciano Castro, norteiam o curso de tal forma, a sugerir experiências que vão além do embasamento didático presente nos livros de ensino médio. Nos leva a questionar a verdadeira razão que gera a busca de novos conhecimentos. Nisso, percebemos a preocupação destes grandes matemáticos em preparar não só "detentores do conhecimento", como também, multiplicadores do saber.

    Parabéns aos professores que organizaram a capacitação e a todos que se disponibilizaram para participar do mesmo.

    Abraço cordial,
    Wesley Ferreira – Aluno do Curso de Física – IFCE Campus Acaraú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, muito legal saber que o PAPMEM está sendo frutífero. São muito boas reciclagens como essa, principalmente aos futuros professores, como é o caso de vocês, alunos de licenciatura. E parabéns pelo empenho!

      Excluir