sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nota de esclarecimento


O campus de Acaraú do IFCE esclarece que, em Assembléia Geral Extraordinária realizada pelos servidores do IFCE, no campus de Fortaleza, foi decidido pela continuidade da greve para resolver pautas locais.  Deverá acontecer uma assembléia local no campus de Acaraú para discutir o sentimento a respeito do que está acontecendo na terça-feira e na quarta ocorrerá nova assembléia em Fortaleza. É incerta a data de retorno das atividades no campus de Acaraú, apesar do indicativo de que o movimento grevista está chegando a um encerramento.  A orientação do SINASEFE Nacional é pela saída da greve negociada, com um indicativo de retorno das atividades para o dia 10/09. Em breve, teremos informações concretas.

Campus de Acaraú do IFCE realiza matrícula no curso de Ciências Biológicas

Matrículas dos novos alunos de Ciências Biológicas

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, no dia 30 de agosto, a matrícula de 28 novos alunos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para o semestre 2012.2. Os candidatos constavam na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC. A chamada foi realizada de forma oral e aconteceu no auditório do prédio do campus. Também foi formada uma lista de remanescentes, composta por cinco candidatos que poderão vir a efetivar sua matrícula em caso de desistências ou cancelamentos.
Uma das candidatas que constava na lista de espera do Sisu e que efetivou sua matrícula foi Rita Maria Vasconcelos Louzada, de 18 anos, que reside em Acaraú. Rita já era aluna do campus, do curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar. A aluna pretende concluir as duas formações e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. “Eu me identifico muito com os cursos que escolhi, tenho tido uma boa formação no campus Acaraú e minha expectativa é das melhores para arrumar um bom emprego”, revelou.
Daniele Vasconcelos, de 19 anos, que também mora em Acaraú, já fez o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Planejamento e Desenvolvimento Empresarial na Instituição, onde tomou contato com a estrutura e os cursos oferecidos, ocasião em que veio o desejo de pleitear uma vaga. A aluna confessa ter aptidão na área de Biologia e suas expectativas são as melhores para o curso. “Vou me dedicar ao máximo para me formar e atuar como pesquisadora”, relatou.

Alunos do Campus de Acaraú do IFCE atuam em bolsa de docência


Alunos de Ciências Biológicas em palestra no campus
Trinta e três alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceaá (IFCE) estão tendo a oportunidade de ter uma primeira experiência no magistério. Os discentes do IFCE acompanham as aulas de um professor-supervisor e têm a oportunidade de treinar a prática docente junto aos estudantes do ensino médio em escolas públicas nos municípios de Acaraú e Itarema. A ação faz parte do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).
O Pibid é um programa do Governo Federal que incentiva a docência, sob a administração da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os alunos do IFCE foram selecionados mediante análise curricular e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, durante um ano, para participarem do projeto. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede fazendo uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas de ensino.
O aluno Benjamim Carvalho, do 4º semestre do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, iniciou as atividades da bolsa no dia 20 de agosto, na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú. Benjamim, mesmo que ainda esteja começando no projeto, já começa a entender a grandiosidade dessa nova experiência. “O Pibid vai enriquecer não só o meu currículo, mas também minha formação. Vou estar mais bem preparado para lidar com algumas situações dentro de sala de aula”, ressaltou.
Para o professor Eugênio Pacelli, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú, o qual encabeçou a seleção dos respectivos discentes para atuarem no Pibid, a bolsa produz vários efeitos positivos para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas. “Os alunos vão ter uma experiência importante, por meio da vivência prática do ensino cada vez mais cedo e sob supervisão sendo, assim, estimulados ainda mais a caminho da aprendizagem e da prática profissional”, ressaltou.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Campus de Acaraú do IFCE aprova projetos de Iniciação Científica

Professora Rafaela, na foto com aluno, tem feito intenso
trabalho de recuperação das áreas de mangue em Acaraú

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) conseguiu aprovar projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O resultado parcial foi divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFCE e os projetos serão financiados com verbas do CNPq e Funcap, órgãos de fomento de pesquisa do governo federal.
A professora Dra. Rafaela Camargo, da área de Biologia, teve aprovado o projeto “Produção de serapilheira e o papel do macrodetritívoros na sua degradação em bosques de mangue com diferentes níveis de perturbação antrópica”. O professor Nizomar de Souza Gonçalves, da área de Física, teve aprovado o projeto “Síntese de nanopartículas de ferritas de níquel e de cobalto pelo método sol-gel proteico e sua caracterização”. Já o professor Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos, da área de Química, conseguiu aprovar o projeto “Determinação de hidrocarbonetos policlínicos aromáticos em amostras de águas de produção petrolífera por micro-extração em fase sólida”.
O resultado divulgado pela Pró-Reitoria é parcial, sendo o resultado definitivo divulgado após possíveis reconsiderações cujos pedidos devem ser encaminhados a Pró-reitoria nos dias 28 e 29 de agosto de 2012.
Para acessar o resultado PARCIAL consulte o endereço: http://www.ifce.edu.br/editaisic2012

sábado, 25 de agosto de 2012

Matrículas do Sisu no IFCE de Acaraú serão realizadas na próxima quinta-feira (30)

A chamada é realizada de forma nominal

Os candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificado do MEC, que pleiteiam uma das 35 vagas do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertados pelo Campus de Acaraú do IFCE para o semestre 2012.2 devem ficar atentos. É que a chamada dos candidatos para matrícula será realizada na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, às 9h da manhã, no prédio da Instituição, localizada no bairro Monsenhor Edson Magalhães, vizinho ao fórum.  No ato da matrícula, o candidato deve estar munido das fotocópias e originais dos seguintes documentos: certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante atualizado de endereço, título de eleitor com comprovante da última votação, certificado de quitação do serviço militar (se do sexo masculino), histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio, além de duas fotos 3X4 recentes e iguais. Ao todo, 139 candidatos constam na lista de espera concorrendo a 27 vagas que ainda não foram preenchidas para o curso de Ciências Biológicas. O curso é gratuito e forma principalmente professores e pesquisadores.

Confira a relação de candidatos e a documentação,clicando aqui!

IFCE- CAMPUS DE ACARAÚ
Endereço: Av. Desembargador Armando de Sales Louzada, S/N
Bairro: Monsenhor Edson Magalhães - Acaraú-CE (vizinho ao fórum)
(88) 3661.1682

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO


         Esclarecemos que a aprovação do fim da paralisação, em assembleia dos docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que acarretará no possível retorno das atividades nestas Instituições, não está diretamente ligada a greve dos Institutos Federais (inclusive do campus de Acaraú do IFCE), que continuam, até o momento, com as aulas e atividades técnico-administrativas suspensas. Assembleia Geral Extraordinária deve acontecer nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, a partir das 14h30min, no campus de Fortaleza, onde serão feitos análise da conjuntura e encaminhamentos sobre a greve iniciada em junho. Tão logo a paralisação seja finalizada e haja o retorno das atividades, novo calendário letivo será elaborado com a finalidade de repor os dias parados. Contamos com a compreensão de todos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

'Temos muitas horas de aula e pouco estudo', diz reitor

Cláudio Ricardo, Reitor do IFCE

As escolas e universidades do Brasil são algumas das instituições de ambiente mais conservador do País, só têm aulas e não estimulam o aluno a estudar, a debater. Essa é a avaliação que faz o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cláudio Ricardo Gomes de Lima.  Em entrevista ao programa O POVO Quer Saber (exibido pela TV O Povo nesta semana), que discutiu os impactos das novas tecnologias na educação, o reitor defendeu que as escolas brasileiras convidem os alunos ao debate, à reflexão e à solução de problemas. “As escolas ainda são um ambiente conservador. Temos muitas horas de aula e pouco estudo”, disse. “Temos que trazer elementos de modernidade e quebrar tabus.” Esses elementos “modernos” a que o reitor do IFCE se refere são a valorização da criatividade, da inovação, da capacidade de aprender só e transmitir o aprendido à sociedade. “Visitei muitas instituições pelo mundo e isso é modernidade lá. É o que está em voga”, reforçou. Em complemento a essa ideia, Cláudio Lima destaca a falsa impressão de modernidade que trazem tablets e lousas digitais. “Algumas pessoas (instituições) têm usado o tablet como marketing, mas do que adianta um tablet se o aluno é um analfabeto funcional?”, indagou. O reitor observa ainda a necessidade de equilíbrio entre uma escola como ambiente de debate e uma que alie tecnologia a essa empreitada. “Eu dirijo uma instituição que sabe harmonizar isso. Apesar de ser focado na tecnologia, o IFCE oferece dança, natação. A escola é ambiente de formação e não só de informação.”  GreveCláudio Lima defende a reivindicação de melhores de salários a professores e servidores. “É uma reivindicação legítima.” Mas ele não acha que a greve seja a melhor forma de chamar a atenção do Governo. “É preciso que se olhe o impacto de uma paralisação. É realmente eficiente?”, indaga.  O reitor destaca, no entanto, que é professor e não acha que o governo tem tratado a profissão de forma estratégica para o desenvolvimento do País. Esse é um dos motivos, diz ele, para que não se coloque no mesmo bolo o reajuste aos servidores e o de todos os demais funcionários públicos federais.  

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Concurso premiará pela primeira vez professores de institutos federais


Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil promovem o 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, que levará vencedores ao Fórum Social Mundial de 2013. Professores de institutos federais e da rede pública de todo o Brasil podem se inscrever no 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, até o dia 5 de outubro. Seis serão premiados: um de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e um de cada região do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte)

Além disso, serão selecionados 64 finalistas, que irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, nos dias 9 e 10 de novembro, com todas as despesas pagas pelo concurso. Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu. Todos os professores que se inscreverem no concurso ganharão assinatura da Revista Fórum até fevereiro de 2013, o livro sobre Geração de Trabalho e Renda, e passarão a integrar a rede de educadores Aprender e Ensinar. Podem se inscrever professores da Educação Básica, vinculados à rede pública, institutos federais, escolas técnicas públicas e espaços não fomais de educação, como EJAs e ONGs.

Vencedores rumo à Tunísia

Os seis vencedores serão anunciados nos dias 9 e 10 de novembro, no final do evento em Brasília. Eles vão participar do Fórum Social Mundial de 2013 e lá divulgarão suas tecnologias premiadas, em um seminário organizado pela revista Forum e pela Fundação Banco do Brasil.

Esta é a terceira edição do concurso que busca reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação. O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao FSM de Belém (PA). Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011.

Nas duas primeiras edições do concurso, eram premiados cinco educadores de escolas públicas, um de cada região do País. Neste ano, foi criada a categoria para professores de institutos federais.

Tecnologia Social

As tecnologias sociais são soluções simples, de baixo custo, capazes de promover transformações sociais. Seu objetivo é justamente o desenvolvimento local. São iniciativas onde a comunidade é protagonista e que podem ser reaplicadas em qualquer lugar. Entre as premiadas nas edições anteriores estão a construção de um forno solar; uma horta de ervas medicinais feita por alunos, professores e comunidade; a criação de uma moeda verde para troca de materiais recicláveis; um programa de inclusão de crianças surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Qualquer dúvida envie e-mail para: contato@aprenderensinarts.com.br

Acompanhe a Rede Aprender e Ensinar no Twitter e no Facebook .

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mutirão de limpeza foi realizado na Ilha dos Coqueiros, em Acaraú


Resultado do trabalho do mutirão de limpeza
No último sábado, dia 11, foi realizado um mutirão de limpeza e conscientização ambiental na comunidade pesqueira da Ilha dos Coqueiros, na cidade de Acaraú, litoral Oeste. Na ocasião, foram coletados resíduos sólidos, que foram separados e destinados a uma empresa de reciclagem. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam) contou com o apoio dos alunos do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que fazem parte do Laboratório de Ecossistema de Manguezais (Ecomangue), dos Escoteiros de Acaraú, dos técnicos da Semam e da comunidade do local. A Ilha dos Coqueiros caracteriza-se por ter um ecossistema de manguezal, que apresenta uma grande variedade de fauna e flora que sofrem com o desmatamento e a sujeira. "É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico, daí a importância da sua preservação", explicou a professora Rafaela Maia, coordenadora do grupo Ecomangue, que também participou do mutirão de limpeza.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Divulgada relação de alunos de Ciências Biológicas selecionados para bolsas do Pibid

         O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou a relação de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas selecionados para trabalhar como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), bem como os nomes dos professores supervisores que atuarão no projeto.

         Confira os alunos selecionados:
COLOCAÇÂO
ALUNO
1
Erica Priscila Rocha Silveira
2
Marjorie Mayara Felix da Silva
3
Bruno Oliveira C. dos Santos
4
Francisco Robson C. de Oliveira
5
Brena Késia de Sousa Lima
6
Chayane Ramos C. dos Santos
7
Eliziário Reis dos Santos
8
Mayara Gomes dos Santos
9
Simone Freitas Santos
10
Aiko Reinaldo Shimabukuro
11
Gerlane Luziana de Maria
12
Osmalene Mayara de Souza
13
Caio Ricardo M. Felix de Melo
14
Erlane de Vasconcelos Cunha
15
Francisco Magno da Silveira S.
16
Lucas Vitoriano Ribeiro
17
Rayane Brena C. Nascimento
18
Cassiana Janile Andrade
19
Francisco Lucas F. dos Santos
20
Israel Jackson Muniz Costa
21
Marcia Brena Oliveira do Carmo
Eliminado (documentação incompleta)
 Sérgio Ruy Teixeira Mota































         Confira os professores selecionados para atuar como supervisores:


ESCOLA
PROFESSOR
Liceu de Acaraú
Renata Michele Martins Cruz e Sousa
Escola Vicente de Paula
Ana Carla Carneiro
Liceu de Itarema
Jardel Ribeiro Batalha

sábado, 11 de agosto de 2012

Missa de sétimo dia


         Informamos que a missa de sétimo dia do pai do professor Eugênio Pacelli, do campus de Acaraú, o Sr. Eugênio Pacelli, será realizada no próximo dia 14 de agosto, na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, ao lado do cemitério São João Batista, em Fortaleza, às 19h30min.
           A família agradece aos que comparecerem a este ato de solidariedade e fé cristã.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Divulgada a relação de alunos de Física selecionados para o Pibid


         O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou a relação dos alunos selecionados para bolsas do Programa Institucional de Iniciação a Docência.

         Confira a relação dos alunos selecionados:


  1. Artur Muniz Fonteles
  2. Benjamim de Carvalho Rodrigues
  3. Daniel Eder Ribeiro da Silva
  4. Eliabe de Almeida Araújo
  5. Ejakson Jose de Sousa Vasconcelos
  6. Erivando Alves dos Santos
  7. Francisco Tiago Souza do Nascimento
  8. Francisco Marciano Rufino
  9. Gerson Rodrigues de Freitas
  10. Helaine Cristina Nascimento dos Santos
  11. Ivandson Bandeira de Araújo
  12. José Gerson Cordeiro
  13. José Guido Vasconcelos Neto
  14. José Luiz de Souza Junior
  15. Leylanne Dayse Oliveira
  16. Lucas Mateus dos Santos
  17. Manoel Felipe Sousa
  18. Virgínia Elaine Vasconcelos do Nascimento
Confira a lista no site do IFCE:

Suspensa matrícula da lista de espera do Sisu


O campus de Acaraú do IFCE informa que está temporariamente suspenso o processo de matrícula dos candidatos da lista de espera do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) no curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. O motivo é a greve dos servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição. Após o fim da paralisação, as matrículas serão retomadas, após divulgação das novas datas no site do IFCE e nas redes sociais. Das 35 vagas ofertadas pela sede do IFCE em Acaraú para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oito candidatos já efetivaram suas matrículas, restando 27 vagas a serem preenchidas por meio da lista de espera.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Campus de Acaraú inscreve para bolsas de Iniciação a Docência até sexta

         Seguem até a próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, as inscrições para bolsas de Iniciação a Docência para alunos dos cursos de Física e Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 mensais durante um ano para participarem do projeto. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Programa faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. Entre os pré-requisitos estão o de o aluno ter disponibilidade de 20 horas semanais, não ser concludente e não ter nenhum vínculo empregatício. As inscrições estão sendo realizadas na recepção do campus de Acaraú, onde deve ser entregue ficha disponível no edital e a documentação exigida. Dúvidas podem ser esclarecidas com os responsáveis técnicos dos cursos de Física, professor Henrique Camelo (e-mail: henriquecamelo@ifce.edu.br), e de Ciências Biológicas, professor Eugênio Pacelli (eugeniopacelli@ifce.edu.br) ou pelo telefone (88)3661.1682.


Acesse o edital de seleção do PIBID 2012 - Ciências Biológicas, clicando aqui!


Acesse o edital de seleção do PIBID 2012 - Física, clicando aqui!