terça-feira, 30 de abril de 2013

Sustentabilidade da pesca é abordada em Acaraú


O campus de Acaraú do IFCE promoveu a I Semana da Pesca, no período de 17 a 19 de abril, no prédio da unidade, tendo como tema “Ecomar: a sustentabilidade da pesca na região do extremo oeste do Ceará”. Na programação: mesas-redondas, palestras, elaboração de documento com demandas regionais da pesca e festival gastronômico. Participaram do evento, empresários da área de pesca, Capitania dos Portos, Colônias de Pescadores, Marinha do Brasil, gestores municipais e lideranças comunitárias.   




Leia a notícia na íntegra, clicando aqui!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mostra cultural no campus de Acaraú


O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará promoveu sua I Mostra Cultural de Língua Estrangeira, nos dias 2 e 3 de abril, no prédio da unidade. O evento, organizado por alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Línguas Estrangeiras, por discentes do curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar e pelos professores da unidade, apresentou aos visitantes um pouco do universo das culturas dos países de língua espanhola e inglesa.
 Os que compareceram à mostra puderam conferir exposição de fotos que abordaram aspectos como cinema, teatro e gastronomia de países como México, Espanha e Inglaterra, entre outros.  

                                                                  Leia a notícia na íntegra, clicando aqui!

Graduandos visitam escola indígena


Alunos dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas do campus de Acaraú participaram de uma atividade didática, no dia 5 de abril, na Escola Diferenciada de Ensino Fundamental Maria Venâncio, unidade educacional indígena de Almofala, localidade situada no município de Itarema, no litoral oeste do Estado do Ceará.
 Os alunos foram recepcionados pelo Cacique Tremembé João Venâncio, que abordou o currículo escolar da escola indígena, seus métodos de ensino, aplicação de provas, entre outros aspectos. 


Leia a notícia na íntegra, clicando aqui!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

IFCE divulga aditivo a edital de admissão de transferidos e graduados

O campus de Acaraú do IFCE publicou aditivo ao edital Nº 02/2013/DG, de admissão de transferidos e graduados. Por meio do documento, abriu-se aos cursos técnicos em Pesca, Aquicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar a oportunidade de ingresso àqueles que estão cursando ou concluíram cursos neste nível em outras Instituições de Ensino. São ofertadas 30 vagas para transferidos e 20 vagas para graduados. Maiores informações pelo telefone 3661.4103. O aditivo ao edital está disponível no portal do IFCE.

Doação de sangue poderá ser realizada em Acaraú

O campus de Acaraú do IFCE será ponto de coleta de sangue para estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. As doações poderão ser realizadas, no dia 8 de maio, no período da manhã. Para ser doador é necessário estar saudável, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 67 anos, sendo que aos que tiverem 16 e 17 anos só doam com o consentimento dos pais ou responsáveis, ter mais de 50 kg, estar bem alimentado e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Maiores informações no site www.hemoce.ce.gov.br ou pelo disque sangue: 0800-286.2296.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Cursos a distância são ofertados em Acaraú pela UAB

Cursos a distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Acaraú: 

- Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica - EPCT 
- Licenciatura em Matemática 
- Hotelaria 

Inscrições: 22 de abril a 13 de maio

Taxa de inscrição: R$ 20,00
Edital/Inscrições: http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=2000

Obs.: A entrega do comprovante de pagamento (GRU) ou do comprovante para isenção deve ser realizada no polo para o qual o candidato fez inscrição. As provas acontecem no município do polo escolhido.

Polo em Acaraú - CVT
Av. José Gifone da Slveira. Nº: 1000. Rodagem
Fones: (88) 3661-1081/ 3661.1171/ 9713.1594

Cursos a distância; há vagas para Acaraú

A Pró-reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFCE, campus Juazeiro do Norte, abriu inscrições para o vestibular UAB de 2013, a fim de selecionar candidatos para cursos a distância de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Hotelaria e Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Há vagas para Acaraú. 

Leia a notícia completa clicando aqui!

DEaD seleciona tutores para especialização

A Pró-reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFCE, torna públicas as normas gerais para o processo de seleção de candidatos a tutores a distância a fim de compor a equipe do Curso de Especialização em Turismo e Hospitalidade, bem como para eventual cadastro de reserva.  






Leia a notícia completa clicando aqui!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Alunos de Física têm experiência docente

Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do governo federal, 18 estudantes do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú estão tendo sua primeira experiência docente. As atividades são diversas, desde observação de aulas, experimentação de kits didáticos a contato com o dinamismo escolar. “A ideia é que os alunos bolsistas aprendam como ser um professor”, destacou o Coordenador do Pibid/Física no campus de Acaraú, professor Henrique Camelo.
Os bolsistas são selecionados mediante edital interno, segundo alguns critérios, como: ter cursado determinadas disciplinas, não ter havido reprovação e dispor de tempo para as atividades. Os selecionados realizam 20 horas de atividades semanais nas unidades de ensino.  

Leia a notícia completa, clicando aqui!

Acaraú visita Secretaria de Turismo de Jijoca



Divulgar as ações do campus de Acaraú do IFCE no segmento do Turismo, apresentando a proposta educacional da Instituição: esse foi o objetivo da visita realizada à Secretaria de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, no dia 26 de março, pelas professoras do campus, Elisângela Sousa e Rosaline Oliveira, respectivamente das áreas de Gastronomia e Turismo
Na ocasião, as docentes apresentaram ao Secretário Manoel Carlos Ferreira e assessores a proposta do curso Técnico Subsequente em Serviços de Restaurante e Bar, bem como dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltados ao setor, ofertados pela Instituição.  

Acesse a notícia completa, clicando aqui!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Campus aplica exame de seleção no domingo (7)


O campus de Acaraú do IFCE aplicará, no próximo domingo (7) o exame de seleção de 2013.1, que selecionará candidatos para os cursos técnicos de Nível Médio nas habilitações de Aquicultura, Construção Naval, Pesca e Serviços de Restaurante e Bar. O exame será aplicado das 9h às 13h, no prédio do campus. A comissão organizadora orienta que os candidatos cheguem com pelo menos trinta minutos de antecedência, portando documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tintas azul ou preta. 

Leia a notícia na íntegra, clicando aqui.

Campus de Acaraú recebe doação de embarcação


O campus de Acaraú recebeu no mês de fevereiro a doação de uma jangada pelo arquiteto e designer da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), Edson Fogaça, que desenvolve o Projeto Embarcações do Brasil, que propõe a elaboração de documentários e livros que abordam a construção de embarcações. A jangada doada ao IFCE foi feita de raízes, pelo pescador cearense Edilson Miguel da Silva, na Praia da Barrinha de Baixo, em Acaraú, no ano passado. A técnica utilizada é mostrada em documentário e em livro intitulados “A Jangada de raiz”, cujos exemplares foram igualmente doados ao campus.

Conforme o professor Maurício Oliveira, do curso Técnico em Construção Naval do campus de Acaraú, a jangada, que passa a fazer parte da ornamentação do campus, apresenta um grande valor histórico, enquanto patrimônio cultural, adotando uma técnica tradicional. “Esse é um barco que guarda na sua técnica de construção características que poderiam ser utilizadas há 200 anos. Não utiliza nenhum prego ou ferramenta elétrica para a sua construção”, declarou o docente. 

Confira a notícia completa, clicando aqui.

Alunos de Acaraú visitam Lions Clube


Os alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Qualificação em Elaboração e Captação de Recursos para Projetos Sociais”, do campus de Acaraú, participaram de uma visita técnica à sede do Lions Clube no Município, uma das maiores organizações internacionais de clubes de serviço no mundo, voltada para serviços humanitários. A visita, realizada no dia 15 de março, oportunizou aos cursistas conferirem os principais projetos da entidade.

Para o professor Márcio Bezerra, que ministra o curso FIC do campus de Acaraú, a visita revestiu-se de uma importância fundamental na formação dos cursistas, uma vez que “além de termos uma aplicação prática do curso, a visita levou-lhes a tomar contato com os membros e associados do Lions Clube de Acaraú, percebendo um pouco do cotidiano da entidade e da história do município, além das conquistas que o clube obteve durante sua historia na cidade”, destacou. 

Confira a notícia completa, clicando aqui.

Alunos viajam a Congresso de Zoologia

Quinze alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú participaram do XVIII Encontro de Zoologia do Nordeste, ocorrido entre os dias 01 e 05 de março, no hotel Maceió Atlantic Suítes, na cidade de Maceió (AL).  Realizado a cada dois anos em uma cidade do Nordeste pela Sociedade Nordestina de Zoologia, o evento tem por objetivo estimular o debate e a produção científica na área. 
No Congresso, alunos e professores do campus apresentaram vários painéis, que entre outros temas, abordaram: a estrutura vegetal dos manguezais, a influência das ostras no mangue, distribuição espacial de crustáceos nesse ecossistema, a percepção ambiental de comunidades pesqueiras, influência dos currais de pesca na fauna do mangue. Todas as pesquisas enfocaram a realidade regional e local de Acaraú.  

Confira a notícia completa, clicando aqui

Aulas de inglês iniciam dia 11


As atividades da primeira turma de 30 alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Inglês – Conversação em Nível Básico”, ofertado gratuitamente pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará, iniciarão na próxima quinta-feira (11).  As aulas ocorrerão às quintas e sextas-feiras, das 15h às 18h, no prédio do campus. Ao final da formação, que transcorrerá em uma carga-horária de 160 horas/aula, os concludentes receberão um certificado de extensão emitido pelo IFCE. A seleção dos alunos aconteceu por meio de uma prova escrita de português aplicada no dia 21 de março. 

Leia a notícia completa, clicando aqui.