segunda-feira, 10 de outubro de 2011

IFCArte ensina artesanato a alunos de escolinha de Acaraú

O grupo de artesanato IFCArte, do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promoveu, no dia 8 de outubro, uma oficina de artesanato a cerca de 37 alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Despertando para o Saber, localizada no bairro Saguim, em Acaraú. Na oficina, os alunos aprenderam a confeccionar porta-chaves utilizando conchas marinhas picadas e pintadas, coladas sobre tela em suporte de madeira. O IFCArte inspirou a criatividade das crianças, que esboçaram inúmeros desenhos: por do sol, flores, coração, entre outros. O IFCArte, integrado por alunos do campus, é coordenado pela professora Soniamar Saraiva, e conta com o apoio da Técnica de Laboratório Rosenete Pereira. A oficina foi a primeira atividade que o grupo de artesanato realizou juntamente com o público externo.
A aluna Cassiane Gabriele Brandão Araújo, do 7º ano da Escola Despertando para o Saber, fez uma flor no seu porta-chaves, para presentear a mãe. A estudante acredita que a arte é um importante instrumento de expressão, e gostou muito da nova técnica ensinada pelo IFCArte. “Aprendi muitas coisas legais hoje. Gostei demais! Além do que ajudamos a natureza com o aproveitamento desses materiais”.
A auxiliar de sala da Escola Despertando para o Saber, Nágila Maria da Silva, acredita que a atividade desenvolvida pelo IFCArte ajudará os alunos da escolinha a “desenvolver um lado artístico que ficava adormecido. Além do que foi uma diversão só. Eles rapidinho aprendem e disseminam o que aprenderam aqui aos outros colegas”.
Francineudo Araújo, professor da Escola Despertando para o Saber, ressalta que a oficina de artesanato do campus de Acaraú ajuda o projeto “Despertando para a Sustentabilidade”, que a escola vem desenvolvendo desde a Semana do Meio Ambiente, em junho. Pelo projeto, os alunos desenvolvem artesanato utilizando materiais reciclados, como garrafas pet, papel e latinhas de refrigerante. “O IFCArte do campus de Acaraú vem nos ajudar a desenvolver esse projeto, ensinando os nossos alunos a desenvolverem um lindo porta-chaves reaproveitando conchas e restos de madeira, que seriam descartados e que aqui viram arte”.
A professora do campus de Acaraú e coordenadora do IFCArte, Soniamar Saraiva, ressaltou que a oficina, foi muito importante para as crianças, por tê-las ensinado uma nova técnica de arte, por meio do “aproveitamento de resíduos de pescado, que seriam descartados, colaborando para o desenvolvimento sustentável”. A docente ainda reforçou que a atividade foi um “reconhecimento do esforço que a escola Tia Helena teve quando doou garrafas PET para nós, quando precisamos confeccionar "pufs" (assentos) utilizados em nossas aulas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário