sexta-feira, 1 de junho de 2012

Campus do IFCE em Acaraú sediou seminário de religiosidade


Professora Soniamar abordando o Espiritismo


“Discutindo religiosidades:  sincretismo e pluralidade.” Esse foi o tema do seminário realizado no auditório do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no dia 24 de maio, direcionado a 220 alunos do Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes. A atividade fez parte da disciplina de Sociologia e teve por objetivo levar os alunos a refletir sobre a pluralidade religiosa e o respeito a todas as religiões.

 O evento contou, em sua programação, com uma mesa redonda composta por representantes da Igreja Cristo Vivo, do Espiritismo Kardecista, do Judaísmo, além de ter tido a colaboração de uma especialista em ensino afro-brasileiro a qual discorreu sobre Candomblé e Umbanda. A professora Soniamar Saraiva e o professor Joab Dantas, ambos docentes do campus de Acaraú, colaboraram com o evento, discorrendo sobre o Espiritismo e auxiliando nos trabalhos de organização/mediação, respectivamente.

 Conforme a professora Raquel Araújo, do Liceu de Acaraú, o seminário foi fundamental para proporcionar aos discentes o contato com adeptos e o aprofundamento no conhecimento de várias outras religiões que muitos ainda desconheciam. “A escola é o lugar propício para a ideia de pluralidade, não só religiosa, como política, social, etc, sendo papel dos educadores discutir essas questões.”
  O diretor-geral do campus de Acaraú, professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, apoiador da iniciativa, parabenizou o Liceu e os docentes do campus por terem tornado realidade este evento tão importante, não só para formação dos alunos, mas também para socialização de diferentes propostas religiosas, uma vez que “a partir de um evento como esse, as religiões passam a ser mais conhecidas e, por conseguinte, mais respeitadas”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário