quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunos de Acaraú realizam visita a Projeto TAMAR

Aproximadamente 20 alunos do segundo semestre do curso Técnico em Pesca realizaram uma visita técnica ao dia 18/05 com os alunos do segundo semestre de pesca na base do projeto TAMAR, em Almofala, distrito de Itarema/CE. O Tamar é um Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas - Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente.
A visita faz parte da atividade de Biologia Aquática e Pesqueira da Professora Rafaela Camargo Maia, do campus Acaraú. Os alunos ainda foram acompanhados pelos técnicos em laboratório Tárcio Gomes e Alex Castro e o Prof. Eugênio Pacelli. Conforme a docente, a região do Baixo Acaraú se destaca por ser uma importante área de alimentação e corredor migratório para as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.
A docente explica que a atividade é importante à formação dos alunos, uma vez que “tomam contato com a fauna silvestre ameaçada de extinção, principalmente tartarugas marinhas, que são constantemente capturadas incidentalmente pelas diferentes artes de pesca”.
Na ocasião, as biólogas do projeto mostraram um pouco do trabalho realizado junto aos pescadores da região, para minimizar esse problema.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Professor do campus do IFCE em Acaraú viaja a Europa

     O Professor João Vicente Mendes Santana, da área de Pesca do campus do IFCE em Acaraú viajou neste mês a França, onde visitou o Liceu Profissional Marítimo de Le Guilvinec. O objetivo da viagem foi trocar experiência com os docentes da área na unidade de ensino francesa.

     A visita do docente de Acaraú foi publicada pelo jornal francês "Le Gilvinec", na sua edição de 18 de maio. Na publicação, Prof. João Vicente elogiou o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, com a criação da Secretaria Especial de Pesca, do Governo Federal, em 2003.
     
    A partir dessa data, o Governo Federal investiu, conforme o docente, bastante na área da Pesca, área importante para uma grande parcela da população que vive da pesca no Brasil.  Técnicas de Construção Naval, valorização dos produtos da pesca, desenvolvimento da Aquicultura são experiências levadas pelo docente de Acaraú aos rincões da Europa, no Liceu Marítimo de Le Guilvinec, conforme relata a reportagem. O Prof. João Vicente esteve com os docentes e pesquisadores Marcos Zamperlini, Bruno Gloaguen e Stéphane Pochic, que aparecem com o docente na reportagem.

Pró-Reitoria de Extensão do IFCE realiza palestra em Acaraú

     Com o objetivo de apresentar as ações de extensão do Instituto Federal do Ceará à comunidade acadêmica do campus Acaraú, o Pró-Reitor de Extensão do IFCE, Gutemberg Albuquerque, a Coordenadora de Assuntos Estudantis, Julieta Landim, e o Diretor de Extensão, Valdeci de Lima estiveram na sede no dia 25 de maio. Como um dos principais objetivos da Pró-Reitoria está a de promover e fortalecer a interação entre a Instituição, as empresas e a comunidade, atendendo às demandas da sociedade e contribuindo para o aprimoramento das atividades de ensino e pesquisa.
     A Comissão apresentou aos docentes do campus as políticas de extensão da instituição, os objetivos estratégicos, as atribuições de cada setor, as ações e projetos desenvolvidos por cada eixo integrante da Pró-Reitoria: empresarial-tecnológico, social, internacional e de assuntos estudantis.
     O diretor-geral do campus do IFCE em Acaraú, Prof. Amilton Nogueira, defende que a visita da Pró-Reitoria para explanação de suas ações é de suma importância ao sucesso das atividades da sede de Acaraú, uma vez que “integra os três segmentos da casa: docentes, técnicos administrativos e alunos, além de dar transparência sobre as ações da Extensão e da Assistência ao Estudante”.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Candidatos do processo seletivo devem entregar comprovantes no campus de Acaraú


O campus do IFCE em Acaraú orienta aos candidatos que se inscreverem no exame de seleção aos cursos técnicos referente ao semestre 2011.2, que devem inscrever-se no site www.ifce.edu.br, imprimir protocolo de inscrição e Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar em qualquer agência do Banco do Brasil (caso não isento). O protocolo e o comprovante de pagamento devem ser entregues  até o próximo dia 26 de maio na sede do campus, situado  vizinho ao Fórum do Município. Os candidatos isentos da taxa devem inscrever-se igualmente no site, imprimir protocolo de inscrição e deixar na sede do campus. A não entrega da documentação no campus indefere o candidato que não poderá realizar a prova de conhecimentos gerais e redação que será realizada no dia 19 de junho. No dia 27 de maio, será divulgada a relação dos candidatos com as inscrições deferidas (sem nenhum problema) no site www.ifce.edu.br e na sede do campus. No período de 30 de maio a 10 de junho, os candidatos com alguma pendência poderão fazer os ajustes para regularizar sua inscrição. O campus de Acaraú do IFCE está ofertando 35 vagas por curso para os cursos técnicos em Pesca, Aquicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar. Este, apresenta duração de um ano e meio, e todos os outros, de dois anos. Os cursos são públicos e gratuitos. As inscrições encerram-se no site do IFCE hoje (20/05).

Inscrições para o Enem abrem na próxima segunda


O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Acaraú, informa que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2011, estarão abertas no período de 23 de maio a 10 de junho. Os candidatos que estejam cursando o 3º Ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio podem inscrever-se, por meio do site www.inep.gov.br/enem. O Enem é utilizado como critério de ingresso em várias instituições de ensino, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Em Acaraú, O IFCE oferta, por meio do Sisu, cursos superiores de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas. Os cursos transcorrem em quatro anos e são públicos e gratuitos. A taxa de inscrição do Enem custa R$ 35,00 e a prova de Conhecimentos Gerais e Redação acontecem em dois dias: 22 e 23 de outubro.

domingo, 15 de maio de 2011

Grupo de artesanato do campus necessita de doações de garrafas PET

    O grupo de artesanato do campus do IFCE em Acaraú está precisando da doação de garrafas pet de 2 litros para confecção de pufs (assento) para que os alunos das oficinas possam sentar. Devem ser confeccionados sete pufs. Cada um dispende em média de seis garrafas. O grupo confecciona artesanato com resíduos de pescado e sucata marinha. As oficinas acontecem em uma sala da própria sede do IFCE, vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú. As atividades iniciaram no dia 1º de maio. As doações das garrafas Pet podem ser entregues à Professora Soniamar Saraiva, Coordenadora do Projeto, ou a Rosenete, Técnica de Laboratório. Quem quiser e puder ajudar, o telefone do Campus de Acaraú é (88)3661.1682 e o e-mail da coordenadora é cefetpesca@gmail.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Abertas inscrições para exame de seleção dos cursos técnicos

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Município de Acaraú está com inscrições abertas até o dia 20 de maio, para exame de seleção aos cursos técnicos. Para o turno da manhã, são ofertadas vagas para os cursos de Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar; já para o turno da noite, há vagas para os cursos de Pesca e Construção Naval. São ofertadas 35 vagas por curso. Para inscrever-se os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio. As inscrições devem ser realizadas pela internet, por meio do site www.ifce.edu.br. A taxa de inscrição é R$ 40,00 da Guia de Recolhimento da União (GRU) que deve ser impressa após inscrição no site e paga em qualquer agência do Banco do Brasil. Protocolo de inscrição e comprovante de pagamento da taxa deve ser entregue na sede do campus, situada na avenida Des. Armando de Sales Louzada, s/n, bairro Mons. Edson Magalhães, vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú. Edital e inscrições pelo site www.ifce.edu.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682. Os cursos são públicos e gratuitos. A duração dos cursos varia de 1 ano e meio a dois anos.

Câmara aprova equiparação salarial entre tecnólogos e formados em cursos de

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (3) a garantia de que
tecnólogos de Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária tenham o mesmo piso salarial dos profissionais diplomados em curso superior tradicional nessas cinco áreas. Como a proposta tramita em caráter conclusivo, ela será analisada agora pelo Senado, a não ser que haja recurso para votação do texto no plenário da Câmara.

O relator, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), defendeu a aprovação do substitutivo aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao Projeto de Lei 2827/08, do deputado Vicentinho (PT-SP). A proposta inclui os Tecnólogos na Lei 4.950/66, que regula a remuneração de profissionais diplomados em graduação tradicional nas cinco áreas.
Portal Confea, com informações da Agência Câmara de Notícias.

Projeto Formação de Novos Empreendedores

O Projeto Formação de Novos Empreendedores é um Projeto financiado pelo Banco do Nordeste com o apoio da Incubadora de Empresas do IFCE e do Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica - CPQT. As inscrições acontecerão até dia 13 de maio de 2011.

O Projeto capacitará gratuitamente os alunos do IFCE para montarem planos de negócios com a ajuda de especialistas. O objetivo final do Projeto é proporcionar aos inscritos a oportunidade de montar seu próprio negócio.

As aulas acontecerão aos sábados, quinzenalmente, no IFCE - Campus Benfica. A carga horária é de 330h/a e contará como carga horária Extra Curricular para o aluno e como Orientação Técnica para o professor orientador. Sendo entregue certificado ao final do Projeto.

Para se inscrever basta seguir os passos seguintes:

1º - Escolha um colega para ser seu sócio e um professor orientador (o professor deve ser do IFCE e não necessariamente do seu curso).

2º - Descreva uma idéia inovadora de um novo produto de base tecnológica;

3º - Preencher as informações solicitadas no folder no próprio corpo do e-mail e enviá-las para empreendedores@ifce.edu.br

Maiores informações:  (85)33073690/ (85)33073748
Twitter: @projeto_ne
Facebook e Orkut: Projeto Formação de Novos Empreendedores
E-mail: empreendedores@ifce.edu.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alunos de Acaraú realizam visita a igreja de Almofala

      No dia 20 de abril, cerca de 33 alunos do curso Técnico em Serviço de Restaurante e Bar do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Município de Acaraú realizaram uma visita técnica à igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Almofala, distrito de Itarema. A atividade fez parte da disciplina de Introdução ao Turismo e Patrimônio Histórico e Cultural Local, ministrada pela professora do campus, Amaurícia Lopes. A professora Socorro Abreu, da área de Português da sede, também acompanhou o grupo.
      O objetivo da visita foi oportunizar que os alunos analisassem a relevância da conservação do patrimônio visitado da localidade, atestando na prática a sua importância para a região. “A igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala é um patrimônio histórico tombado pelo IPHAN –Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além disso,  conforme relatos históricos, há uma relevância na história local, devido ao fato do templo ter ficado por muitos anos aterrado por dunas móveis”, declarou a professora Amauricia Lopes.
      Na oportunidade, os alunos fotografaram o ambiente e analisaram a igreja e sua história para elaboração de um relatório da disciplina. Foi muito positiva a receptividade dos alunos, uma vez que ficaram impressionados com a história do soterramento da igreja, chegando a questionar se isso seria possível.

Reutilização da água em piscicultura é tema de palestra em Acaraú

      Cerca de 40 alunos do curso técnico em Aquicultura do campus do IFCE em Acaraú assistiram, na sede, no último dia 02, a palestra cujo tema foi "Avaliação da sustentabilidade ambiental do reúso da água na piscicultura". A palestra foi ministrada pos Emanuel Soares dos Santos (Foto), engenheiro de pesca, doutorando em Engenharia Civil, na área de Saneamento Ambiental. A atividade fez parte da disciplina do professor Toivi Masih Neto, da área de Aquicultura do campus.
      Na oportunidade, Emanuel abordou a importância da reutilização da água para a preservação ambiental na atividade produtiva da Pesca e da Aquicultura. O palestrante faz parte de um projeto, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Cagece, que cultiva tilápias com água tratada do sistema de esgoto. "Atitudes como essa, de reutilização da água que seria descartada para uma finalidade produtiva geram uma conscientização ambiental muito grande, além do que aumentam os recursos hídricos e a diminuição da degradação da água", defendeu Emanuel Soares.
      Os alunos tomaram contato com mais uma tecnologia desenvolvida que acarreta a sustentabilidade na sua fututa atuação profissional. "Com alternativas como essa, do desenvolvimento de novas tecnologias, não presas a formas tradicionais, o técnico em pesca e em aquicultura da atualidade não precisa atuar de forma equivocada, mas atuar de forma sustentável", afirmou Emanuel Soares.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Campus de Acaraú recebe inscrições para graduados e transferidos

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Município de Acaraú está recebendo inscrições até o próximo dia 30 de junho para graduados e transferidos de outras instituições para os cursos superiores de Licenciatura em Física (06 vagas) e em Ciências Biológicas (01). O objeivo é a complementação das vagas que não foram preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada  (Sisu) do Ministério da Educação.
Para graduados é exigida as cópias autenticadas dos seguintes documentos: diploma de graduação, histórico escolar e documento de identidade. Para os transferidos, devem ser entregues as cópias do histórico escolar, da matriz curricular do curso, programas das disciplinas cursadas, autenticadas pela instituição de origem (à exceção do aluno do IFCE), declaração de aluno regularmente matriculado na instituição de origem e cópia autenticada do documento de identidade.
A matrículs dos graduados e transferidos ocorrerá no dia 18 de julho, de 8h as 11h e das 14h as 17h. As vagas não preenchidas serão feitas em 19 de julho, de 8h as 12h, no prédio do campus, situado na avenida Desembargador Armando de Sales Louzada, s/n - bairro Monsenhor José Edson Magalhães, próximo ao Fórum Judiciário de Acaraú.
No site do IFCE, http://www.ifce.edu.br/, bem como no próprio campus, o candidato pode encontrar o edital e conferir todas as normas e condições para participação, bem como documentos e prazos.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682.