quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PAPMEM termina sexta no IFCE de Acaraú deixando muitos frutos positivos

Matemáticos passaram sua experiência pela videoconferência
         Videoconferências com matemáticos de renome nacional, como Elon Lages, Eduardo Wagner, Paulo Cezar Carvalho e Luciano Castro, além da resolução de exercícios e um rico momento para reflexão da matodologia de ensino da ciência matemática. Essas são atividades do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), que está sendo realizado pela primeira vez no campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará. Essa iniciativa de formação continuada para professores do Ensino Médio, que é realizada em várias instituições de ensino de todo país, conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é ministrado por professores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 
Professores da região foram beneficiados com a capacitação
         As atividades do PAPMEM em Acaraú, que encerram amanhã (27), contam com a coordenação dos professores de Matemática do campus, Maikon Livi e Renato Targino. A capacitação tem beneficiado professores da rede pública de ensino da região, além de alunos de Licenciatura em Matemática. O curso tem contado com cerca de 50 participantes, que receberão certificado de extensão de 40 horas/aula ao final do treinamento.
           O estudante de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, Wesley Ferreira acredita que matemáticos como Elon Lages e Luciano Castro, que participam das videoconferências, propõem mais que o embasamento didático presente nos livros de Ensino médio. “Esses matemáticos nos levam a questionar a verdadeira razão que gera a busca de novos conhecimentos e percebemos sua preocupação em preparar não só ‘detentores do conhecimento’, mas multiplicadores do saber”, ressaltou o aluno.
         O evento conta com o apoio da Diretoria Geral do campus de Acaraú, que tem incentivado ações como essa, que “aperfeiçoam o conhecimento na ciência matemática de profissionais que já atuam na área e os que pretendem atuar, demonstrando mais uma vez a preocupação do nosso campus com a disseminação do saber”, defendeu o Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, professor Amilton Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário