quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Campus de Acaraú realiza palestra sobre higiene bucal

 “Higiene bucal: prevenção e ação”: esse foi o tema da palestra realizada pela Dra. Luciene Gaião, cirurgiã-dentista do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A palestra ocorreu, no último dia 19, e foi assistida por cerca de 50 alunos do campus de Acaraú do IFCE e do Liceu Maria Alice Ramos Gomes, do município. O objetivo foi tratar as principais doenças advindas de uma má higienização bucal e ações preventivas para evitar tais doenças.
Conforme a cirurgiã-dentista do campus de Acaraú, a prevenção de doenças, como cáries e tártaros, começa pela educação do paciente. “O paciente deve realizar uma higienização bucal correta, por meio do uso de escovas adequadas e fio dental e visitar periodicamente o dentista”, defendeu Dra. Luciene.   
A má higienização da boca, conforme a cirurgiã-dentista, pode ocasionar, entre outros problemas, a doença periodontal, ou seja, inflamação gengival com acúmulo de bactérias; e a halitose (mau hálito) ocasionada, muitas vezes, pela saburra lingual. “90% do mau hálito da boca tem como causa a saburra (sujeira) da língua”, afirmou.
Para o aluno Cleudes Silva, do 1º semestre do curso Técnico em Pesca, a palestra com a dentista do campus foi muito importante e esclarecedora. “Essa palestra serviu não só para tirar dúvidas sobre os procedimentos corretos de higienização, mas também para ensinar a maneira correta de cuidar melhor de nossa saúde bucal”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário