domingo, 2 de dezembro de 2012

Campus Acaraú participou de programação técnico-científica de Encontro de Carcinicultura

Exposição do professor Márcio Bezerra, do IFCE.
          O IFCE-Campus Acaraú fez-se representar no IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, na fazenda Cacimbas, nos dias 27 e 28 de novembro. Além de ter atuado na organização da programação técnico-científica, docentes da Instituição participaram dos debates, prestigiados pelos alunos da Instituição. O professor Márcio Bezerra, da área de Agronegócio e Recursos Pesqueiros e Aquícolas, participou, no dia 28, de mesa redonda com o tema "Nova legislação ambiental e seus impactos na carcinicultura".
  Em sua exposição, Márcio Bezerra explanou os diversos impactos que passou a ter a atividade da carcinicultura com a Lei Nº 12.727, de 17 de outubro de 2012, que alterou o projeto do novo Código Florestal, previsto na Lei 12.651 de 25 de maio de 2012, além de ter destacado os vetos do Executivo e aplicabilidades práticas.
  A Lei Nº 12.727, em seu  artigo 11 prevê que os apicuns (terrenos formados por sedimentos arenosos margeando as áreas do ecossistema manguezal) e salgados (região onde se verifica a saída do rio para o mar) podem ser utilizados em atividades de carcinicultura e salinas, desde que observados alguns requisitos, como a salvaguarda da absoluta integridade dos manguezais arbustivos e dos processos ecológicos essenciais a eles associados e o licenciamento da atividade e das instalações pelo órgão ambiental responsável. 
     Para Márcio Bezerra, que fez uma análise geral da legislação e apresentou estudos de caso, com foco na região da Costa Negra, tendo feito um resgate histórico da atividade, a carcinicultura pode ser uma atividade sustentável, desde que obedecidos alguns critérios básicos pelos produtores, atentos à legislação, através de formas mais ecológicas de cultivo do camarão.
  A mesa redonda contou com exposição também do professor Márcio Vaz, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que discorreu sobre conceitos e princípios de aplicação da legislação ambiental. A mesa foi coordenada por Cândido Antônio Neto do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário