sábado, 4 de setembro de 2010

Campus de Acaraú reuniu representantes de Núcleos de Pesquisa


O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, de 30 de agosto a 02 de setembro, juntamente com a Coordenadoria de Aquicultura e Pesca, Portos e Navegação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) o II Encontro de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura do Núcleo Nordeste III e o I Encontro Regional de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura dos Núcleos Nordeste. Os coordenadores dos Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar do Nordeste compartilharam as experiências e perspectivas de ações de cada Núcleo. O evento contou com palestras, mesas-redondas e visitas técnicas.
Na oportunidade, foi elaborado um documento com sugestões regimentais e de ações que será apresentado em Encontro Nacional para os Núcleos Norte, Sul, Centro Oeste e Sudeste para elaboração de um documento nacional para posterior apresentação e aprovação pelo MEC. O encontro nacional ocorrerá, de 06 a 10 de dezembro no campus do IFPB em Cabedelo, na Paraíba.
Os palestrantes realizaram visitas técnicas à usina eólica da empresa Impsa Wind, acompanhados pelo gerente Cid Moura e o coordenador técnico Marcelo Dalara, onde visitaram as instalações da empresa, visualizaram maquinários e onde tiveram explicação de funcionamento. Também foi visitada a fazenda Aquacrusta Marinha, que cultiva e comercializa camarões orgânicos. Na ocasião, foi apresentado um vídeo institucional e tiradas dúvidas sobre o processo de larvicultura, engorda e despesca realizadas pela empresa por meio dos esclarecimentos do gerente financeiro Marcio Rodrigues.
Na CREDE, em Acaraú, também foram lavradas atas de desmembramento dos Núcleos Nordeste 01 (IFSE/Campus Valença e IF-Sertão Pernambucano), Nordeste 02 (IFPB/ campus Cabedelo, IFPE e IFAL), Nordeste 03 (IFRN/ campus Macau e IFCE/ campus Acaraú) e Nordeste 04 (IFMA e IFPI). Com isso, cada Núcleo pretende ter mais autonomia e focar em cada realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário