quarta-feira, 2 de maio de 2012

Campus do IFCE em Acaraú realiza III Encontro Pedagógico


Palestra com o fonoaudiólogo Cláudio Barreto

“Voz e comunicação no trabalho docente: construindo uma relação educadora”. Esse foi o tema do III Encontro Pedagógico, promovido pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e realizado no dia 25 de abril. O evento, que apresentou em sua programação palestras e debates, contou com a participação de professores, técnicos administrativos e alunos da instituição, além de docentes de escolas do município.
A primeira palestra “Higiene vocal: o uso profissional da voz na atividade docente” foi ministrada pelo fonoaudiólogo Cláudio Barreto. Na ocasião, foram apontados os cuidados que os profissionais da voz, a exemplo dos professores, devem ter para evitarem as patologias e disfunções vocais. “Evitem hábitos como fumar, gritar, pigarrear, dentre outras ações que acabam desgastando a voz”, alertou. Além disso, o palestrante orientou a respeito da boa postura e da necessidade de respirar corretamente para evitar problemas na voz.
Francisco Araújo, técnico em assuntos educacionais do Campus Acaraú do IFCE, apresentou a palestra “Comunicação e oralidade em sala de aula: estabelecendo uma relação educadora”. Na oportunidade, o palestrante discorreu a respeito da boa postura que o professor deve apresentar em sala de aula, fazendo-se compreender. “Se você não comunica bem, sai tudo errado. Aprender a se expressar corretamente é uma função do professor”, ressaltou.
O Diretor Geral do campus de Acaraú, professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, que fez a saudação de boas-vindas e abriu oficialmente as atividades, apontou a importância do encontro enquanto um “momento importante de reflexão pedagógica, que objetiva fazer com que os professores pensem no mesmo ritmo, no mesmo tom, influenciando sua prática cotidiana”, revelou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário