quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Campus Acaraú matriculará veteranos em janeiro

         Os cerca de 400 alunos veteranos dos cursos técnicos e superiores doCampus Acaraú do IFCE deverão matricular-se para o semestre 2012.2 por meio do sistema Q-Acadêmico, software responsável pelo controle acadêmico, disponível no portal da Instituição. As matrículas serão realizadas no período de 7 a 18 de janeiro de 2013, quando o sistema estará disponível para matrícula, obrigatória para todos os discentes veteranos.
Os alunos dos cursos técnicos deverão renovar e confirmar as matrículas; os estudantes dos cursos superiores, por sua vez, além de renovar as matrículas, poderão escolher as disciplinas a cursar, devendo levar em consideração o mínimo de 12 créditos a serem cursados no semestre.


         Leia esta notícia completa, clicando aqui!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Campus Acaraú do IFCE divulga selecionados para cursos

Campus Acaraú do IFCE divulgou a relação de candidatos selecionados para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Recepcionista de Eventos e Básico de Língua e Cultura Espanhola. Até sexta-feira (21), ocampus divulgará a lista de candidatos selecionados para o curso deCapacitação em Projetos Sociais. As matrículas dos selecionados serão realizadas entre os dias 9 e 11 de janeiro de 2013, no prédio do campus, das 9h às 11h e das 15h às 17h. 
No ato da matrícula, o candidato deverá portar cópia e original dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência (até três últimos meses) e título de eleitor, além de 01 foto 3X4.  


Leia a notícia completa, clicando aqui!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Campus do IFCE em Acaraú oferta capacitação em matemática

Edição anterior do PAPMEM em Acaraú

        Videoconferências com matemáticos de renome nacional, como Elon Lages, Eduardo Wagner, Paulo Cezar Carvalho e Luciano Castro, além da resolução de exercícios e um rico momento para reflexão da metodologia de ensino da ciência matemática. Essas são atividades do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), ofertado pelo Campus do IFCE no município de Acaraú em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Organização Social que tem por objetivo o aperfeiçoamento do ensino em matemática.
         O público-alvo da capacitação gratuita é professores e estudantes de licenciatura de matemática e áreas afins. As inscrições gratuitas estão sendo realizadas, no site do programa, desde o dia 7 de dezembro e seguem até 11 de janeiro. Dúvidas: (88)3661.1682. 


          Leia a notícia completa, clicando aqui!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Campus Acaraú abrirá inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional


         O IFCE-Campus Acaraú abrirá inscrições neste mês para cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), de qualificação profissional. Serão ofertados cursos de Recepcionista de Eventos, Língua e Cultura Espanhola e Capacitação em Projetos Sociais. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no prédio do campus, situado no bairro Monsenhor Edson Magalhães (vizinho ao fórum). Os candidatos poderão inscrever-se no período de 12 a 14 de dezembro, das 9h às 11h e das 15h às 17h. No ato da inscrição, deve-se apresentar um documento oficial com foto. A relação dos cursistas será divulgada no dia 19 de dezembro. Em breve, será divulgado edital para área de inglês. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682

Gestor do Campus Acaraú recebe troféu Mérito da Costa Negra

Diretor recebendo troféu na solenidade de abertura do festival
       O diretor-geral do campus de Acaraú, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, foi homenageado com o troféu Mérito da Costa Negra, juntamente com outras autoridades, na solenidade de abertura do IV Festival Internacional do Camarão, na fazenda Cacimbas, em Acaraú, no dia 29 de novembro. O gestor foi agraciado pela sua colaboração ao desenvolvimento da carcinicultura na categoria Científica, Tecnológica e Ensino. O diretor recebeu o troféu das mãos de Newman Costa, Coordenadora Nacional da Carteira de Projetos de Aquicultura e Pesca do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
  Para o gestor, o recebimento do troféu compõe-se em um momento “de congraçamento e consolidação da proposta de desenvolvimento proporcionado pelo projeto pedagógico do ensino profissional e tecnológico pela Rede Federal, particularmente com a implantação do Campus Acaraú”, ressaltou.
  Além do diretor-geral do Campus Acaraú, foram homenageados nesta quarta edição do festival as seguintes personalidades: Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, Ministro da Agricultura; Marcelo Crivella, Ministro da Pesca e Aquicultura; Senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura; Cristiano Maia, presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão.

Campus Acaraú participou de programação técnico-científica de Encontro de Carcinicultura

Exposição do professor Márcio Bezerra, do IFCE.
          O IFCE-Campus Acaraú fez-se representar no IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, na fazenda Cacimbas, nos dias 27 e 28 de novembro. Além de ter atuado na organização da programação técnico-científica, docentes da Instituição participaram dos debates, prestigiados pelos alunos da Instituição. O professor Márcio Bezerra, da área de Agronegócio e Recursos Pesqueiros e Aquícolas, participou, no dia 28, de mesa redonda com o tema "Nova legislação ambiental e seus impactos na carcinicultura".
  Em sua exposição, Márcio Bezerra explanou os diversos impactos que passou a ter a atividade da carcinicultura com a Lei Nº 12.727, de 17 de outubro de 2012, que alterou o projeto do novo Código Florestal, previsto na Lei 12.651 de 25 de maio de 2012, além de ter destacado os vetos do Executivo e aplicabilidades práticas.
  A Lei Nº 12.727, em seu  artigo 11 prevê que os apicuns (terrenos formados por sedimentos arenosos margeando as áreas do ecossistema manguezal) e salgados (região onde se verifica a saída do rio para o mar) podem ser utilizados em atividades de carcinicultura e salinas, desde que observados alguns requisitos, como a salvaguarda da absoluta integridade dos manguezais arbustivos e dos processos ecológicos essenciais a eles associados e o licenciamento da atividade e das instalações pelo órgão ambiental responsável. 
     Para Márcio Bezerra, que fez uma análise geral da legislação e apresentou estudos de caso, com foco na região da Costa Negra, tendo feito um resgate histórico da atividade, a carcinicultura pode ser uma atividade sustentável, desde que obedecidos alguns critérios básicos pelos produtores, atentos à legislação, através de formas mais ecológicas de cultivo do camarão.
  A mesa redonda contou com exposição também do professor Márcio Vaz, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que discorreu sobre conceitos e princípios de aplicação da legislação ambiental. A mesa foi coordenada por Cândido Antônio Neto do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). 

Estande apresenta projetos do Campus Acaraú em Festival Internacional do Camarão

 Livino Sales observa os protótipos de embarcações
     Entre os destaques do estande do IFCE-Campus Acaraú na fazenda Cacimbas, no IV Festival do Camarão, em Acaraú, havia a exposição de protótipos de embarcação confeccionados em laboratório pelos alunos do curso Técnico em Construção Naval. O empresário Livino Sales, mentor do evento, conferiu o trabalho dos estudantes. Os alunos trocaram experiência com docentes de outras instituições de ensino e apresentaram as técnicas, materiais utilizados e plantas a alunos de escolas públicas e visitantes que compareceram a fazenda para as oficinas e mesas redondas previstos na programação técnico-científica do Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. Os alunos dos cursos da Instituição explanavam o serviço que o IFCE presta a Acaraú e região, com foco na sua vocação marítimo-portuária.
        No estande, o visitante também podia conferir peixes beijupirá, de projeto de mesmo nome, que propõe a reprodução assistida em cativeiro, e conta com a participação, entre outros pesquisadores, do professor Toivi Masih, da área de Aquicultura do Campus Acaraú. Além disso, alunos do Campus Avançado de Baturité do IFCE apresentaram seus projetos na área gastronômica, além de terem protagonizado oficinas no restaurante Taverna do Paulo. 
           Entre os visitantes, compareceram ao estande alunos e docentes de outras unidades da Instituição, como a de Limoeiro do Norte. Servidores e alunos do IFCE-Campus Acaraú trabalharam no espaço, tendo contado com o apoio logístico da direção geral e da Coordenação de Extensão e Relações Empresariais da Instituição, que atuaram para a consolidação pela terceira vez na presença do campus na quarta edição do festival.