segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Campus de Acaraú do IFCE realizará Programa direcionado a professores de Matemática do Ensino Médio

Fachada do campus de Acaraú, onde ocorrerá o Programa
         Estão abertas até o dia 12 de janeiro de 2012, as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio que será realizado no prédio do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O evento, que é gratuito, é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) ocorrerá no período de 23 a 27 de janeiro de 2012. O treinamento é destinado, preferencialmente, a professores de Matemática do Ensino Médio de escolas públicas.
         Os professores interessados em participar desse Programa, deverão preencher o formulário de inscrição, disponível no endereço http://sites.google.com/site/papmemifceacarau/ e enviá-lo, junto com a cópia do RG, para o endereço eletrônico papmemifceacarau@gmail.com.
         A capacitação inclui aulas e dinâmicas e é transmitida por meio de videoconferência.
Para esta edição do PAPMEM, será utilizado o livro "
A Matemática do Ensino Médio" - vol. 1, editora SBM. Para maiores esclarecimentos, é só entrar em contato através do e-mail papmemifceacarau@gmail.com ou pelo telefone (88)3661.1682.

O livro



        O programa de Matemática da primeira série do Ensino Médio tem como tema central as funções reais de uma variável real estudada sob o ponto de vista elementar, isto é, sem o uso do Cálculo Infinitesimal. Como preliminar a esse estudo e preparação para as séries subseqüentes, são apresentadas noções sobre conjuntos, a idéia geral de função e as diferentes categorias de números: naturais, inteiros e, principalmente, reais.

        O livro cobre esse programa. Ele foi escrito para professores de Matemática do Ensino Médio e para estudantes de Licenciatura em Matemática. Sua principal mensagem é de que os conceitos abstratos da Matemática servem de modelos para situações concretas, permitindo analisar, prever e tirar conclusões em circunstâncias onde uma abordagem empírica é insatisfatória.

        A fim de saber que espécie de função se deve empregar para resolver um determinado problema, é necessário conhecer as propriedades características de cada função, pois a situação da vida real, quer no cotidiano, quer na Tecnologia, quer na Ciência, não surgem acompanhadas de fórmulas explícitas. Esse é um ponto de fundamental importância, freqüentemente ignorado no ensino formal tradicional, onde os conceitos matemáticos são introduzidos para resolver problemas que se referem a eles mesmos.

       Nesse livro, as funções dos vários tipos apresentados são caracterizadas por meio de propriedades simples, permitindo, desse modo, ao professor empregá-las conscientemente. 
Para maiores informações, acesse: sites.google.com/site/papmemifceacarau  

Nenhum comentário:

Postar um comentário