segunda-feira, 11 de abril de 2011

Catamarã é inaugurado em Acaraú

No último dia 8, às margens do Rio Acaraú, no bairro Camboa, foi realizada solenidade de inauguração de um barco a vela conhecido como catamarã. A embarcação foi construída por sete carpinteiros navais das comunidades pesqueiras da Barrinha de Baixo e Lagoa da Volta, em Acaraú, sob orientação dos Professores Toivi Masih e Maurício Aguilar, ambos do campus do IFCE no Município. A solenidade contou com o Secretário Executivo da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Glauber Gomes de Oliveira, além de autoridades municipais. Em seguida, na sede do campus, ocorreu entrega dos certificados aos alunos concludentes e palestras com o Secretário Glauter de Oliveira e com o Prof. Maurício Aguilar sobre a área de Construção Naval.
O projeto de construção do catamarã, coordenado pelo Prof. Toivi Masih, do campus de Acaraú, iniciou em 2009, quando o docente venceu edital de licitação (menor preço) para construção de uma embarcação de pesca para o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Projeto São José). O Prof. Toivi lançou a proposta ao IFCE para oferecer um curso na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) em construção de catamarãs a vela, capacitando os carpinteiros navais da região. O barco construído, orçado em aproximadamente R$ 70 mil será encaminhado ao assentamento da Praia de Maceió (Itapipoca) onde servira a esta comunidade.
No processo de formação dos carpinteiros, a Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Acaraú entrou com apoio logístico, através do custeio de diárias e passagens dos alunos, reafirmando mais uma vez uma importante parceria com a sede do IFCE no Município. O certificado de extensão emitido pelo campus de Acaraú aos carpinteiros que concluíram o curso e a construção da embarcação consta de 300 horas/aula, e os alunos assistiram aulas teóricas, entre outras, das seguintes disciplinas: Segurança do Trabalho, Técnicas de Construção de Embarcação, Instalações em embarcações, além de terem participado diretamente na construção da embarcação. Na imagem, os professores do projeto com os alunos, o Prof. João Vicente e o Secretário Glauber de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário