segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Docente do campus de Acaraú conhece experiências na área de reconhecimento de saberes no México

O prof. João Vicente Mendes Santana, dos cursos de Pesca e Aquicultura do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi enviado ao México, de 30 de agosto a 03 de setembro. O docente integrou comissão designada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) para conhecer experiências e firmar parcerias com o país no reconhecimento de saberes na área de pesca (tecnologia pesqueira e tecnologia do pescado), por meio da certificação de trabalhadores que já atuam na área e não apresentam certificação. O professor do campus de Acaraú é integrante do grupo de trabalho que estruturou o programa CERTIFIC, de Certificação Profissional, a nível nacional, que semelhante à experiência do México, certifica trabalhadores sem formação profissional. Em 2011, operadores de beneficiamento do pescado e redeiros – que confeccionam apetrechos de pesca – das localidades de Acaraú e Itarema serão beneficiados pelas capacitações ministradas pelos docentes do campus de Acaraú.
Prof. João Vicente visitou o Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), onde lhe foram apresentadas as características da educação mexicana e os procedimentos da certificação profissional no país. Nas escolas técnicas de Plantel Huixquilucan e Naucalpan, o docente atestou o método de avaliação de saberes. Na Direção Geral de Educação em Ciência e Tecnologia do Mar, tomou ciência de como é realizada a formação técnica na área da Pesca, Navegação e Construção Naval.
Além de prof. João Vicente, estiveram presentes representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de Brasília e Setec/MEC. Na imagem, reunião na Conalep. Pof. João Vicente é o segundo no lado esquerdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário