Foram tratados assuntos como conceito de carcinicultura, reações, interações no ambiente de cultivo, histórico da criação de camarões marinhos no Brasil, as fases da carcinicultura, ciclo de produção (reprodução, larvicultura, engorda e beneficiamento) e os impactos ambientais da carcinicultura.
Conforme o palestrante, prof. Márcio Bezerra, Ciência e Tecnologia são ferramentas importantes no desenvolvimento de atividades produtivas estratégicas para o Estado do Ceará, como a Aquicultura. “Faz-se necessário utilizar o conhecimento técnico-científico para identificar os problemas e buscar soluções práticas que atinjam diretamente esse segmento, para que este alcance, no seu processo de desenvolvimento, o equilíbrio entre princípios fundamentais, como o desenvolvimento econômico, prudência ecológica e a equidade social”, afirmou o docente.
Conforme o palestrante, a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas para minimizar os impactos ambientais. “Podemos utilizar Ciência e Tecnologia para mensurar esses impactos da atividade da carcinicultura e tentar dirimi-los”, afirmou. Como exemplo disso, o docente citou estudos da dinâmica espacial do uso e ocupação de solos e efluentes de unidades produtoras de camarão e técnicas de geoprocessamento dos estuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário