quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Garçons recebem capacitação em qualidade de atendimento

“Serviço de atendimento em empresas de alimentação”: esse é o curso que está sendo realizado para 16 garçons do município de Acaraú. O treinamento é ministrado pelo professor Armando Fontenele, do curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A capacitação, que iniciou no dia 18 de outubro e segue até o dia 07 de novembro, acontece no restaurante Castelo Encantado, no centro do município. O objetivo é treinar os garçons para melhoria na qualidade do atendimento.
Entre os assuntos tratados estão: serviço e empresa de alimentação, equipes de atendimento, atendimento em alimentação, qualidades do garçom profissional, ciclo de trabalho do garçom, mobiliário, equipamentos e utensílios, etapas do mise-en-place, recepcionando o cliente, a comanda, tipos de serviços, desembaraço de mesas e situações de atendimento.
O treinamento, que é gratuito, apresenta carga-horária de 100 horas/aula, dentre as quais 60 teóricas e 40 práticas. Ao final do curso, o participante receberá um certificado emitido pelo campus de Acaraú.
Conforme o prof. Armando Fontenele, o curso dissemina informações que não são, muitas vezes, de conhecimento desses profissionais. “O IFCE mostra uma preocupação na área, adequando-se às necessidades do setor, oportunizando qualificação desses profissionais e melhorando a qualidade no atendimento de bares e restaurantes da região”, afirmou o docente.
Mateus Taylan, 20 anos, garçom do Restaurante Pastel & Cia, na função há sete meses, vê na capacitação oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “Esse curso é muito importante para nós, para nos aperfeiçoarmos, e atuarmos bem no que fazemos. Muita coisa eu nem sabia e vou colocar em prática”, afirmou.
Tiago Souza, 20 anos, garçom do Restaurante Girassole, na função há dois anos, afirma que o curso esclarece hábitos que devem ser postos em prática no dia-a-dia do garçom. “Esse curso tira nossas dúvidas de como devemos agir profissionalmente, nos oportunizando uma formação rápida e uma certificação”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário