quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reitoria Itinerante começa trabalhos por Sobral

          Com objetivo de aproximar a gestão central do Instituto Federal do Ceará ainda mais das administrações dos campi e conhecer a realidade dessas unidades, os integrantes do gabinete do reitor dão início ao projeto Reitoria Itinerante nesta quinta-feira, 1º de dezembro, no campus de Sobral.
Na oportunidade, o reitor Cláudio Ricardo Gomes de Lima e os pró - reitores de Administração, Ensino, Extensão, Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa – respectivamente, Virgílio Araripe, Gilmar Lopes, Gutenberg Albuquerque, Tássio Lofti e Glória Marinho - além da equipe de apoio do gabinete estarão cumprindo agenda institucional e conhecendo, em detalhes, o plano de modernização do IFCE de Sobral. Parte do grupo participará na sexta-feira, dia 2 de dezembro, da oficina Sobral: Desenvolvimento para uma Vida Melhor, promovida pela prefeitura de Sobral, para planejar o futuro do município da região Norte, em tornos dos eixos Ensino Superior, Inovação Tecnológica e Educação Profissional.
O cronograma da Reitoria Itinerante em 2012 será definido pelo grupo gestor do IFCE de modo a contemplar as unidades da instituição em todo o Ceará e suas regiões de abrangência.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Alunos do campus de Acaraú realizam visita técnica a indústria de beneficiamento do pescado

Os alunos do 3º semestre dos cursos técnicos em Pesca e em Aquicultura do campus de Acaraú realizaram uma visita técnica a Indústria Monteiro Pescados, situada em Itarema. A visita fez parte de atividade das disciplinas de Controle e Qualidade do Pescado e de Beneficiamento do Pescado, ministrado pela Professora Eveline Alexandre, que é Engenheira de Pesca.
Durante a visita técnica à unidade de beneficiamento de pescado, os alunos tiveram a oportunidade de fazer a seleção da matéria-prima, percebendo os defeitos do pescado que inviabilizariam a exportação. Foi realizada a classificação da cauda da lagosta, além de ter sido feita a pesagem da cauda da lagosta.
Os alunos ainda receberam orientações sobre análise sensorial e especificações de compra (atributos como tamanho mínimo de captura, defeitos), além de terem tido treinamento sobre classificação e pesagem da cauda da lagosta congelada exportada para os Estados Unidos.
A direção geral do campus de Acaraú cedeu o micro-ônibus da sede para transportar os alunos e a professora até a indústria para a realização das atividades práticas, além de ter apoiado a iniciativa da professora Eveline Alexandre.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Campus de Acaraú levou muita informação a profissionais e estudantes de Física e Biologia

Explanação do Prof. Dr. Nildo Loiola da UFC

O campus de Acaraú realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, o I Encontro das Licenciaturas, com o tema “Biologia e Física: Perfil Profissional e Mercado de Trabalho”. O evento, que contou com palestras e mesas redondas, teve por objetivo viabilizar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e a comunidade sobre formação, áreas de atuação e mercado para os profissionais oriundos dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas, ambos ofertados pelo campus de Acaraú.
No primeiro dia do evento, foi realizada mesa redonda com o tema “O ser professor”, com a participação do professor Dr. Nildo Loiola Dias, da área de Física da UFC, Francisco Araújo, técnico em assuntos educacionais do campus de Acaraú e o professor Eugênio Pacelli, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú.
Solenidade de abertura do evento
Em seguida, foi discutido o tema “A Educação Hoje”, em mesa redonda que contou com a professora Cassandra Ribeiro, coordenadora de Educação a Distância do IFCE, que discorreu sobre esta modalidade de ensino e suas peculiaridades. A professora Elizabeth Cavalcante, da área de Educação do campus Acaraú abordou as práticas didáticas na atualidade. Já Kézia Dantas, Coordenadora Técnico-Pedagógica do campus de Acaraú, explanou sobre o projeto integrador inserido na matriz curricular das licenciaturas, entendidos como disciplinas que tem como objetivo “articular teoria e prática,  valorizando a investigação individual e coletiva, funcionando como um  espaço interdisciplinar na formação dos futuros professores”, explicou Kézia Dantas.
Em seguida, foi discutida “Pós-graduação”, em outra mesa redonda composta pelos professores Dr. Ivan de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Laboratório de Ciências do Mar (Labomar) da UFC e o Dr. Rinaldo dos Santos Araújo, Coordenador do Mestrado Acadêmico do IFCE. À noite, foi apresentado o filme “Escritores da Liberdade”, que aborda didática. O filme contou com a mediação do professor Joab Dantas, da área de Sociologia do campus de Acaraú.
Mesas redondas discutiram vários temas 
O segundo dia do evento contou com palestra da professora Maria Núbia Barbosa, de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos do IFCE, que abordou “Concurso público para docentes”, explicando critérios de ingresso, requisitos, etapas da seleção e perspectivas para o profissional.
À tarde, mesa redonda discutiu “Pesquisa Científica”, com o professor João Vicente Mendes Santana, coordenador de pesquisa do IFCE/ campus Acaraú, que abordou projetos e editais de pesquisa e a professora Leonor de Maria Rodrigues Melo, da Uece, campus de Limoeiro do Norte. A professora Socorro Abreu, da área de Português do campus Acaraú, por sua vez, abordou redação e publicação de artigos científicos. E a professora Rafaela Maia, que integra a coordenação de pesquisa, e coordenadora do evento, discorreu sobre Curriculum Lattes.
Em seguida, o professor José Roberto Feitosa, conselheiro do Conselho Regional de Biologia (CRBio) no Ceará e o professor João Cláudio Nunes Carvalho, da área de Física da Universidade de Fortaleza (Unifor) discorreram em mesa redonda sobre “perfil profissional”.
O Diretor Geral do campus de Acaraú, Amilton Nogueira de Vasconcelos, na solenidade de abertura do evento, reforçou que a oferta dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas pela instituição atende a uma necessidade da região. Conclamou a que a comunidade sempre participem de eventos como o I Encontro das Licenciaturas, em que “é um rico momento para troca de ideias e aperfeiçoamento, levando a luz do conhecimento à comunidade, ultrapassando os muros acadêmicos”.
A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário de Educação de Acaraú, Arcelino Batalha, que representou o Prefeito do Município, Pedro Fonteles, Maria do Socorro da Rocha, Gestora do Gabinete do Prefeito de Cruz, Jonas Muniz, o Secretário de Educação de Cruz, Raimundo Otávio, Áurea Silveira e Erlane Muniz, da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE). Além de haver participado do evento professores e estudantes de outras instituições de ensino.

domingo, 20 de novembro de 2011

Campus de Acaraú do IFCE promoverá I Encontro das Licenciaturas

Biologia e Física: Perfil Profissional e Mercado de Trabalho. Esse é o tema do I Encontro das Licenciaturas promovido pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O evento, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, na sede do campus, tem por objetivo apresentar ao público interessado ferramentas de reflexão  sobre a educação na atualidade, perspectivas do profissional docente e o mercado de trabalho, por meio de mesas redondas e palestras.
O Encontro é gratuito e será realizado das 8h às 17h no prédio do campus, situado vizinho ao Fórum Judiciário do Município. A solenidade de abertura e credenciamento está prevista para as 8h do dia 23.
O público-alvo são profissionais, estudantes e a comunidade de maneira geral, enfim, pessoas interessadas em conhecer mais sobre o assunto. O evento contará com a participação do Prof. Dr. Nildo Loiola Dias, da área de Física (UFC), Adriana de Freitas Diniz (IFPA/ Campus Altamira), Prof. João Cláudio Nunes Carvalho (representante do Conselho Regional e Biologia e professor da Unifor), Cassandra Ribeiro Joye, Coordenadora da EAD no IFCE/ Campus Fortaleza, Dr. Rinaldo dos Santos Araújo – Coordenador do Mestrado Acadêmico do IFCE,  além de professores do campus de Acaraú.
O evento tem por objetivo “viabilizar um ambiente para a troca de experiências e ideias com pessoas que atuam ou pretendem atuar na área da Educação”, explica a coordenadora do evento, a Professora Dra. Rafaela Camargo Maia (Foto), da área de Biologia do campus de Acaraú do IFCE.

Serviço
I Encontro das Licenciaturas do IFCE-Campus de Acaraú
Data: 23 e 24 de novembro de 2011
A partir das 8h
Local: Auditório - IFCE/ Campus Acaraú
Endereço: Av. Des. Armando de Sales Louzada, s/n - bairro Mons. Edson Magalhães
Dúvidas: (88)3661.1682


Confira a programação:





I Encontro das Licenciaturas do IFCE - Campus Acaraú
PROGRAMAÇÃO

1º DIA (quarta-feira, 23 de novembro de 2011)
Tema: EDUCAÇÃO
MANHÃ

08h00 – Cerimônia de Abertura e credenciamento
09h00 -
Coffee-break
10h00 – Mesa redonda – Tema: O Ser Professor (20 minutos cada apresentação)
Pedagogo: Francisco de Assis Magalhães Araújo – IFCE/ Campus Acaraú


Professor Física: Prof. Dr. Nildo Loiola Dias - UFC
Professor Biologia: Prof. Eugênio Pacelli – IFCE/
Campus Acaraú (coordenador da mesa)
11h00 às 11h15: Espaço para perguntas


TARDE

14h às 15h – Mesa redonda – Tema: A Educação Hoje (20 minutos cada apresentação)
Educação à Distância – Professora Cassandra Ribeiro Joye, Coordenadora da EAD no IFCE/
Campus Fortaleza
Práticas Didáticas na atualidade – Profa. Elizabeth Cavalcante - IFCE/ Campus Acaraú
Projeto Integrador – Profa. Kézia Dantas - IFCE/ Campus Acaraú (coordenadora da mesa)
15h às 15h15min - Espaço para perguntas
15h15min - Coffee-break
15h45min às 16h45min - Mesa Redonda. Tema: Pós-graduação (30 minutos cada)
Dr. Ivan de Oliveira - Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do LABOMAR
Dr. Rinaldo dos Santos Araújo – Coordenador do Mestrado Acadêmico do IFCE (coordenador da mesa)
16h45min às 17h00min – Espaço para perguntas


NOITE

Apresentação de filme e debate - Professor Joab Dantas - IFCE/ Campus Acaraú


2º DIA (quinta-feira, 24 de novembro de 2011)
Tema: MERCADO DE TRABALHO E PERFIL PROFISSIONAL
MANHÃ

10h15min às 11h15min - Palestra: Concurso Público para Docentes
Professora Maria Núbia Barbosa – Siape: 0269559


TARDE

14h às 15h – Mesa-redonda – Tema: Pesquisa Científica (20 minutos cada apresentação)
Currículos lattes – Adriana de Freitas Diniz (IFPA/ Campus Altamira)
Redação e Publicação de Artigos Científicos – Profa. Socorro Abreu - IFCE/ Campus Acaraú
Projetos e editais de Pesquisa – Professores João Vicente e Rafaela Maia – IFCE/ Campus Acaraú
(coordenadores da mesa)
15h às 15h15min - Espaço para perguntas
15h15min - Coffee-break
15h45min às 16h45min – Mesa Redonda – Tema: Perfil Profissional (30 minutos cada)
Conselho Regional de Biologia - CRBIO
Conselho Regional de Física – Professor
João Cláudio Nunes Carvalho - UNIFOR
16h45min – 17h00 – Espaço para perguntas


NOITE

Coquetel de Encerramento

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campus de Acaraú mostra projetos em Festival

         Alunos do campus de Acaraú explicaram a proposta dos cursos e projetos da instituição e entregaram kits promocionais no III Festival Internacional do Camarão e III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, promovidos pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra. De 11 a 13 de novembro, o stand do IFCE montado na fazenda Cacimbas, em Acaraú, foi visitado por várias autoridades, como o Governador Cid Gomes e o Superintendente do Ministério da Pesca no Ceará, Melquíades Ribeiro.
         O grupo de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), composto pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que fazem um trabalho de conscientização sobre a necessidade da preservação das áreas de manguezal, expôs algumas espécies da flora e fauna típicas desse ecossistema. O grupo é coordenado pela professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia.
         O professor Max William, da área de Segurança do Trabalho do campus, integrou Conselho Técnico-Científico do evento. O professor Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas, participou de uma mesa-redonda com o tema "Desafios para sustentabilidade da carcinicultura marinha cearense no século XXI".
         O campus homenageou a ACCN pela obtenção da certificação de Denominação de Origem conquistada neste ano. Estiveram presentes o diretor do campus, Amilton Nogueira, o presidente da ACCN, Livino Sales, a advogada da Associação, Socorro Lima e o coordenador de extensão do campus, Márcio Bezerra. Amilton Nogueira elogiou o importante trabalho realizado pelo empresário na região e ressaltou o imenso apoio que o IFCE tem recebido desde o início da sua implantação em Acaraú.

Oportunidade de estágio de iniciação científica no Canadá

Estão abertas as inscrições para o programa Globalink 2012 destinado a universitários brasileiros que desejam fazer estágio de iniciação científica no Canadá.


  Os candidatos podem fazer a inscrição dos projetos aprovados pela MITACS exclusivamente para as áreas elegíveis no programa Ciência sem Fronteiras, da CAPES.

  Para se candidatar ao Globalink 2012 o candidato deve:

·         preencher o formulário de inscrição ;

·         apresentar a transcrição completa das disciplinas do curso;

·         apresentar curriculum vitae, identificando perfil de habilidades;

·         apresentar duas cartas de recomendação;

·         ter completado três anos de um curso de graduação com duração de quatro anos ou quatro anos de um curso de graduação com duração de cinco anos até março de 2012;

·         ter o mínimo CGPA de 8 em cada 10 e 3,2 em 4 (ou o equivalente em sistema de graduação brasileiro, coeficiente de rendimento);

·         demonstrar proficiência e habilidade oral e escrita no idioma inglês.

  As atividades para a realização do estágio compreendem o período entre 1º a 25 de maio de 2012, para saída do Brasil, e retorno entre 27 de julho a 17 de agosto de 2012.

  O prazo para se inscrever acaba no dia 27 de novembro.

  Mais informações no endereço eletrônico: globalink@mitacs.ca.

Dell lança plataforma para deficientes

Em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com a LCA Consulting e a Faculdade Estácio FIC, a Dell, empresa do setor de informática, lançou o projeto Pesquisa e Desenvolvimento de Plataforma de Educação a Distância Aplicada à Aprendizagem de Pessoas com Deficiência, cujo objetivo é capacitar e aperfeiçoar pessoas com deficiência (PCDs) para o mercado de trabalho.
O projeto é realizado em Fortaleza e tem como base uma metodologia de Educação a Distância (EaD), com interfaces adaptadas às necessidades de cada participante. Para isso, a Dell apoiou a criação de um laboratório destinado à validação, implantação das tecnologias desenvolvidas e aplicação de um programa de capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação para pessoas com deficiência.
Por meio de contato com associações do Ceará, a empresa realizou uma seleção de profissionais e contratou 50 funcionários – 30 deficientes auditivos e 20 deficientes físicos. “É muito difícil encontrar PCDs preparados para o mercado. Por esse motivo, desenvolvemos um projeto de capacitação de profissionais, no qual a primeira fase os treina em português, lógica matemática, inglês e libras, todos voltados para a área de TI, além de informática básica e Java, para se tornarem testadores de softwares”, ressalta Eder Soares, gerente de desenvolvimento de software do projeto P&D da Dell Brasil.

Conif acompanha negociações para reestruturação da carreira docente

Na última sexta-feira, 11/11, os reitores Sérgio Pedini (IF Sul de Minas) e Antônio Carlos Barum Brod (IF Sul-Rio-Grandense) representaram o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na reunião do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) com as entidades de classe, dando continuidade às discussões da nova carreira docente nas instituições federais de ensino.

Participaram da reunião o secretário de Relações do Trabalho do MPOG, Duvanier Paiva, representantes do Ministério da Educação (MEC), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

O Andes e o Proifes apresentaram suas propostas de carreira, enquanto representantes da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) apresentaram dados sobre o perfil dos docentes das Redes (universidades e institutos). Duvanier apresentou um projeto de lei sobre a nova carreira docente superior, ainda sem a definição de tabelas de valores.

A próxima reunião do grupo de trabalho para a reestruturação da carreira será dia 24 de novembro, quando os integrantes do GT irão confrontar análises das propostas apresentadas. Outras duas reuniões estão agendadas para os dias 1 e 8 dezembro.

Mobilizações do Conif - para acompanhar as negociações junto ao governo federal, o Conif criou um grupo de trabalho interno para discutir as propostas de carreira, que esteve reunido em Brasília na última quinta-feira, 10/11. Além de Pedini e Brod, também integram o GT interno os reitores Aurina Santana (IFBA), Rildo Diniz (IF Sertão Pernambucano) e Belchior Rocha (IFRN).

Nos próximos dias, o Conif deverá formalizar uma manifestação acerca dos princípios básicos que compreende como fundamentais em qualquer proposta a ser discutida, tendo em vista o equilíbrio dos Institutos Federais. O GT interno também irá acompanhar a discussão sobre a carreira dos técnicos-administrativos, assim que for definida a agenda de negociações.

IFCE promoverá Dia "D" da Educação a Distância

A Pró-reitoria de Ensino, através da Diretoria de Educação a Distância, está com inscrições abertas até o dia 25 de novembro de 2011, para o Encontro Interativo-discursivo sobre EaD no Instituto Federal do Ceará. O evento acontecerá no dia 28 de novembro de 2001, no Auditório Castelo Branco do IFCE, em comemoração ao Dia Nacional de EaD.
O Encontro acontecerá nos dois turnos, iniciando às 08h00min com recepção dos participantes, seguida da palestra da Professora Cassandra Joye (IFCE) e debate temático com os professores Fábio Castelo (UECE), Régia Araújo (IFCE), Gina Porto (IFCE) e o aluno Isaac Nogueira (IFCE). No turno da tarde a programação segue com a palestra do professor Hermínio Borges Neto (UFC), seguida de um painel discursivo com os professores Denys Sales (IFCE), Liádina Lima (Unifor) e Fernando Lincoln (UFC).

Informações: dianacionalead@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. / (85) 3307-3645

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

IFCE participa de III Festival do Camarão em Acaraú

Stand foi visitado pelo Governador
         O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participou do III Festival Internacional do Camarão (Grand Shrimp Festival) e do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, ocorridos de 11 a 13 de novembro, na fazenda Cacimbas, em Acaraú. Na ocasião, alunos da instituição trabalharam em stand acolhendo visitantes, explicando a proposta dos cursos e entregando kits promocionais. O stand foi visitado pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, que recebeu das mãos do aluno Júnior Costa, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas um dos kits.
Ecomangue com Superintendente  
         O grupo de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), composto pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que fazem um trabalho de conscientização sobre a necessidade da preservação do manguezal,  apresentou aos visitantes algumas espécimes da flora e fauna típicos desse ecossistema. O grupo é coordenado pela professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia. Um dos visitantes ilustres que ouviram atentamente as explicações do grupo foi o Superintendente do Ministério da Pesca, Melquíades Ribeiro.

Mesa-redonda contou com Prof. Márcio
         O campus teve uma participação significativa no Festival. O professor Max William, da área de Segurança do Trabalho do campus, integrou Conselho Técnico-Científico do evento. O professor Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas, participou de uma mesa-redonda com o tema "Desafios para sustentabilidade da carcinicultura marinha cearense no século XXI". 
Empresário erguendo troféu emocionado
          O empresário Livino Sales, presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) foi homenageado pelo campus do IFCE com um troféu de reconhecimento pela entidade haver conquistado neste ano a certificação de Denominação de Origem concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) atestando a qualidade de excelência do camarão produzido na região da Costa Negra (formada pelos municípios de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara). A solenidade de entrega da troféu contou com a presença do diretor do campus, Amilton Nogueira, que passou a comenda  às mãos do empresário, além da advogada da Associação, Maria Socorro Sousa Lima e o coordenador de extensão do campus, Márcio Bezerra. Muitos alunos do IFCE fizeram-se presentes à homenagem. Livino agradeceu e emocionou-se. "Essa é a primeira placa de homenagem que recebi. E estou bastante emocionado", declarou. O diretor elogiou o importante trabalho realizado pelo empresário na região e ressaltou o imenso apoio que o IFCE tem recebido desde o início da sua implantação em Acaraú.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Campus de Acaraú participará do III Festival Internacional do Camarão

        O campus de Acaraú participará do III Festival Internacional do Camarão e do Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste. O evento, organizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), acontecerá na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, entre os dias 11 e 13 de novembro.  Aberto ao público e gratuito, contará em sua programação com workshops, palestras, mesas redondas e festivais gastronômicos. Neste ano, o campus de Acaraú participará do Festival pela segunda vez.
         No local, o campus apresentará um stand, onde disporá de material de divulgação institucional. As visitações podem ser feitas das 8h às 18h. No sábado, às 17h, será entregue um troféu de reconhecimento à Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCN) pela obtenção do Certificado de Denominação de Origem ao camarão produzido na Costa Negra. Após a solenidade de entrega, será servido um coffee break.
         No sábado, às 15h, o professor Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas do campus, participará de uma mesa redonda que terá como tema: "Desafios para sustentabilidade da carcinicultura marinha cearense no século XXI". O docente, que também é coordenador de extensão e relações empresariais do campus, somar-se-á a representantes de órgãos, como Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA/CE), Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e ACCC.
         Para o Diretor Geral do campus de Acaraú, Amilton Nogueira de Vasconcelos, a participação da instituição no Festival é de fundamental para a formação dos alunos. “É muito importante esse contato dos nossos alunos com a realidade de mercado da aquicultura, pesca e gastronomia da região, trazendo contribuições substanciais a sua formação”. Na imagem, diretor assinando Termo de Cooperação do IFCE com a ACCN em 2010.