terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Campus de Acaraú elege Grêmio e CA


O campus de Acaraú divulgou o resultado das eleições para o Grêmio dos cursos Técnicos (Pesca, Aquicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar) e os Centros Acadêmicos (CAs) dos cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas.  A eleição, realizada na semana passada, foi feita conforme Regimento e esclarecimentos do Diretório Nacional Dos Estudantes (DCE).
Por não haver concorrência entre chapas tanto para o Grêmio como para os CAs, seria necessário que apenas 20% dos alunos matriculados assinasse um Termo de Aceitação para que a chapa fosse validada. Deste modo, o Grêmio foi eleito com 88 votos dos 282 que estavam aptos a votar (31,20%). Para o CA de Licenciatura em Ciências Biológicas, votaram 45 alunos, dos 76 aptos (59,21%). Já para o CA de Licenciatura em Física, 12 alunos dentre 68 aptos votaram (17,64%).
Em função de o CA de Física não ter conseguido o total necessário de assinaturas para iniciar um mandato, será realizado um novo pleito, onde novamente serão convidados os alunos interessados em formar chapa para que se possa haver nova eleição para o CA. Os mandatos do Grêmio e dos CAs terão início em janeiro de 2012.
O Grêmio e os CAs são entidades estudantis, representativas, que apresentam inúmeras atribuições, dentre as quais: a organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.
Conforme o Presidente da Comissão eleitoral para o Grêmio e CA's 2011 do Campus Acaraú, Tárcio Gomes da Silva, que é aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, os Grêmios e CAs são muito importantes, uma vez que “por meio destas entidades, os estudantes passam a ter voz e vez na Instituição, estimulando seu espírito de organização e ampliando sua capacidade de participação”, defendeu. 

Confira a porcentagem de votos:
Grêmio estudantil:(Eleito)
Total de alunos aptos a votar - 282
Total de Votos - 88 (31,20%)

CA Licenciatura em Ciência Biologicas (Eleito)
Total de alunos aptos a votar - 76
Total de votos - 45 (59,21%)

CA Licenciatura em Física (Não eleito)
Total de alunos aptos a votar - 68
Total de votos - 12 (17,64%)



Número de membros (concorreram Chapas Únicas):
Grêmio : 6 membros
CA de Física: 6 membros
CA de Ciências Biológicas: 23 membros

Nenhum comentário:

Postar um comentário