domingo, 31 de julho de 2011

Docente de Acaraú participa de Workshop no Rio de Janeiro

A professora Rafaela Camargo, da área de Biologia do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participou, no dia 28 de julho, do I Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos). O objetivo geral da ReBentos é a criação e implementação de uma rede integrada de estudos dos habitats bentônicos do litoral brasileiro (ReBentos), vinculada à Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede Clima (MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), para detectar os efeitos das mudanças ambientais regionais e globais sobre esses organismos, dando início a uma série histórica de dados sobre a biodiversidade bentonica ao longo da costa brasileira.
O workshop aconteceu na cidade de Arraial do Cabo, Estado do Rio de Janeiro. A docente do campus de Acaraú foi convidada pelo coordenador do Programa, Dr. Alexandre Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).
A ReBentos custeou as despesas de passagens, translados e diárias que oportunizaram a participação da Professora Rafela no evento. Na oportunidade, a docente associou-se, a convite da ReBentos, ao Grupo de Pesquisa em Manguezais e Marismas. A Professora Rafaela Camargo ressalta que foi muito importante sua participação no workshop, uma vez que “além de levar o nome do IFCE para um evento tão importante a área, pude interagir com pesquisadores de vários ecossistemas de todo o país que foram convidados pela ReBentos”.
A professora Rafaela explica que é a única de um Instituto Federal e a única do grupo de estudos sobre manguezal no Estado do Ceará a participar da ReBentos. O workshop em que participou ocorreu em período de recesso escolar no campus de Acaraú. Na imagem, a Professora Rafaela Camargo - Arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário