quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reutilização da água em piscicultura é tema de palestra em Acaraú

      Cerca de 40 alunos do curso técnico em Aquicultura do campus do IFCE em Acaraú assistiram, na sede, no último dia 02, a palestra cujo tema foi "Avaliação da sustentabilidade ambiental do reúso da água na piscicultura". A palestra foi ministrada pos Emanuel Soares dos Santos (Foto), engenheiro de pesca, doutorando em Engenharia Civil, na área de Saneamento Ambiental. A atividade fez parte da disciplina do professor Toivi Masih Neto, da área de Aquicultura do campus.
      Na oportunidade, Emanuel abordou a importância da reutilização da água para a preservação ambiental na atividade produtiva da Pesca e da Aquicultura. O palestrante faz parte de um projeto, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Cagece, que cultiva tilápias com água tratada do sistema de esgoto. "Atitudes como essa, de reutilização da água que seria descartada para uma finalidade produtiva geram uma conscientização ambiental muito grande, além do que aumentam os recursos hídricos e a diminuição da degradação da água", defendeu Emanuel Soares.
      Os alunos tomaram contato com mais uma tecnologia desenvolvida que acarreta a sustentabilidade na sua fututa atuação profissional. "Com alternativas como essa, do desenvolvimento de novas tecnologias, não presas a formas tradicionais, o técnico em pesca e em aquicultura da atualidade não precisa atuar de forma equivocada, mas atuar de forma sustentável", afirmou Emanuel Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário