segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alunos de Física participam de evento que discutiu Astronomia e Cosmologia


Cerca de trinta alunos do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú participaram do evento “From Micro to Macrocosmo”, no dia 1º de dezembro no campus de Fortaleza. Na ocasião, os alunos prestigiaram inúmeras palestras, inclusive do professor Nizomar Gonçalves, do campus Acaraú. O evento, promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC), do IFCE, teve por objetivo divulgar a Astronomia, a Astrofísica e a Cosmologia.

Conforme o professor Henrique Camelo, coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, a participação dos alunos no evento foi importante, uma vez que os mesmos “identificam-se cada vez mais com o curso, seja enquanto futuros professores ou cientistas”. O docente reforça que a participação em eventos científicos como o realizado no campus de Fortaleza será uma constante na vida acadêmica dos alunos do curso do IFCE em Acaraú, para que os alunos “saiam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho”, defendeu.

A Direção Geral do campus de Acaraú cedeu o micro-ônibus do campus para que os alunos participassem da atividade e cada aluno receberá uma diária para ajudar no custeio com hospedagem. “Temos tido uma preocupação muito grande em fornecer os subsídios necessários à formação de qualidade de nossos alunos, preparando mão de obra qualificada e novos cidadãos”, declarou Amilton Nogueira, Diretor Geral do campus de Acaraú.

A aluna Dayanne Nunes de Sousa, do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, acredita que a participação no evento foi muito importante, uma vez que pôde prestigiar a palestra do Prof. Nizomar, que é um dos membros do GEPAC, que falou sobre matéria escura, que a aluna disse nunca ter ouvido falar. “Além disso, outras palestras aguçaram nossa curiosidade sobre inúmeros outros temas relacionados a Astronomia e Cosmologia”.

[+] Saiba Mais
Matéria Escura
Tema da palestra do professor Nizomar Gonçalves, do campus de Acaraú do IFCE, a matéria escura pode ser entendida como um material invisível existente no Universo, que não interage com a radiação eletromagnética. Esse material só é detectado através de sua influência gravitacional sobre sua vizinhança.

Serviço
Qualquer pessoa que se interessa por Astronomia e Cosmologia pode fazer parte do GEPAC. Não é necessário ser graduado, e não há nenhum ônus em ingressar. Basta ter interesse pela área. O grupo é integrado por alunos e professores dos campi de Acaraú (Prof. Nizomar), Fortaleza, Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte e Baturité. Para maiores informações sobre o Grupo e como ingressar, através do site www.ifce.edu.br/gepac ou pelo e-mail gepac.ifce@gmail.com This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
Telefones de contato:
(85) 99266162
(85) 86422816

Nenhum comentário:

Postar um comentário