A reprodução e o desenvolvimento do molusco gastrópode Melampus coffeus, esse é o tema tratado em capítulo escrito pela professora Rafaela Camargo, servidora do campus de Acaraú do IFCE, que faz parte do livro "Desova de alguns moluscos brasileiros”. A obra, publicada recentemente pela Expressão Gráfica e Editora de Fortaleza, foi organizada pelas Dras. Helena Matthews-Cascon e Cristina de Almeida Rocha-Barreira e pelo Msc. Carlos Augusto Oliveira de Meireles, todos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC).
No capítulo citado, a professora Rafaela Camargo faz uma compilação de dados obtidos na época de seu doutorado, quando estudou a espécie abordada na obra, típica de manguezais e importante para esse ecossistema. Segundo a docente, “Esse molusco alimenta-se de detritos vegetais, consumindo folhas do mangue e, portanto, assume papel importante no ecossistema de manguezal”.
Alguns exemplares do livro, lançado no XXII EBRAM - Encontro Brasileiro de Malacologia, que aconteceu no mês de setembro de 2011 em Fortaleza, foram doados para a biblioteca do Campus de Acaraú do IFCE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário