Como parte das atividades do II Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, o professor Márcio Bezerra, da área de Recursos Aquícolas e Pesqueiros do campus de Acaraú, realizou, no último sábado (13), a palestra “a sustentabilidade na carcinicultura”. No auditório da Fazenda Cacimbas, o docente discutiu questões econômicas, ambientais, sociais e de governança da carcinicultura brasileira.
O professor defendeu que, na avaliação dos impactos ambientais das fazendas de cultivo de camarão, os técnicos dos órgãos ambientais devem ter por base modelos que considerem a dinâmica de sedimentos, os animais, os efluentes, particularidades hídricas, se as fazendas encontram-se em áreas de manguezal, entre outros fatores.
O docente criticou as avaliações superficiais dos impactos ambientais da carcinicultura e defendeu que se deve trazer à luz do debate sustentável a luz técnica. “Na carcinicultura, devem-se melhorar os procedimentos dos produtores, por meio de uma regulamentação, mobilização e atitude adequada”, defendeu prof. Márcio Bezerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário