quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alunos de Acaraú tem aula de campo no mangue

No último dia 05 de abril, aproximadamente 30 alunos do 2º semestre do curso Técnico em Pesca do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participaram de uma aula de campo no manguezal da Praia de Arpoeiras, no Município. Os alunos observaram o tipo de vegetação do ecossistema, por meio da análise de amostras recolhidas no local. A atividade faz parte da disciplina de Ecologia e Educação Ambiental, ministrada pela professora Rafaela Camargo Maia.
Conforme a professora Rafaela Camargo, a aula de campo realizada teve uma importância fundamental na formação dos alunos, que atestaram na prática a vegetação do mangue. “Por meio dessa aula, os alunos reconhecem as potencialidades e fragilidades de um ambiente tão rico e importante para as atividades pesqueiras, como o mangue”, defendeu a docente.
O mangue atua como uma barreira protetora da costa ante fenômenos naturais, previne a salinização dos solos, é habitat de inumeráveis espécies bio-aquáticas, produz grande quantidade de matéria orgânica e é parte fundamental na cadeia alimentar da fauna. Conforme a professora Rafaela, esse rico ecossistema deve ser preservado. “Acaraú apresenta uma grande degradação dessas áreas e a conscientização dos alunos é um importante passo para rompermos com essa triste realidade”, ressaltou a professora Rafaela Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário