sábado, 30 de abril de 2011

Grupo de artesanato inicia atividades em Acaraú

      Seis alunos do campus do IFCE em Acaraú compõem um grupo que confeccionará artesanato com base em resíduos de pescado, como escamas, conchas e búzios, e materiais recicláveis, como garrafas pet. O projeto é coordenado pela professora das áreas de Pesca e Aquicultura do campus, Soniamar Rodrigues e conta com a colaboração da Técnica em Laboratório, Rosenete Pereira. As atividades do grupo iniciarão em 1º de maio em uma sala do campus.
      Os próprios alunos farão a pesquisa de materiais,  coletarão matéria-prima, desenvolverão os produtos artesanais e os comercializarão. A professora Soniamar já formou alunos de comunidades pesqueiras de Acaraú no ano passado, e a partir deste ano, oferece a capacitação aos discentes do campus.
      As atividades são baseadas no empreendedorismo, uma vez que os próprios alunos produzem, comercializam seus produtos e os põem a venda para custear o projeto. Além disso, baseia-se no associativismo, já que todos se ajudam, como uma cooperativa.
      A ideia é que os alunos capacitados neste momento sejam monitores nas capacitações que serão abertas a comunidade externa a partir de 2012, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que integrariam uma das atividades de extensão da instituição. "Vamos levar essa técnica para as comunidades de Acaraú, oportunizando uma nova técnica e geração de renda a baixo custo", afirmou a coordenadora do projeto, Soniamar Rodrigues.
      O passo inicial do projeto é a estruturação do espaço físico da sala cedida pela direção do campus para as atividades. No mês de junho está previsto que se iniciem as comercializações dos produtos, quando a comunidade externa poderá visitar e adquiri-los. Os alunos confeccionarão sinos dos ventos e colares com conchas, quadros com escamas de peixe, ímãs de geladeira com búzios, entre uma infinidade de outros itens. O nome do grupo será decidido posteriormente, mediante concurso em que todos os alunos da unidade de ensino poderão participar.

Na imagem, grupo de artesanato formado no ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário