quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Docente de Acaraú ministra formação a professores de Itatira

         O professor Eugênio Pacelli, da área de Biologia do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) ministrou a primeira etapa de um curso de formação para cerca de 80 professores da rede municipal de ensino de Itatira, no Sertão Central cearense. A capacitação ocorreu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na localidade de Lagoa do Mato, no Município. A segunda etapa da formação está prevista para ocorrer nos dias 4 e 5 de novembro, totalizando 80 horas/aula. O objetivo é aperfeiçoar o ensino e melhorar a prática pedagógica em sala de aula.
         O docente do campus de Acaraú do IFCE, Eugênio Pacelli, discorreu acerca da formação de ciências com foco na prática em sala de aula, ou seja, no desenvolvimento de experiências e atividades práticas em sala de aula com materiais acessíveis, do dia a dia, e de baixo custo. Os docentes do Município também tiveram formação de artes e de linguagens e códigos.
         Professor Eugênio reforçou que a formação é muito importante à prática docente, uma vez que atualiza os professores com mais tempo em sala de aula.  “É extremamente necessário que os professores que já terminaram os estudos há tempos fiquem atualizados frente às mudanças do ensino”.
         Eugênio reforça que, no caso dos professores de cidades do interior, é escassa a participação nestas formações, visto que “é mais difícil a acessibilidade a esses cursos”. O docente do campus de Acaraú do IFCE defende que é importante que os próprios municípios do interior busquem instituições e profissionais de qualidade para ministrar estas formações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário