quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunos de Acaraú realizam visita a Projeto TAMAR

Aproximadamente 20 alunos do segundo semestre do curso Técnico em Pesca realizaram uma visita técnica ao dia 18/05 com os alunos do segundo semestre de pesca na base do projeto TAMAR, em Almofala, distrito de Itarema/CE. O Tamar é um Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas - Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente.
A visita faz parte da atividade de Biologia Aquática e Pesqueira da Professora Rafaela Camargo Maia, do campus Acaraú. Os alunos ainda foram acompanhados pelos técnicos em laboratório Tárcio Gomes e Alex Castro e o Prof. Eugênio Pacelli. Conforme a docente, a região do Baixo Acaraú se destaca por ser uma importante área de alimentação e corredor migratório para as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.
A docente explica que a atividade é importante à formação dos alunos, uma vez que “tomam contato com a fauna silvestre ameaçada de extinção, principalmente tartarugas marinhas, que são constantemente capturadas incidentalmente pelas diferentes artes de pesca”.
Na ocasião, as biólogas do projeto mostraram um pouco do trabalho realizado junto aos pescadores da região, para minimizar esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário