terça-feira, 31 de janeiro de 2012

IFCE lança Fórum Mundial na próxima sexta em Fortaleza

O IFCE participa dentre várias outras Instituições
         A reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promove na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 15h, no auditório Castelo Branco, no campus de Fortaleza, o lançamento institucional do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.

         A solenidade é aberta aos alunos, professores e administrativos de toda a instituição, além de profissionais atuantes ou interessados em Educação Profissional e Tecnológica. Está previsto também o lançamento estadual do Fórum na Assembléia Legislativa do Ceará, em parceria com outras instituições de ensino.

         Esta nova edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica acontecerá em Florianópolis (SC), de 28 de maio a 1 de junho, abordando o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade.

         Mais informações sobre o evento em www.forumedutec.org

Alunos de institutos federais disputam 500 bolsas no Canadá

          A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá até o dia 17 de fevereiro para instruir os 500 estudantes que receberão bolsa e terão oportunidade de cursar disciplinas e estagiar em instituições canadenses.

         Os estudantes selecionados pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, deverão realizar sua inscrição e enviar a documentação necessária para o endereço eletrônico do programa. Os institutos que ainda não selecionaram candidatos têm o mesmo prazo para fazê-lo. O resultado será divulgado no dia 17 de abril.

         As candidaturas são para alunos de cursos superiores de tecnologia nas seguintes áreas temáticas: controle e processos industriais, informação e comunicação, produção industrial, infraestrutura, tecnologia de defesa, produção alimentícia, design de produto, recursos naturais, tecnologia de segurança pública e saúde. O candidato deve atender ao edital, o que inclui proficiências em língua inglesa ou francesa, nível intermediário.

         A estadia do aluno será custeada pelo programa Ciência sem Fronteiras, que também arcará com taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições. Os auxílios são mensais e para despesas pessoais (US$ 300,00), ou auxílio deslocamento ou passagem aérea (Brasil/Canadá/Brasil). Caso a instituição receptora não ofereça alojamento e refeições, a bolsa pagará as taxas escolares e ainda mais US$ 870 mensais. Se desistir do curso, o estudante deverá ressarcir o governo brasileiro.

         O intercâmbio será realizado pelo período de 12 meses, sendo três meses para aperfeiçoamento no idioma (inglês ou francês), seis meses dedicados aos estudos em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria instituição de ensino.

Mais informações na página do MEC: www.mec.gov.br

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ciências sem Fronteiras inscreve até dia 31

         Alunos interessados em concorrer às bolsas de graduação sanduíche em cinco países, ofertadas pelo programa Ciências sem Fronteiras, têm até esta terça-feira, 31, para realizar as inscrições, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para isso, é preciso fazer o cadastro no endereço eletrônico do programa e entregar documentação na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFCE. Estão abertas oportunidades de estudos na Alemanha, nos Estados Unidos, na França, na Itália e no Reino Unido.

         Podem candidatar-se ao programa alunos dos cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnologia. Além disso, é preciso ter completado carga horária mínima de 40% e máxima de 80%, média geral igual ou superior a 7 (sete) e atender aos demais requisitos exigidos pelos editais. Não é permitida a inscrição para mais de um país.

         O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos. O programa é coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para inscrever-se no programa Ciências sem Fronteiras:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1
Para consultar os editais da seleção:
http://www.ifce.edu.br/pesquisa-e-inovacao/programas-e-bolsa.html#editais

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais de 2.400 docentes farão concurso do IFCE

Aluna faz prova

         O Instituto Federal do Ceará (IFCE) realiza, neste domingo (29/1), a primeira fase do concurso público para professores efetivos de 18 unidades da instituição espalhadas pelo interior do Estado. Ao todo, foram 2433 inscritos para as 95 vagas ofertadas.
         Nesse primeiro momento, serão aplicadas as provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com início marcado para as 9h (horário de Fortaleza). As próximas etapas contemplarão as provas de desempenho didático e as provas de títulos.
Os campi que tiveram vagas ofertadas no concurso são os de Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Ubajara.
Os candidatos podem conferir as inscrições deferidas, o local das provas e o material autorizado para uso (de acordo com a área de estudo escolhida) na página do sistema Q-seleção, no portal do IFCE, pelo endereço www.ifce.edu.br.

Serviço:
Aplicação das provas escritas do concurso de professor efetivo do IFCE
Data: domingo (29/1/2012)
Horário: 9h às 13 horas (horário de Fortaleza)
Imagem: Provas escritas têm caráter eliminatório e classificatório

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Divulgada 2ª chamada do Sisu para matrícula em cursos superiores do campus do IFCE em Acaraú

Candidata sendo matriculada na 1ª fase no IFCE em Acaraú
          O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, dia 26, a lista de candidatos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para os cursos superiores ofertados pelo campus de Acaraú do IFCE, ainda restam 29 vagas a serem preenchidas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (turno matutino), e 24 para o curso de Licenciatura em Física (turno noturno).
         Os cursos, públicos e gratuitos, apresentam a duração de quatro anos e têm, entre outros objetivos, formar professores para atuar no ensino dessas áreas. Cada curso dispõe de 35 vagas ofertados por meio do Sisu, sendo que parte destas vagas foram preenchidas nos dias 19 e 20 de janeiro, após a primeira chamada do Sisu.
A expectativa do campus de Acaraú é que a procura aumente
         Caso ainda haja vagas disponíveis, o candidato que não foi selecionado na primeira ou na segunda chamada, independente de ter efetuado a matrícula, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no site do Sisu. O candidato que  estiver interessado em participar dessa lista já pode pedir a inclusão de seu nome até o dia 1° de fevereiro.
          O Sisu é uma ferramenta criada pelo MEC para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por esse sistema, as instituições públicas de ensino oferecem vagas para candidatos que participaram do exame. O processo seletivo deste ano se refere a matrículas para o primeiro e o segundo semestres de 2012.

Serviço:
Confira a 2ª chamada do Sisu: sisu.mec.gov.br
Endereço - IFCE/ Campus Acaraú
Avenida Desembargador Armando de Sales Louzada, s/n - Mons. Edson Magalhães - Acaraú-CE
Setor das matrículas: Controle Acadêmico
Data da 2ª matrícula: 30 e 31 de janeiro
Horário: de 8h as 12h e de 14h as 17h
Dúvidas: (88)3661.1682
Informações dos cursos do IFCE/ Campus Acaraú:

PAPMEM termina sexta no IFCE de Acaraú deixando muitos frutos positivos

Matemáticos passaram sua experiência pela videoconferência
         Videoconferências com matemáticos de renome nacional, como Elon Lages, Eduardo Wagner, Paulo Cezar Carvalho e Luciano Castro, além da resolução de exercícios e um rico momento para reflexão da matodologia de ensino da ciência matemática. Essas são atividades do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), que está sendo realizado pela primeira vez no campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará. Essa iniciativa de formação continuada para professores do Ensino Médio, que é realizada em várias instituições de ensino de todo país, conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é ministrado por professores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 
Professores da região foram beneficiados com a capacitação
         As atividades do PAPMEM em Acaraú, que encerram amanhã (27), contam com a coordenação dos professores de Matemática do campus, Maikon Livi e Renato Targino. A capacitação tem beneficiado professores da rede pública de ensino da região, além de alunos de Licenciatura em Matemática. O curso tem contado com cerca de 50 participantes, que receberão certificado de extensão de 40 horas/aula ao final do treinamento.
           O estudante de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, Wesley Ferreira acredita que matemáticos como Elon Lages e Luciano Castro, que participam das videoconferências, propõem mais que o embasamento didático presente nos livros de Ensino médio. “Esses matemáticos nos levam a questionar a verdadeira razão que gera a busca de novos conhecimentos e percebemos sua preocupação em preparar não só ‘detentores do conhecimento’, mas multiplicadores do saber”, ressaltou o aluno.
         O evento conta com o apoio da Diretoria Geral do campus de Acaraú, que tem incentivado ações como essa, que “aperfeiçoam o conhecimento na ciência matemática de profissionais que já atuam na área e os que pretendem atuar, demonstrando mais uma vez a preocupação do nosso campus com a disseminação do saber”, defendeu o Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, professor Amilton Nogueira.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PAPMEM iniciou hoje no IFCE em Acaraú


Participantes assistindo à videoconferência
Iniciou-se nesta segunda-feira (23) o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio realizado no campus de Acaraú do IFCE. O PAPMEM é uma iniciativa de formação continuada para professores do Ensino Médio, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, ministrado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A capacitação inclui aulas e dinâmicas e é transmitida por meio de videoconferência. No IFCE em Acaraú, as atividades do PAPMEM contam com a coordenação dos professores de Matemática do campus, Maikon Livi e Renato Targino. 

Uma das participantes do PAPMEM, realizado nesta semana, no campus de Acaraú do IFCE, é a professora Maria Ionete Alves, da Escola Municipal Hermínia Franklina da Silveira, em Acaraú. Há mais de 12 anos no magistério, a docente defendeu que há uma necessidade muito grande de haver mais capacitações como essa. “O professor de Matemática necessita bastante de capacitações como essa para aperfeiçoar seus conhecimentos”, afirmou.

Para o estudante Cleudes, o PAPMEM ajuda no currículo
O estudante do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, Cleudes Silva, acredita que a participação no Programa seja muito importante a sua formação, além de contar como atividade extra-curricular, necessária para a conclusão de seu curso. Além disso, reforçou que “o Programa colabora para aperfeiçoar minha visão do ensino, atividade-fim buscada num curso de licenciatura”, defendeu

O evento conta com o apoio da Diretoria Geral do campus de Acaraú, que tem incentivado ações como essa, que “aperfeiçoam o conhecimento na ciência matemática de profissionais que já atuam na área e aos que pretendem atuar, demonstrando mais uma vez a preocupação do nosso campus com a disseminação do saber”, defendeu o Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, professor Amilton Nogueira.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Matrículas do Sisu começaram nesta quinta-feira (19)

A técnica Rosenete Pereira realizando matrícula de candidata
           Nesta quinta-feira (19) começaram a ser realizadas as matrículas dos cursos superiores de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE, referente ao semestre 2012.1. Os candidatos foram selecionados mediante o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 70 candidatos estão aptos a efetivar suas  matrículas neste primeiro momento.      
          As matrículas são realizadas na coordenação de controle acadêmico do campus, de 8h as 12h e de 14h as 17h. No dia 26 de janeiro, será divulgada lista de candidatos selecionados na segunda chamada para matrícula, disponível no site sisu.mec.gov.br. Os cursos superiores do campus de Acaraú, que visam a formar basicamente professores, dentre outras possibilidades de atuação, têm a duração de quatro anos, são gratuitos, e transcorrem no período noturno (Física) e matutino (Ciências Biológicas).
          Uma das candidatas que estavam se matriculando no curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú do IFCE era Ariane Eduarda Vasconcelos, de 18 anos, moradora da localidade de Sítio Grande, em Bela Cruz. Ariane trabalha como professora substituta em uma escola perto de sua casa e deseja fazer o curso para atuar como professora. "Gosto muito de ensinar e queria muito seguir na profissão", revelou.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Divulgada lista de candidatos selecionados pelo Sisu para os cursos do IFCE em Acaraú

         Já se encontra disponível no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) a lista de candidatos selecionados aptos a matricular-se nos cursos superiores do campus de Acaraú do IFCE. A seleção ocorreu mediante a nota de corte do Exame Nacional do Ensino Médio realizado pelo candidato em 2011. Foram selecionados 35 candidatos para o curso de Licenciatura em Física e 35 para o de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os candidatos devem comparecer até a sede do campus nos dias 19 e 20 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h para poderem efetivar suas matrículas na Coordenação de Controle Acadêmico. Ambos os cursos, gratuitos, têm a duração de quatro anos e objetivam basicamente, formar professores para lecionar nessas áreas do conhecimento, entre outras possibilidades de atuação. As aulas do curso de Física ocorrem à noite e do curso de Ciências Biológicas, no período da manhã. A lista completa dos candidatos selecionados pode ser conferida no site sisu.mec.gov.br.


Serviço
Confira a lista no site sisu.mec.gov.br
Endereço do IFCE - Campus de Acaraú
Avenida Des. Armando de Sales Louzada, s/n - bairro Mons. Edson Magalhães
(88)3661.1682

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Aulas do campus de Acaraú do IFCE iniciaram nesta segunda-feira


Alunos do curso técnico em Pesca

          O campus de Acaraú do IFCE iniciou o semestre 2011.2 nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro. Cerca de 400 alunos dos cursos técnicos e superiores da Instituição retornaram às atividades após o período de férias acadêmicas. O semestre 2011.2 está previsto para encerrar no dia 5 de abril, e o próximo semestre deverá iniciar no dia 23 de abril. Reiniciam as atividades os alunos e professores dos cursos técnicos em Pesca, Aquicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar, além dos cursos superiores de Licenciatura em Física e em Ciências  Biológicas. Calendário alternativo foi elaborado após o período de paralisação dos servidores que durou cerca de três meses. O número de alunos no primeiro dia do semestre não era tão expressivo. Para cumprir a carga-horária necessária, estão previstos para este semestre, oito sábados letivos, que contará com atividades e serão computadas as presenças dos alunos. Dúvidas podem ser esclarecidas com a Coordenadoria Técnico-Pedagógica da casa, com a coordenadora Kézia Dantas ou com o Técnico em Assuntos Educacionais, Francisco Araújo.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Inscrições para o Sisu podem ser realizadas até hoje

Matrículas serão realizadas na Coord. de Controle Acadêmico
          Até a manhã desta quinta-feira, dia 12 de janeiro, o campus de Acaraú do IFCE já contabilizava 1.375 inscrições nos seus cursos de graduação ao semestre 2012.1, no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Até o momento, inscreveram-se 671 candidatos para o curso de Licenciatura em Física e 704 para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As inscrições, que podem ser realizadas até as 23h59min (horário brasileiro de verão - de Brasília) desta quinta-feira, são realizadas por meio do site sisu.mec.gov.br.
Podem inscrever-se pessoas que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011. O IFCE em Acaraú está ofertando 35 vagas para cada curso, que visa a formar professores para essas áreas. Os cursos são públicos, não sendo cobradas taxas de matrícula nem mensalidades e apresentam a duração de quatro anos.
No dia 15 de janeiro, será divulgada lista de candidatos selecionados na 1ª chamada, devendo estes comparecer com a documentação necessária no campus nos dias 19 e 20 de janeiro. O resultado da 2ª chamada será divulgado no dia 26 de janeiro, e a documentação deve ser entregue no campus nos dias 30 e 31 de janeiro. O horário para recebimento das documentações de matrícula é das 8h às 12h e das 14h às 17h. O atendimento ocorrerá na Coordenação de Controle Acadêmico do campus de Acaraú.
Àqueles que não constarem na lista da 1ª ou 2ª chamada, podem informar interesse em participar da lista de espera, cuja matrícula será realizada no campus no dia 4 de fevereiro, a partir das 9h. As notas de corte são divulgadas periodicamente, podendo o candidato ir acompanhando sua classificação para os cursos pleiteados.
A seleção do Sisu ocorrerá semestralmente. Os candidatos que não se inscreverem nesta primeira etapa de 2012, poderão fazer sua inscrição em novo processo, para o semestre 2012.2. Os candidatos podem optar no Sistema por até dois cursos das instituições cadastradas e alterar suas escolhas quantas vezes achar necessárias.

IFCE abrirá neste mês inscrições para novo concurso público

            O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou novo edital de concurso público para provimento de cargos técnico-administrativos. São ofertadas 108 vagas para cargos com diferentes graus de formação. Os salários iniciais variam de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33. Os interessados podem se inscrever entre os dias 23 de janeiro e 3 de fevereiro (até as 17 horas), exclusivamente através do endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br/.
As vagas estão distribuídas entre os 23 campi da instituição no Estado, além da reitoria, sediada em Fortaleza. Para o campus de Acaraú do IFCE são ofertadas vagas para assistente em administração, assistente social, auxiliar em administração, engenheiro civil, mestre de embarcação de pequeno porte, psicólogo, técnico de Tecnologia da Informação e técnico em contabilidade.
 A aplicação das provas para todos os cargos está prevista para o dia 11 de março. Para efetuar a inscrição, os interessados devem fazer o pagamento da taxa, por meio de boleto eletrônico obtido na página de inscrições, em qualquer agência bancária ou lotérica. As taxas de inscrição variam de R$ 50,00 (cinquenta reais) a R$ 60,00 (sessenta reais), conforme o cargo pretendido.
Os pedidos de isenção do pagamento da taxa do processo seletivo poderão ser feitos nos dias 23 e 24 de janeiro. Para isso, o candidato deve protocolizar, em qualquer uma das unidades no IFCE, requerimento padrão e documentação comprobatória dirigidos à Coordenadoria Geral de Seleção e Concurso do IFCE. O requerimento e a documentação necessária para isenção, bem como o edital completo, com os pré-requisitos de cada cargo, podem ser acessados por meio do endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br/.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Campus de Acaraú do IFCE realiza matrículas dos cursos técnicos

          O campus de Acaraú do IFCE realizou nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, a matrícula dos candidatos aprovados em seu exame de seleção ao semestre 2012.1. Novo processo seletivo deverá ser realizado com o objetivo de complementar as vagas ociosas, que não foram completadas. Os candidatos aprovados matriculados na data de hoje deverão iniciar as aulas no dia 23 de abril, juntamente com os alunos que forem selecionados no novo processo seletivo aos cursos técnicos, cujas inscrições estão previstas ocorrer neste mês.
         O campus do IFCE em Acaraú oferta os cursos Técnicos em Pesca, Aquicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar. Os cursos, que procuram atender a vocação econômica da região do Baixo Acaraú, são públicos, não sendo cobradas taxas de matrícula nem mensalidades.
          O campus ainda está ofertando, através do site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, vagas para cursos de graduação. As inscrições para concorrer a um dos cursos superiores do IFCE, campus de Acaraú podem ser feitas por candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2011. As inscrições são realizadas por meio do site sisu.mec.gov.br.
         O IFCE em Acaraú está ofertando, pelo Sisu, os cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas. As inscrições se encerram no dia 12 de janeiro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site do Sisu, o site do IFCE (www.ifce.edu.br), pelo telefone do MEC: 0800.616161 ou do campus do IFCE em Acaraú, (88)3661.1682.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Edital oferece bolsa para Tecnólogo Sanduíche no Canadá

         Em 2012, até 500 estudantes de cursos superiores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terão oportunidade de cursar disciplinas e estagiar em instituições canadenses. A chamada pública para o intercâmbio, cujo edital foi publicado na semana passada, integra o conjunto de ações do programa Ciência sem Fronteiras.

         As candidaturas são para alunos de cursos superiores de tecnologia nos eixos tecnológicos da educação profissional e tecnológica, nas seguintes áreas temáticas: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Infraestrutura, Tecnologia de Defesa, Produção Alimentícia, Design de Produto, Recursos Naturais, Tecnologia de Segurança Pública e Saúde.

         A seleção dos alunos será feita pelas instituições. Depois de pré-selecionado pela instituição, no período de 2 a 30 de janeiro, o candidato deverá se inscrever na página eletrônica do programa Ciência sem Fronteiras, em formulário on-line que estará disponível e enviar a documentação descrita no edital. O resultado será divulgado no dia 17 de abril.

         A permanência do aluno no país de destino será custeada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que também arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pelas instituições canadenses. Serão concedidos auxílios mensais para despesas pessoais (US$ 300,00) e auxílio deslocamento ou passagem aérea (Brasil/Canadá/Brasil). Caso a instituição canadense não ofereça alojamento e refeições, serão pagos os custos das taxas escolares e ainda será concedida bolsa no valor de US$ 870 mensais. Se desistir do curso, o estudante deverá ressarcir o governo brasileiro.

         O intercâmbio será realizado pelo período de 12 meses, sendo três meses para aperfeiçoamento no idioma (inglês ou francês), seis meses dedicados aos estudos em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria instituição de ensino.

         Ciência sem Fronteiras – o programa é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

          O Ciência sem Fronteiras é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), respectivamente. No caso do edital específico para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o programa conta com o apoio da Association of Canadian Community Colleges (ACCC).

Mais informações no portal do Programa Ciência sem Fronteiras ( www.cienciasemfronteiras.gov.br ).

sábado, 7 de janeiro de 2012

Campus de Acaraú do IFCE oferta vagas por meio do Sisu/MEC

Aula prática na praia de Arpoeiras - Acaraú
Aquelas pessoas que desejam estudar num dos cursos de graduação ofertados pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) devem ficar atentas. É que estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Para inscrever-se, é preciso o candidato ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, e não ter zerado a redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de janeiro, por meio do site sisu.mec.gov.br. Várias instituições de ensino aderem ao Sisu em todo o país, inclusive o IFCE e a UFC. Há vagas para vários municípios no Ceará, inclusive Acaraú.
Caso o candidato seja selecionado em uma das duas chamadas do Sisu, deverá comparecer até o campus com a documentação exigida para efetivar sua matrícula. Caso não conste em uma das duas chamadas, poderá preencher uma declaração de interesse para lista de espera a fim de ser matriculado em vagas ociosas.
O critério de ingresso será a nota de corte do Enem 2011, obtida pelo candidato. O campus do IFCE em Acaraú está ofertando, para o semestre 2012.1, 35 vagas para o curso de Licenciatura em Física e mais 35 vagas para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Estes cursos são públicos, transcorrem em quatro anos e tem por objetivo principal de formar professores para atuar nessas áreas, apesar de haver um leque de outras oportunidades de atuação. Para maiores informações sobre matriz curricular, mercado de trabalho e área de atuação, o interessado pode acessar o site http://www.ifce.edu.br/cursos-ofertados.html. Para maiores informações, é disponibilizado o telefone (88)3661.1682.

Fique atento às datas do Sisu:
RESULTADOS/ MATRÍCULAS

DATAS

HORÁRIOS

1ª chamada

Resultado (candidatos selecionados)

15 de janeiro



Matrículas

19 e 20 de janeiro

8h as 12h e 14h as 17h

2ª chamada

Resultado (candidatos selecionados)

26 de janeiro



Matrículas

30 e 31 de janeiro

8h as 12 e 14h as 17h

Lista de espera





Declaração de interesse

26/01 a 01/02



Divulgação da lista de candidatos

07/02 – site IFCE



Chamada dos candidatos da lista de espera

09/02

A partir das 9h (no campus)


Documentos para matrícula
Fotocópia nítida dos seguintes documentos:
Certidão de nascimento.
Carteira de identidade.
CPF.
Comprovante de endereço.
Certificado de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino.
Título de eleitor com comprovante de votação da última eleição.
Histórico escolar e Certidão de conclusão do ensino médio.
2 fotos 3x4, recentes e iguais.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Abertas inscrições para capacitação a professores de Matemática do Ensino Médio



          Estão abertas até o dia 12 de janeiro as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) que será realizado pelo campus de Acaraú do IFCE. O PAPMEM é uma reconhecida iniciativa de formação continuada para professores do Ensino Médio, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, ministrado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e distribuído para diversas universidades brasileiras. O treinamento é destinado, preferencialmente, a professores de Matemática do Ensino Médio de escolas públicas.
          A capacitação ocorrerá de 23 a 27 de janeiro no prédio do campus de Acaraú. As inscrições e a capacitação são gratuitas. Os professores interessados em participar desse Programa, deverão preencher o formulário de inscrição, disponível no endereço http://sites.google.com/site/papmemifceacarau/ e enviá-lo, junto com a cópia do RG, para o endereço eletrônico papmemifceacarau@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
          A capacitação inclui aulas e dinâmicas e é transmitida por meio de videoconferência. Para esta edição do PAPMEM, será utilizado o livro "A Matemática do Ensino Médio" - vol. 1, da editora SBM. Para maiores esclarecimentos, é só entrar em contato através do e-mail papmemifceacarau@gmail.com O livro será doado aos participantes. Dúvidas pelo site do Programa ou pelo telefone do campus de Acaraú do IFCE (88)3661.1682. Procurar professores Maikon ou Renato.

Informações/ inscrições pelo site:

Docente do IFCE em Acaraú aprova projeto no CNPq



Professora Rafaela Maia, que elaborou o projeto


A professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia do campus de Acaraú do IFCE, foi contemplada no Edital Universal N º 14/2011 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A docente teve aprovado o projeto “Influência de ostras e da competição intraespecífica na distribuição e morfologia da concha de Littoraria Angulifera”. O projeto foi tipificado na faixa A do Edital e receberá o valor de R$20 mil para sua execução.

O principal objetivo do projeto, que será executado na região de Acaraú, é determinar a variação da densidade de Littoraria angulifera em função da complexidade topográfica do ambiente, verificar a influência de ostras Crassostrea rhizophorae e da competição intraespecífica na variação morfológica da concha de L. angulifera, explicou a professora Rafaela Camargo, autora do projeto.

Na execução do projeto, as atividades a serem coordenadas pela professora Rafaela, incluirão os alunos do Laboratório de Ecologia de Manguezais, composto pelos alunos do campus de Acaraú do IFCE. O projeto deve iniciar a ser executado no primeiro semestre deste ano. “O projeto deverá ser iniciado tão logo o recurso financeiro seja liberado pelo CNPq ”, informou a professora Rafaela.

A docente defendeu que o projeto é muito importante para a região, uma vez que os dados obtidos neste estudo, podem fornecer maiores subsídios para "compreender a dinâmica das populações de L. angulifera e para monitorar a recuperação de áreas degradadas, pois esta espécie possivelmente responde plasticamente às mudanças ambientais, explicou a Rafaela Maia.

Técnico de Laboratório do IFCE em Acaraú participa de videoconferência com alunos de Guaiuba

Experiência profissional foi passada através do computador
O Técnico de Laboratório da área de Aquicultura do campus de Acaraú do IFCE, Tárcio Gomes da Silva, participou, no dia 23 de dezembro, no prédio do campus, de uma videoconferência com 40 alunos do curso Técnico em Aquicultura da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante José Ivanilton Nocrato, em Guaiuba, na região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, Tárcio discorreu sobre a sua atuação profissional, enquanto técnico em Aquicultura e os alunos puderam conhecer mais sobre a área.  Tárcio e os alunos contaram com a colaboração do professor Thiago Andrade, da Escola Profissionalizante de Guaiúba, de quem foi a iniciativa da videoconferência. 
Entre os assuntos tratados por Tárcio com os alunos, foi abordada a trajetória profissional, formação e experiência do Técnico em Aquicultura, mercado de trabalho do profissional de nível técnico, demanda de profissionais, campos de atuação, entre outros temas.
Para Tárcio Gomes, o conhecimento da realidade de trabalho do técnico em Aquicultura aos que estão querendo atuar na área, é de suma importância, pois desta forma os alunos podem “se espelhar e se animar a continuar o curso. É importante os alunos conhecerem a realidade da cadeia produtiva e tecnologias da Aquicultura tanto a nível estadual, bem como nacional”, defendeu.
Tárcio reforçou que o mercado de trabalho necessita de profissionais, estando a área de atuação em ascensão. Segundo ele, o consumo per capita de pescado no Brasil aumentou de 40% em seis anos, para 9,03 quilos anuais por habitante em 2009, mas segue muito abaixo da média mundial e do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12 quilos per capita, segundo fontes oficiais. Tarcio explicou que “para aumentar 1 Kg de pescado por pessoa/ano no Brasil, deve-se produzir aproximadamente 190 milhões de quilos de pescado, o que exige, para tanto, um número maior de profissionais”.
O curso Técnico em Aquicultura é ofertado gratuitamente pelo campus de Acaraú e apresenta uma duração de dois anos. O critério de ingresso de dá por intermédio do exame de seleção semestral. Informações como matriz curricular e área de atuação, podem ser esclarecidas por meio do site http://www.ifce.edu.br/ ou pelo telefone (88)3661.1682

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Conheça mais sobre o curso Técnico em Pesca, ofertado pelo IFCE em Acaraú

       Você sabe o que estuda e em que pode atuar um técnico egresso do curso Técnico em Pesca, ofertado pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará?
       Saiba mais neste vídeo do Youtube, produzido pelo Setor de Comunicação e Eventos da Instituição.
Assista ao vídeo!
Maiores informações podem ser obtidas pelo site: www.ifce.edu.br, pelo blog ifce-acarau.blogspot.com ou pelo telefone (88)3661.1682.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar. Vídeo no Youtube!

            Você sabe o que estuda e em que atua o profissional egresso do curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, semelhante ao ofertado pelo campus do IFCE no Município de Acaraú?
Não deixe de conferir o vídeo postado no Youtube para esclarecer mais sobre isso. O curso é público e gratuito!

Maiores informações pelo site: www.ifce.edu.br, pelo blog ifce-acarau.blogspot.com ou pelo telefone (88)3661.1682.
IFCE: Ensino Público e Gratuito de Qualidade! Venha conhecer nossa proposta!

Alunos do campus de Acaraú protagonizam mutirão de limpeza no estuário do Rio Acaraú

Muito lixo foi coletado e retirado do ecossistema
Cerca de 10 alunos do campus de Acaraú do IFCE, que compõem o Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), realizaram, no dia 20 de dezembro, um mutirão de limpeza do estuário do Rio Acaraú. Essa ação é parte do projeto de Recuperação de Áreas de Manguezal na Região de Acaraú, protagonizado pelo Ecomangue.

Conforme a professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia do campus de Acaraú, e que coordena as atividades do grupo Ecomangue, a região do Baixo Acaraú vem sofrendo muito com o acúmulo de lixo, especialmente de resíduos provenientes da região portuária do município além de cortes indiscriminados da vegetação. “Essa situação pode levar à fuga e morte da fauna associada e lixiviação, isto é, a retirada de componentes minerais do solo”, explicou.

Os alunos do Ecomangue reúnem-se semanalmente com a professora Rafaela para realizar o replantio de espécies vegetais em áreas de manguezal impactadas no estuário do rio Acaraú. Além disso, o grupo monitora áreas replantadas, a fim de garantir o sucesso do processo de recuperação. O Ecomangue ainda dá subsídios para ampliação do projeto de reflorestamento para as demais regiões de manguezal impactadas no município.