sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Campus de Acaraú realizou campanha contra a AIDS

         Ontem (1º de dezembro), comemorou-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em memória da data, o campus de Acaraú do IFCE promoveu, na hora do intervalo dos turnos da manhã e da noite, campanha de conscientização para o respeito e solidariedade pelas pessoas infectadas, bem como prevenção da doença. No átrio de convivência, foram distribuídos panfletos, explicando a origem da data e formas de pegar ou não a doença, além de como se prevenir. Aos alunos, também foram distribuídos preservativos e eles puderam assistir a vídeos educativos. Faixa também foi exposta lembrando a data. A campanha foi coordenada pela técnica em enfermagem do campus de Acaraú, Damiana Sampaio.
          O 1º de dezembro é considerado Dia Mundial de Luta Contra a AIDS desde outubro de 1987, por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada desde 1988, por meio de portaria assinada pelo Ministério da Saúde. A data lembra a necessidade de desenvolver nas pessoas a solidariedade, a compaixão e a compreensão para com as pessoas infectadas, além de ser um alerta contra a doença infecciosa. 
       Para a técnica em enfermagem do campus de Acaraú, Damiana Sampaio, a campanha desenvolvida na sede do IFCE é muito importante, pois conscientiza os alunos quanto a "importância da prevenção contra a AIDS e desmistifica alguns modos de transmissão, além de mostrar que quem tem a doença não deve ser excluído", explicou. 
        Essa visão é compartilhada pelo Diretor Geral do campus de Acaraú, Amilton Nogueira de Vasconcelos, apoiador da iniciativa, que acredita que a campanha é "de suma importância ser realizada nos ambientes escolares, uma vez que leva "a reflexão por parte da juventude quanto ao respeito pelas pessoas infectadas e a necessidade de prevenção contra esse mal", defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário