sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

curso de Evolução Estelar a distância ofertado pelo Observatório Nacional




 

O Observatório Nacional (ON) está com inscrições abertas para mais um curso. Desta vez o tema é "Evolução Estelar", totalmente à distância, gratuito e com emissão de certificado. O curso é muito bom. Excelente oportunidade para quem se interessa por Astronomia. O curso apresenta-se em nível de divulgação científica e o certificado não tem valor acadêmico ou para promoção de qualquer tipo de função acadêmica ou progressão funcional.



Não é necessário qualquer conhecimento prévio de astronomia para acompanhar o nosso curso a distância, uma vez que ele está voltado para um público não especializado em ciências exatas. O objetivo é difundir, atualizar e socializar o conhecimento científico para todos os interessados em astronomia.

Devido à sua característica abrangente, durante o curso serão abordados assuntos muito básicos, o que não deve ser entendido pelos professores participantes ou por aqueles que já possuem conhecimento prévio de astronomia como um demérito à sua competência.

O foco principal deste curso é transformar um assunto científico complexo em uma linguagem compreensível e simples, estabelecendo uma conexão entre a pesquisa científica e o público. É a oportunidade de uma instituição federal de pesquisa colocar a serviço da sociedade os conhecimentos que são produzidos por seus pesquisadores, democratizando assim o seu acesso.

Como estudar a distância

Uma das grandes vantagens de um curso à distância é permitir a cada participante definir o seu ritmo de estudo, avaliando o seu tempo disponível, programando assim a sua dedicação ao curso. Se você pretende obter o certificado do curso, terá que fazer testes durante o curso e, certamente, se esforçar bem mais que os outros participantes.

O curso não tem custos

Os cursos a distância, oferecidos pelo Observatório Nacional, são inteiramente grátis. Nenhuma taxa é cobrada aos participantes. O material produzido, disponibilizado no site, pode ser copiado (donwload) e impresso, desde que não seja publicado em outros meios, o que caracteriza crime de propriedade intelectual.

Se você receber qualquer mensagem ou sugestão que indique custos, envie imediatamente uma cópia para cave@on.br e rcassaro@on.br para tomarmos as providências cabíveis.

Duração do curso

O programa do curso "Evolução Estelar" é muito vasto. Para que seu conteúdo seja melhor absorvido, o curso será realizado entre Dezembro/2010, início das inscrições, e Julho/2011.

Inscrição

As inscrições serão abertas no dia 01/12/2010 e encerradas um dia antes da primeira prova, dia 17/03/2011.

Onde as aulas são apresentadas

Os assuntos das aulas são apresentados em módulos na área "Ensino a Distância" do site do Observatório Nacional ( www.on.br ). O curso tem carga horária equivalente ou estimada a 120 horas (não há registro do número de horas durante o acesso ao site). Não disponibilizamos qualquer material impresso, mesmo para os participantes inscritos, e não poderemos atender a qualquer solicitação de envio de fotos, animações ou vídeos.

Tirando dúvidas

À princípio aqueles que estão matriculados no curso poderão tirar dúvidas administrativas, enviando um e-mail para rcassaro@on.br ou edilene@on.br . As perguntas enviadas para o endereço errado ou fora de contexto serão eliminadas e desconsideradas. Seremos bastante rígidos quanto a isto.

As provas:

  1. Serão realizadas 4 (quatro) provas durante o curso de " Evolução Estelar ".
  2. As provas terão duração de 4 (quatro) dias, sempre iniciando numa Sexta-Feira à 0h e terminando na Segunda-Feira as 24horas, como mostrado no cronograma de provas do curso. Durante este período o aluno poderá consultar previamente a prova, sem precisar fazê-la.
  3. Recomendamos ao aluno copiar a prova para o seu computador (download), responder as questões e depois entrar no sistema para realizar a prova. Isso diminui o risco do aluno ter sua prova enviada incorretamente por algum problema na sua rede internet.
  4. A rede e o sistema de energia do Observatório Nacional são redundantes (duplicados), ou seja, o risco de falhas é bastante minimizado.
  5. Também recomendamos que os alunos evitem realizar a prova no último dia, pois o sistema poderá ficar lento ao acesso à prova, aumentando assim os riscos de falhas (rede, energia elétrica, etc).
  6. Quando o aluno terminar a prova ele deve, obrigatoriamente, clicar no botão CONCLUIR e ENTREGAR PROVA, para que o sistema dê por encerrado o evento.
  7. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada.
IMPORTANTE: para realizar a prova, o aluno deverá utilizar o login (seu endereço e-mail) e a senha que receberá no ato da inscrição no curso. Caso tenha extraviado (perdido) esses dados, o aluno poderá recuperá-los, sendo acessados pelo botão "Esqueci minha senha".

Certificado do curso

Ao final do curso o certificado será emitido e disponibilizado na página do Observatório Nacional, sem qualquer custo, para aqueles que completarem o curso com nota média mínima igual a 7,0. Não será emitido certificado impresso ou declarações. A divulgação das notas e o acesso ao certificado são restritos ao aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário