quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ciência e Tecnologia associada à Carcinicultura é tema de palestra

“Ciência e Tecnologia a serviço do desenvolvimento da Aquicultura no Brasil: o caso da carcinicultura”: esse foi o tema da palestra ministrada pelo prof. Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A palestra, realizada no último dia 20, fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 18 a 22 de outubro. O evento foi atividade da disciplina de Introdução a Pesca e Aquicultura do prof. João Vicente Mendes Santana e prestigiado pelos alunos dos cursos Técnicos em Pesca e em Aquicultura.
Foram tratados assuntos como conceito de carcinicultura, reações, interações no ambiente de cultivo, histórico da criação de camarões marinhos no Brasil, as fases da carcinicultura, ciclo de produção (reprodução, larvicultura, engorda e beneficiamento) e os impactos ambientais da carcinicultura. 
Conforme o palestrante, prof. Márcio Bezerra, Ciência e Tecnologia são ferramentas importantes no desenvolvimento de atividades produtivas estratégicas para o Estado do Ceará, como a Aquicultura. “Faz-se necessário utilizar o conhecimento técnico-científico para identificar os problemas e buscar soluções práticas que atinjam diretamente esse segmento, para que este alcance, no seu processo de desenvolvimento, o equilíbrio entre princípios fundamentais, como o desenvolvimento econômico, prudência ecológica e a equidade social”, afirmou o docente.
Conforme o palestrante, a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas para minimizar os impactos ambientais. “Podemos utilizar Ciência e Tecnologia para mensurar esses impactos da atividade da carcinicultura e tentar dirimi-los”, afirmou. Como exemplo disso, o docente citou estudos da dinâmica espacial do uso e ocupação de solos e efluentes de unidades produtoras de camarão e técnicas de geoprocessamento dos estuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário